Jornal Nacional Semanário – 09 de Junho de 2007
O Governo Australiano, através do seu Ministro de Recursos Naturais, Ian McFarlanr, concorda com a canalização da conduta Greater Sunrise para Timor-Leste.
O Primeiro-Ministro do terceiro Governo Constitucional da RDTL, Eng.º Estanislau Aleixo da Silva, afirma que como Chefe do Governo se sente orgulhoso, dando as boas vindas e concordando com as declarações do Ministro de Recursos Naturais australiano.
O Primeiro-Ministro Estanislau Aleixo da Silva falou sobre esta questão ao Jornal Nacional Diário após ter participado na cerimónia de assinatura de acordo entre os Governos do Kuwait e de Timor-Leste, no Salão Memorial Hall, Farol, sexta-feira (1/6).
“Ainda não vi, mas se for mesmo assim então, como Chefe do Governo, dou as boas vindas e estou de acordo com as declarações do Ministro de Recursos Naturais australiano. Isto demonstra que as nossas relações com a Austrália estão em melhores condições e demonstra também a boa vontade e a compreensão do Governo Australiano para com o desenvolvimento de Timor-Leste no futuro”, afirmou Estanislau.
Como o Ministro de Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira, explicou, numa reportagem da imprensa australiana divulgada na semana passada afirma-se que o Ministro de Recursos Minerais da Austrália, Ian Mc Farlanr, declarou que a conduta e a planta LNG da Greater Sunrise serão enviados para Timor-Leste. O campo Greater Sunrise será desenvolvido mas Darwin vai perder o seu direito ao processamento. E os que irão fazer a exploração do petróleo concordaram em discutir com o Governo a proposta do envio da conduta e da planta LNG para Timor-Leste.
Em resposta a esta informação, o Primeiro-Ministro Estanislau Aleixo da Silva afirmou que se a mesma for confirmada, isso demonstra uma boa vontade e compreensão do Governo Australiano para com o desenvolvimento de Timor-Leste. Esse desenvolvimento é positivo quer para o povo de Timor-Leste quer para a Austrália, porque se trata de países vizinhos que poderão distribuir recursos, fortalecendo cada vez mais as suas relações.
O Chefe do Governo acrescentou que Timor-Leste tem de dar atenção à formação dos seus recursos humanos para implementar estes serviços, antes de a conduta ser canalizada para Timor-Leste.
“Temos de dar formação aos nossos recursos humanos para poderem assegurar os serviços. Claro que estamos aptos para isso mas devemos estar preparados, essencialmente ao nível dos planos do Governo para dar uma preparação intensiva aos nossos recursos humanos, em particular aos timorenses para assegurarem os nossos próprios recursos”, afirmou Estanislau.
Relativamente ao local de estabelecimento da companhia, o Primeiro-Ministro Estanislau avançou que neste momento o Governo de Timor-Leste tem o local já identificado e vai cooperar com os investidores para construir um novo porto na Costa Sul: “Temos identificado o local, portanto informamos a comunidade de que o Governo vai cooperar com os investidores para a construção do novo porto na Costa Sul”, rematou o Primeiro-Ministro.
segunda-feira, junho 11, 2007
Austrália Concorda com a Canalização da Conduta GS para Timor-Leste, Primeiro-Ministro, Estanislau: “Isto é Um Grande Orgulho”
Por Malai Azul 2 à(s) 23:20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário