quarta-feira, janeiro 31, 2007

Será que acham que somos todos parvos?

Longuinhos Monteiro assina acordo com Alfredo Reinado que desautoriza mandados emitidos por um juiz:

“1. Alfredo Reinado não será levado detido para a prisão de Bécora. (Que se lixem os mandados emitidos pelo Juiz...)

2. Alfredo Reinado vai escolher o Tribunal onde irá prestar declarações, em Ermera.

3. Alfredo Reinado só vai prestar declarações sobre o incidente em frente ao quartel-general das forças australianas, onde foi encontrado na posse de armas ilegais, pela GNR.

"Um caso de cada vez". Isto é, não terá que se apresentar à Justiça pelos homicidios de Maio em Fatuai, sem este caso de posse ilegal de armas estar concluído.
Nem pelo facto de continuar desde a sua evasão ... na posse de armas ilegais, facto testemunhado pelo mundo inteiro, militares australianos, membros do Governo e funcionários das Nações Unidas.

4. E... vai "assumir todos os crimes cometidos pelos seus homens". Longuinhos Monteiro faz lei...

Ramos-Horta afirmou aos seus Ministros, que "Já temos uma notícia positiva em relação ao Caso de Alfredo Reinado" antes de ler o acordo.
Afirmou que tinha conhecimento do encontro entre o Procurador-Geral da República e Alfredo Reinado. Leu também o relatório do funcionário das Nações Unidas, que relata as exigências de Alfredo Reinado, e que descreve as armas que estão na sua posse, entre elas armas automáticas e pistolas.”

No mesmo dia em que o PM Ramos-Horta anuncia este acordo os seus Ministros, a UNPOL lança mega-operação aparatosa contra os gangs das pedras e setas para mostrar “serviço”:

“Operação policial em Díli, detidos 56 elementos dos grupos artes marciais”

e Ramos-Horta faz um comunicado de imprensa a incitar a UIR a ter coragem e usar a força sem se preocupar com os Direitos Humanos:

“O chefe do governo de Timor-Leste lembrou ainda aos elementos desta unidade da Polícia Nacional de Timor-Leste as suas obrigações na protecção das populações, na defesa dos Direitos Humanos das pessoas inocentes, pelo que os agentes da UIR não têm de estar preocupados, porque o governo e o Primeiro-Ministro depositam neles a sua confiança. O Primeiro-Ministro declarou estar pronto para assumir a responsabilidade, perante quem acuse os agentes da polícia.”

Enfim, tudo na mesma em Timor-Leste. Muito populismo, uma enorme falta de coragem e muita má-fé para resolver a situação de forma a permitir que hajam eleições livres e democráticas em breve.

.

7 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem a pergunta de um incrédulo em estado de choque. Mas não existem jornalistas em Timor-Leste? Ou então vocês aí nesse blogue devem estar doidos.

Não há jornalistas portugueses e australianos creditados em Timor-Leste? Não há uma presença permanente de jornalistas da RDP, RTP, LUSA e Rádio Renascença?

Será que já não se importam? Não sabem ir atrás de uma notícia? Não sabem fazer perguntas aos governantes, aos dirigentes políticos, aos responsáveis das Nações Unidas, aos responsáveis do sistema judicial?

Lembro-me de quando seguia atentamente a LUSA em 99. Lembro-me dos takes impressionantes da LUSA presente em todo o lado, e da coragem de muitos outros jornalistas que, se importavam.

Timor-Leste é um país a fingir. E pelos vistos os representantes da imprensa portuguesa também.

Pobre povo timorense. Ninguém se importa.

Malai Azul 2 disse...

Quase ninguém se importa.

E nós não estamos doidos, mas por este andar lá chegaremos.

Obrigado pelas suas palavras.

Anónimo disse...

O problema destes vadios e simplesmente a falta de educacao.
Para ultrapassar este e demais problemas em Timor, a educacao deve ser gratuita e ter prioridade
absoluta."E claro que Roma e Pavia nao se fizeram num so dia".
O legado indonesio de 24 anos e muito pior que a colonizacao portuguesa de 5oo anos.
O SABER NAO OCUPA LUGAR
MAS ACABA COM BANDIDOS E LADROES
A EDUCACAO GRATIS E OBRIGATORIA
CRIA VERDADEIROS CIDADOES

Anónimo disse...

Malai Azul.Com o devido respeito peco que publique esta informacao ao Manecas.

Manecas!

Tenho enviado poemas para o Timor de Norte a Sul. O Maracuja simplesmente nao os publica.

Um Abraco

Mau Dick

Anónimo disse...

A propósito de "comunicados de imprensa" do gabinete do PM: já reparam na diferença de qualidade (a forma, independentemente do conteúdo...) entre este e os que nos eram "brindados" pelo pateta australiano que desempenhou as funções? O que terá acontecido, "Malai Azul"?

Anónimo disse...

É bom lembrar aos responsáveis pela cumprimento da lei em TL, que além da vontade de independência da maioria da população a instalação do estado timorense passou por um acordo internacional, onde se imagina que o estado de direito e a obdiência às leis são elementos imprecindíveis na construção da democracia.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Sempre optimista o Alfredo! TL é um triste exemplo do pior compadrio em termos internacionais.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.