Jornal Nacional Semanário – 09 de Junho de 2007
Na mesma oportunidade Xanana garantiu que, se o povo depositar confiança no CNRT para governar o País, será feita uma mudança do Governo “Marotok”, que mistura os interesses do partido com os interesses do Estado, e serão restabelecidas as estruturas destruídas. Estabelecerá um Governo Central, eficiente, e colocará líderes com capacidade no Governo. Vai dividir o poder local e estabelecer parlamentos regionais envolvendo a juventude. Vai também reformar as leis de investimento.
“Caso o povo deposite a sua confiança no Partido CNRT, este vai estabelecer um Governo eficiente em menor escala. Não continuará com um Governo “Marotok”, que mistura os interesses do Partido com os do Estado,” afirma Xanana, com aplausos dos militantes e simpatizantes.
Acrescenta ainda que o Governo e o Parlamento da Fretilin em vez de elaborarem uma Lei para atribuírem uma pensão aos veteranos, elaboraram uma Lei para atribuírem uma pensão para os próprios, que, depois de saírem do Governo, continuarão a receber mensalmente o dinheiro do povo, esquecendo os que lutaram e sofreram e deixando-os morrer como “porcos magros”.
“Deviam elaborar uma lei para atribuir uma pensão aos veteranos, mas elaboraram uma lei para arranjarem uma pensão para o ex. Presidente da República, para o ex. Primeiro-Ministro e para os ex. Ministros que trabalham há seis meses. O que é que isto significa? Estão a brincar com o sofrimento do povo. Disse-lhes várias vezes que, se me enviassem esse projecto de Lei, o deitaria fora. No fim cancelaram a sua elaboração. Disse-lhes que os deputados não têm uma função de carreira, mas uma função política. Que no fim do mandato poderão descansar, ou continuar se forem reeleitos, mas não podem receber uma pensão vitalícia, só porque têm o poder, sabem mais e tomam decisões,” afirma Xanana.
Xanana acrescenta que, com o Fundo Petrolífero depositado pelo Governo em Bancos Estrangeiros, atribuirá subsídios aos veteranos e às viúvas do período de 1975 até 1980.
O Estado tem o dever de tirar dinheiro do Fundo Petrolífero para melhorar a vida do povo e dar subsídios aos veteranos.
A Fretilin tem uma política cega e não deu atenção ao que está a acontecer no País.
O CNRT colocará no Governo algumas pessoas que os políticos consideram “Supermies e Batatas”, que têm capacidade e servirão de modelo para os outros partidos que colocam apenas os seus próprios quadros no Governo.
Xanana rejeita o plano do Governo da Fretilin relativamente à construção da auto-estrada de Motaain a Lospalos onde se irá gastar uma grande quantia e que não trará nenhum benefício ao povo. Beneficiará apenas aqueles que aguardam que os 5% lhes entrem nos bolsos. Portanto, se o CNRT vencer as eleições e governar durante 5-10 anos, o povo terá uma vida melhor, terá casas com condições, com água e com electricidade.
Antes do início da campanha, o Presidente do CNRT convidou os seus militantes e simpatizantes a fazerem um minuto de silêncio para honrar o saudoso Afonso “Kudalai” que morreu no incidente, considerando-o um herói da democracia, dos direitos humanos e da paz.
Participaram na campanha em Vemasse, cerca de 200 militantes e simpatizantes. Após a campanha em Vemasse, o Presidente do CNRT e a comitiva continuaram a fazer campanha no Sub-distrito de Laleia, terra natal de Xanana.
Em Laleia, os militantes e os simpatizantes receberam, com grande entusiasmo, o Presidente do CNRT, Xanana Gusmão e a sua comitiva, gritando “Viva Xanana” e “Viva o CNRT”. Após a campanha em Laleia, Xanana e a comitiva prosseguiram viagem para o Sub-distrito de Laclubar onde descansaram.
Segundo o calendário, realiza-se hoje a campanha do CNRT na vila de Manatuto, a última na região leste. Agora vão descansar e continuar a viagem até à região central e oeste do País.
Segundo observou o jornalista Caetano da Costa Freitas, a campanha no Sub-distrito de Vemasse e Laleia, na segunda-feira (4/6) decorreu pacificamente e com sucesso, ao contrário das campanhas anteriores onde surgiam vários problemas. A campanha nos dois Sub-distritos teve segurança da PNTL, UNPOL e escoltas do próprio Presidente Xanana.
segunda-feira, junho 11, 2007
Governo “Marotok”, aliás Misturador
Por Malai Azul 2 à(s) 23:13
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário