quinta-feira, março 15, 2007

Reinado continua a falar com a televisão australiana

Público – 14 de Março de 2007

As Nações Unidas têm mantido conversações secretas com advogados do fugitivo timorense Alfredo Reinado, apesar da promessa feita ao Governo de Díli de que se manteriam à margem do processo, escreveu ontem o jornal The Australian, de Sydney.

A ONU admitiu estar envolvida em negociações para a rendição de Reinado, depois de ter negado qualquer papel no diálogo sobre o fugitivo, frisou o site australiano de the news. Este deu ainda conta do desagrado de Camberra perante este papel das Nações Unidas.

Enquanto isto, Reinado - que há 10 meses contesta as autoridades - insistiu no canal público ABC que nunca se renderá a soldados australianos estacionados em Timor-Leste e que se defenderá se for atacado. “Em 24 anos de ocupação, os indonésios nunca fizeram à nossa aldeia” o que os australianos agora fizeram, tendo partido mobílias e dito a mulheres e homens que se colocassem de mãos no ar”, disse o major rebelde a jornalistas que uma vez mais o conseguiram entrevistar, apesar do malogro de todas as operações militares para o deter.

A última destas tentativas decorreu a 4 de Março, na vila de Same, onde Reinado se encontrava acompanhado de alguns companheiros da rebelião, cinco dos quais acabaram por ser mortos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.