segunda-feira, junho 25, 2007

Encontro de Alto Nível Sobre o Caso do Alfredo-Peticionários

Jornal Nacional Semanário – 24 Junho 2007

“Lú-Olo e Horta Não Querem Comentar”

Não foi confirmado o resultado do encontro de alto nível realizado no Palácio das Cinzas, Caicoli, Díli, segunda-feira (18/6) para discutir o caso dos peticionários e do ex. Comandante da PM Major Alfredo Reinado. Também conversaram sobre exigências feitas, por carta, para parar as operações militares.
O encontro durou mais de uma hora, das 16h00 às 18h15, tendo a participação do Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres “Lú-Olo”, o Chefe da UNMIT Atul Khare, o Brigadeiro-General Taur Matan Ruak, o Presidente da República, Dr. José Ramos Horta e o Vice Primeiro-Ministro, Dr. Rui Maria de Araújo.
O Comandante FSI, Brigadeiro-General Mal Rerden não marcou presença no encontro. Após o encontro, os jornalistas que estavam a espera em frente do Palácio das Cinzas aproximaram-se do Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres “Lú-Olo”. Questionado sobre o resultado do encontro, este respondeu “Peçam ao Presidente da República que comente esta questão. O Presidente é que sabe,” afirmou Lú-Olo caminhando para o carro.
Os jornalistas tentaram obter, do Presidente da República, declarações sobre este assunto, mas o Oficial de Média dirigiu-se aos jornalistas e pediu desculpa, dizendo que o Presidente da República se encontrava ocupado, e que, provavelmente, comentaria o assunto no dia seguinte. (terça-feira).
Portanto a informação que o povo deseja sobre o fim da operação de captura através ainda não foi confirmada porque os dois líderes máximos não querem comentar o assunto com os jornalistas.
Jornal Nacional Semanário – 24 Junho 2007
Xanana Gusmão: “Durante Cinco Anos o Governo da FRETILIN Abriu e Tapou Buracos”
O Presidente do partido Congresso Nacional de Timor (CNRT), com o número de sorteio 2, Xanana Gusmão, considera que o Governo da FRETILIN ao longo de cinco anos abria e tapava Buracos.
O Presidente do CNRT, Xanana Gusmão, falou sobre esta questão a militantes, simpatizantes e apoiantes no comício realizado no Suai, distrito de Covalima, sexta-feira (15/6) da semana passada.
A realização da acção de campanha foi também acompanhada pelo Grupo da FRETILIN Mudança. Perante os seus militantes e simpatizantes, o Presidente do CNRT continuou a apontar as fraquezas do Governo da FRETILIN ao longo de cinco anos, pedindo àqueles que dêem os seus votos ao CNRT, caso desejem mudanças no País.
Na mesma oportunidade, o Presidente do CNRT prometeu aos militantes e simpatizantes que caso o Partido CNRT vença e forme Governo dará subsídios aos veteranos das FALINTIL, viúvas, órfãos, aos idosos e também fará uma mudança no Governo e no Parlamento Nacional através do sistema de descentralização.
Antes de realizar a acção de campanha, o Presidente do CNRT e a sua comitiva depositaram flores no monumento ‘Setembro Negro' (Suai) em memória das vítimas que aí deram as suas vidas para a libertação do País.
A campanha no Suai foi a última acção na zona sul de Timor-Leste e teve uma enorme participação por parte dos militantes e simpatizantes do partido, tendo decorrido sem qualquer perturbação, por ter uma segurança máxima fornecida por membros da PNTL do distrito de Covalima, UNPOL e incluindo também a segurança pessoal de Xanana Gusmão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na entrevista à Visão:
Visão - Ainda há valas comuns da guerra civil em Timor?
Xanana - Se existem, ainda não foram encontradas.

Visão - Mas acha que existem?
Xanana - Sim. Falei em 2000 e 2001 sobre isso com os generais mas eles acharam que ainda não tinha chegado o tempo. Estamos agora na Comissão de Amizade, Verdade e Reconciliação, há obstáculos. São questões que levam o seu tempo,

Porém na semana passada, antes do Comício ,“o Presidente do CNRT e a sua comitiva depositaram flores no monumento ‘Setembro Negro' (Suai) em memória das vítimas”.

Mas exigir dos Indonésios o local das valas comuns está quieto, “ainda não chegou o tempo”, “há obstáculos”, diz ele. Eu pergunto é se há lá coisa mais cruel que um cidadão nem saber onde é que jazem os seus familiares, e terem tido um PR que disto faz caixinha com os algozes dos seus co-cidadãos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.