quarta-feira, janeiro 31, 2007

Operação policial em Díli, detidos 56 elementos dos grupos artes marciais


Díli, 31 Jan (Lusa) - A polícia das Nações Unidas (UNPOL) e forças militares internacionais lançaram hoje em Díli uma operação que resultou até ao momento na detenção de 56 elementos ligadas aos grupos de artes marciais que têm protagonizado confrontos na capital timorense.

A operação conjunta, de grande envergadura, conta com elementos da UNPOL, militares australianos - apoiados por blindados de transporte pessoal, um helicóptero e um helicanhão Blackhawk - e a quase totalidade do sub-agrupamento Bravo da GNR.

Os mais de 200 homens envolvidos na manobra - concentrada nos bairros Pité e Ailok Laran - visaram residências de treino dos grupos de artes marciais PSHT e 77-77, bem como habitações.

Entre os 56 detidos contam-se alguns líderes locais dos grupos PSHT e 77-77, disse fonte policial.

De acordo com o comandante da UNPOL no distrito de Díli, o português Leitão da Silva, a operação - que ainda decorre - tem como objectivo "devolver a tranquilidade à população".

"A polícia está aqui para cumprir a sua missão, seja de uma forma menos musculada seja de forma mais musculada", alertou o comandante da UNPOL.

A violência entre grupos rivais de artes marciais tem marcado o quotidiano de Díli desde a crise política de Abril e Maio de 2006.

Só nos últimos dez dias registaram-se pelo meno s quatro homicídios relacionados com a violência entre grupos rivais, confirmou hoje a UNPOL.

PRM.

Lusa/Fim.

------------------------------------------------------------------------------------------

Musculados, musculados, mas non tropo... tantos músculos não chegam para a UNPOL cumprir os 19 mandados emitidos contra Alfredo Reinado e sus muchachos...
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.