quarta-feira, agosto 16, 2006

Dos leitores

Tradução da Margarida:


Se há evidência clara então ninguém deve ficar imune, nem mesmo o próprio Xanana. A justiça deve prevalecer seja Mari, Rogério, Xanana, Horta ou quem quer que instigue a violência corrente, então, com certeza que tem de pagar.

Na minha opinião Xanana perdeu muito da confiança e acima de tudo a sua credibilidade nesta crise. A decisão do tribunal sobre a legitimidade da liderança da FRETILIN só ilumina a sua morte política.



Morte política? O homem nunca quis ser PR ou mesmo ter uma carreira politica. Não esquecemos que ele foi praticamente empurrado para a Presidência por todos desde a ONU ao povo timorense (excepto por Mari com certeza) e a vitória com 83% é a prova disso.

Se o Xanana tivesse realmente ambição de poder político teria regressado à Fretilin em 1999 e, não tenho qualquer dúvida, teria com facilidade eclipsado Mari na corrida para controlar a liderança da Fretilin. Tivesse ele feito isso e quer Mari ou Lu’Olo teriam sido relegados para o lado. Teria dependido de Xanana a preferência na altura. PM ou Presidente do Parlamento?

Também já tinha declarado muito antes desta crise ter acontecido que não concorrerá uma segunda vez à Presidência. Por isso porque é que fala de “morte política”. Estas expressões devem ser reservadas para políticos de carreirs como Alkatiri cujo desejo de ganhar poder e depois agarrar-se a ele a todo o custo é mais relevante.

Infelizmente para Alkatiri, Xanana continua a ter muito respeito do povo como nenhum outro líder político consegue e Mari só pode desejar ter isso.



Há evidência que uma pessoa traz insegurança a Timor-Leste: Xanana Gusmão.
Mari já saiu há muito mas os problemas que Xanana e os seus lacaios acusaram o antigo primeiro-ministro de criar ainda lá estão!
Xanana disse que a liderança da Fretilin era ilegítima: O tribunal disse que ele estava errado!
Mari Alkatiri não criou o problema! Quem o criou foram os manipuladores dos soldados despedidos!
Assim venham as eleições o mais rapidamente possível, e deixem o povo real de Timor-Leste decidir!
Quem são os manipuladores? Os líderes falhados de 1975, os corruptos treinados pelos Indonésios, e provavelmente, provavelmente algumas pessoas vestidas de branco mas com espíritos sujos.



Xanana não procura poder político. Ele trabalha por uma ideologia diferente da da FRETIIN, uma ideologia guiada pelo mercado para facilitar (a vida) aos seus colegas em Canberra e uma ideologia populista. Perguntem a Ramos Horta quantas vezes discorda com as “políticas” e “ideias” de Xanana.

Ele ganhou 83% dos votos porque só houve dois candidatos. A FRETILIN como partido competiu contra 15 outros partidos, e apesar disso recebeu cerca de 60% dos votos. Se a eleição presidencial tivesse tido mais candidatos, não acredito que Xanana se aproximasse sequer de 50%.

Se Xanana tivesse regressado à FRETILIN em 1999, então a FRETILIN teria tido pelo menos 80% dos votos nas eleições. Mas isso não foi o que Xanana quis. Sendo um populista e um idealista, ele queria uma assembleia com vários partidos, não conforme fosse determinado pelos votantes, mas conforme fosse determinado por um grupo de gente não eleita (e.g. todo aquele paleio da unidade nacional). Xanana tinha a visão de um novo Timor-Leste onde todos os líderes trabalhassem juntos em paz e harmonia. Por líderes, Xanana entendia serem os auto-proclamados líderes que não são nem eleitos nem representativos. A sua única clientela está no partido ou na organização que lideram, gente como a família Carrascaralho por exemplo. De acordo com Xanana esta gente devia partilhar o poder independentemente do que os votantes decidissem. Este é o espírito da unidade nacional de acordo com Xanana.

O próprio Xanan declarou há tempos, pouco depois de 1999 que a FRETILIN (ou qualquer partido político) NÃO DEVIAM ter mais de 50%. O que aconteceria se as pessoas dessem mais de 50% à FRETILIN? Então faríamos com que houvesse um governo de unidade nacional de modo a que a FRETILIN não tivesse o monopólio no governo, e o poder fosse partilhado com outra gente não eleita. O facto do povo ter dado à FRETILIN mais do que 50% não lhes interessou. A unidade nacional é mais importante do que a democracia. Os direitos dos Carrascaralho são mais importantes do que os do povo. Isto faz-nos pensar, para quê ter eleições em primeiro lugar? Porque é que os “líderes” não se elegem somente uns aos outros?

Quando o (objectivo de um) governo de unidade nacional falhou (como oposto a inclusão nacional), começou-se a ter instabilidade, que começou em 2002 depois de Mário Carrascaralho ter declarado que um governo liderado pela FRETILIN não duraria seis meses, depois em Dezembro uma manifestação de estudantes liceais virou violenta com o abandono do edifício do parlamento e a casa de Alkatiri queimada até aos alicerces. Houve claramente uma tentativa contra a vida de Alkatiri e claramente o protesto dos estudantes ficou refém de grupos desconhecidos com uma agenda diferente.

