quinta-feira, março 15, 2007

Preferência de Uma Solução Pacífica

Jornal Nacional Semanário – 11 de Marco de 2007 (online a 14 de Marco de 2007)

O Presidente da República, Kay Rala Xanana Gusmão afirma que a operação das Forças de Estabilização Internacional em Same não tem como objectivo aniquilar Alfredo Reinado e o seu grupo mas é para obrigá-los entregar-se e entregar as armas na posse às Forças Internacionais e responder perante o Tribunal, sobre o caso ainda pendente.

O decorrer da operação, no sábado à noite as Forças Internacionais entraram em tiroteios com o grupo do Major Alfredo que resultou quatro mortes por parte do grupo do Major Alfredo, não sabemos quem foram as vítimas mas é certo que são timorenses os nossos irmãos, portanto de lado as nossas diferenças de ideias e políticas.

O problema de tiroteios entre o grupo de Alfredo Reinado, o público não imaginava que isto iria acontecer, mas se não souber, não há outro meio para resolver esse problema, excepto com munições.

O problema aconteceu, não há necessidade de acusarmos uns aos outros, que a culpa é deste ou daquele, mas cada timorense deve estar consciente que é um problema de todos nós e temos que sugerir ao Estado, ao Alfredo e o seu grupo para se sentarem juntos e resolver os seus problemas através duma via pacífica sem o uso de munições.

Os causadores dos problemas não podem ser demasiado egoístas, não podem considerar-se superiores aos outros que podem fazer tudo enquanto que os outros não fazem nada, e no fim o nosso egoísmo poderá causar prejuízos a nós próprios.

Quando lutamos contra a Indonésia sentíamos orgulhosos com a morte por sentirmos ser heróis que defendiam a Pátria, mas agora o que é que sentimos, não sei só a lei é que pode definir o nosso estatuto, herói ou o que é que somos?

Os jovens nos tempos da resistência, toda a gente os conhecia, eram jovens sem capacidades intelectuais mas eram mais sábios do que os intelectuais, que ao praticarem qualquer acto, pensavam várias vezes, analizando as suas consequências positivas e negativas daquilo que iam praticar. Ao contrário dos jovens de hoje, caem facilmente nas manobras políticas, facilmente influenciados, lutam por interesses de indivíduos ou grupos e ignoram as consequências dos problemas que poderão surgir.

O acontecimento em Same resultou quatro mortos, não sabemos quem serão as próximas vítimas, condenamos fortemente este acontecimento mas é uma decisão do Estado que ninguém poderá impedir. Agora o que passou, passou, e agora é prevenir para que os mesmos problemas não tornam a suceder, temos que resolver os problemas com cabeça fria, não devemos provocar uns aos outros, seria melhor entregar-se para participar num processo legal. A verdade não se fala nas ruas, ou no mato ou nas montanhas, mas é colocada no seu lugar para falar, o seu lugar é no Tribunal.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.