quinta-feira, março 15, 2007

Jacarta disposta a ajudar "país vizinho e amigo" - MNE indonésio


Berlim, 13 Mar (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Hassan Wirajuda, prometeu hoje ajuda económica e humanitária do seu país a Timor-Leste, e fez votos para que as partes em conflito se reconciliem antes das presidenciais de 09 de Abril.

"Como vizinhos e amigos, estamos atentos ao que se passa em Timor-Leste, e achamos que os conflitos nacionais afectam a segurança do nosso país", disse o chefe da diplomacia indonésia, em Berlim, após uma reunião com a 'troika' da União Europeia.

"Vamos concentrar-nos na ajuda económica a Timor-Leste e, apesar de termos meios limitados, também na ajuda humanitária", disse Hassan Wirajuda.

O responsável pela política externa indonésia destacou ainda a "excelente cooperação actual" entre os governos de Díli e de Jacarta, expressa, nomeadamente, na aceitação dos pedidos do executivo de Timor-Leste para fechar a fronteira comum, ou para a abrir, sempre que é necessário transportar bens e mercadorias.

Jacarta espera também, segundo Hassan Wirajuda, que as forças militares internacionais e a polícia sejam capazes de intervir e encontrar uma solução para a crise em Timor-Leste.
"É particularmente importante que haja uma reconciliação entre os diversos grupos nacionais, e espero que isso aconteça antes das eleições presidenciais", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros indonésio.

A situação em Timor-Leste foi um dos temas da reunião da 'troika' da União Europeia com a Indonésia, na qual a UE esteve representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier e pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal, Manuel Lobo Antunes.

Steinmeier sublinhou que tanto a UE como a Indonésia concluíram que "é preciso fortalecer as instituições políticas em Timor-Leste, frisando que a Europa no passado ajudou Timor-Leste, e assume o compromisso de ajudar também no futuro".

Em declarações à Lusa na capital alemã, Manuel Lobo Antunes, confirmou que da reunião entre a UE e a Indonésia "resultou claramente a vontade de ajudar Timor-Leste a superar as dificuldades que actualmente enfrenta e a conduzir o processo político com sucesso".

FA Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.