Hoje Xanana finalmente obteve o que queria, ou, quase tudo (o Parlamento e o Governo ainda são controlados pela FRETILIN). E obteve isso à custa de dezenas de vidas e de 150,000 deslocados.

O que fará Xanana a seguir?



"Xanana continua a ter muito respeito do povo "

Ele merece respeito pela sua contribuição durante a resistência. Contudo, como presidente, ele (e a sua equipa) têm sido um falhanço durante esta crise.

Ele não tem valor para ser um presidente. Penso que Xanana ainda acredita que se der ordens as pessoas obedecem. Contudo, isso já não é mais o caso e ele falhou na transição de líder efectivo da resistência a Presidente duma democracia.



XANANA É UM POLÍTICO, NÃO É UM ESTADISTA.

O seu comportamento nes últimos tempos é o esperado de qualquer político comum a lutar pelo que quer.



Xanana foi importunado pelos deslocados quando visitou o campo das F-FDTL em Metinaro. Deixou rapidamente o complexo e nunca mais lá regressou.



“Infelizmente para Alkatiri, Xanana continua a ter muito respeito do povo como nenhum outro líder político consegue e Mari só pode desejar ter isso.”
Não ignore os factos. Mesmo os heróis caem em desgraça.

O que Xanana tem não é respeito mas simples emoções que estão rapidamente a desaparecer. Com apoiantes como Alfredo, Salsinha, Tara, Tilman and Railos (lembre-se que ele reuniu apoio destes indivíduos para forçar Mari a resignar) Xanana está na companhia de amotinados.

Politicalmente Alkatiri tem mais respeito entre os seus seguidores do que Xanana. Os seguidores de Alkatiri baseiam-se em princípios e aceitação, é por isso que como muçulmano, como um Timorense que veio duma minoria étnica Mari é capaz de se tornar Primeiro-Ministro. Ter o apoio do mais influente partido político é um testemunho das suas capacidades como Politico e o respeito ganho servindo Timor e a FRETILIN durante a luta e a Independência. As eleições locais são um indicativo que a FRETILIN domina os partidos políticos em Timor, os resultados foram uma simples anulação dos outros partido políticos e isso foi feito sob a liderança de Mari, um indicativo de que não há qualquer ressentimento em relação a Mari e à FRETILIN.

Mari é uma encarnação positiva do que Timor deve ser, a procura forte, sem descanso do melhor para Timor como ficou exemplificado nas negociações do mar de Timor, um homem de Princípios. Todos temos fraquezas, a sua fraqueza em Timor-Leste foi o facto de (haver) uma minoria em Timor-Leste que é racista e discriminatória e tem ressentimentos contra a FRETILIN. Se fosse outro o líder da FRETILIN no corrente mandato também seria acusado de comunista e também seria vítima de políticos hipócritas.

O maior explorador da hipocrisia é Xanana. É hipócrita quando diz no Parlamento que é um defensor da Constituição ao mesmo tempo que gere a crise em conflito com a Constituição. Mari deu a Xanana tantas dores de cabeça que ele teve que deitar mão a medidas desesperadas ao dividir o país entre ele e Mari/FRETILIN para assim obter a resignação do Primeiro-Ministro. Ele não podia despedir Mari, nem demitir o Governo ou dissolver o Parlamento.

Devem-se levantar questões sérias sobre a sua capacidade como Presidente. É um exemplo a sua insistência de que a liderança da FRETILIN é ilegítima e contudo isso foi provado ser errado pelo Tribunal de Recurso de Timor. O Presidente declarou que Alfredo providenciava segurança, contudo ele tornou-se parte do problema de segurança, Xanana declarou estar em contacto constante com Alfredo e Salsinha e disso resultou um ataque sobre Dili. A imaturidade política de Xanana para garantir mudança politica mesmo ao custo de 150,000 deslocados, a sua incapacidade como comandante supremo das forças armadas para resolver a crise militar são notáveis. Ele nem capaz foi de controlar os seus próprios apoiantes de tentarem lançar fogo ao complexo da RTTL ou de atacarem mulheres e crianças em campos de deslocados e de queimarem casas de membros da FRETILIN.

Porque é que Xanana não visita estes campos agora? Ele fê-lo uma vez antes de Mari resignar e nem toda a gente mostrou respeito por ele nem nos campos de Dili e definitivamente nem nos campos em Metinaro. Até agora o Presidente falhou em assegurar a segurança em Dili, falhou em agir na questão dos deslocados. O Presidente falha miseravelmente em exercer positivamente a sua influência.

Se Xanana fosse respeitado não haveria crise hoje.

Xanana desejava ser a metade do Politico que Alkatiri é.

Ganhe ou perca a FRETILIN as eleições em 2007 pode ter a certeza que Mari será uma parte integrante das Políticas Timorenses.

.

11 comentários:

Anónimo disse...

Oh Xananista de meia tijela. Entao o homem nao tem ambicoes politicas? Nao me digas que e um santo. Xanana nunca foi um democrata, Para Ditador nada lhe falta. Entre ele e o Suharto, nao sei qual e o pior.

Anónimo disse...

Por muito que custe a muita gente, Mari É parte integrante da política timorense e vai continuar a ser!! Já Xanana, no futuro...sei não...
Fítun Taci

Anónimo disse...

XANANA...22 Junho 2006

AGORA MOE BA!

"Nudar Presidente da República, nebé Povo hili, la os foti liman, maibé ho voto directo no secreto, ha’u moe tebes, tamba ha’u la kaer didiak ha’u nia responsabilidade. Né duni, ha’u pronto atu assume responsabilidade ida né. Presidente da República mak órgão soberania. Ema ida deit, ha’u mesak deit, mak Órgão Soberania né."

Anónimo disse...

Tanta asneirada junta destes tres anonimos acima.

Fitun Taci se voce sonhasse o que aconteceria se Xanana decidisse levantar e empenhar-se activamente em campanhas politicas no seio do povo nao falaria assim.

Olhe que uma vitoria de 83% para ser Presidente so prova que a sua popularidade e ate muito maior que a da Fretilin enquanto partido. E nao se esqueca tambem que a Fretilin obteve a vitoria numa eleicao em que 61% dos eleitores pensavam que estavam a votar para um presidente.

Alias, se o Xanana ja disse que nao quer um segundo mandato o que e que isso significara?
Desaparecer do palco politico nao desaparece, mas se o Xanana com as maos atadas ja foi a dor de cabeca que foi para a Fretilin imagine so quando tiver as maos livres.

Anónimo disse...

A analise do comentarista anterior e' tao superficial que nem da para rebater. So uma dica. Se o Xanana obteve 83% de votos foi porque os militantes da Fretilin votaram nele. E a Fretilin teve a maioria de votos. Nao e' preciso ser inteligente para ver isso.

Anónimo disse...

Se calhar é mais ao contrário.
A FRETILIN teve a maioria que teve porque 61% dos votantes pensavam que iam eleger o Presidente Xanana.
É claro que houve fretilins que votaram Xanana. Com 83%, quer dizer que quase toda a gente votou Xanana. E voltará a votar se ele quiser recandidatar-se.
A crise maior está para vir. A FRETILIN perdendo as eleições, há tanta gente a perder tacho que, como disse Alkatiri, "vai correr sangue".

Anónimo disse...

Ola, margarida se tu és homem ou gentelman porque é não vais concorrer para PR contra Xanana? Acho tu apenas garganta. Mais vale um maricas do que tu....
Viva Xanana.

Anónimo disse...

Anonimo das 4:10:42 PM.

Mas quem e que disse que a Fretilin e o Mari Alkatiri e a sua clique. Se bem se lembra o Mari bem que tentou boicotar a candidatura de Xanana Gusmao. E apesar de ele ser o lider da fretilin os militantes nao seguiram o seu exemplo e votaram na mesma para o seu Presidente.
O Mari nao votou e foi para a praia e nao o fez despercebidamente. A sua grande infelicidade foi constatar que nem com esse acto foi capaz de evitar que os proprios militantes e simpatizantes da Fretilin fossem as urnas eleger o Xanana.

O mesmo aconteceu antes no CNRT. Quando Xanana e Horta ameacaram resignar-se do CNRT por causa das jogadas sujas do Mari e a sua clique de Mocambique que estavam a por em causa a autoridade de Xanana como Presidente do CNRT, os proprios membros da Fretilin presentes imploraram a Xanana e Horta que nao se demitissem. Mais uma vez para grande desgosto do Mari e camarilha eles viram os seus membros a demonstrarem uma grande falta de "desciplina partidaria".

Abra os olhos pa!

Anónimo disse...

Se Xanana teve esmagadora votação e a Fretilin também, com certeza a visibilidade dos eleitores da política de TL é no mínimo modesta. Não se aperceberam, os timorenses, da luta intestina que quase terminou numa quartelada, comprometendo o Estado de Direito e colocando em risco um futuro promissor para a população.
Talvez os eleitores de TL tenham votado imaginando poder contribuir para formação de um governo de unidade nacional. Parece que o recado não chegou.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

O Senhor Alfredo mas esse governo de unidade nacional que o Xanana propos nunca se ventuou porque a Fretilin nao o quis! Decidiu governar sozinho depois de obter uma maioria que nem sequer votou para a formacao de um Parlamento e consequentemente de um governo.
Ai esta a raiz da ilegitimidade do governo da fretilin.

Anónimo disse...

Prferiram a democracia assim no genero da do Brasil antes do Tancredo.
Teixeinha bem dizia:
A minha vizinha quando vai a praca
Nao leva consigo nenhum vintem
Mas na volta tras feijao e massa
Algum feitico a vizinha tem.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.