quarta-feira, agosto 16, 2006

Alkatiri admite voltar a chefiar um Governo do país

Díli, 16 Ago (Lusa) - O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, admitiu hoje a possibilidade de voltar a chefiar um Governo em Timor-Leste caso a Fretilin vença um escrutínio eleitoral.

"Eu cumpro com as decisões do partido, mas tenho o direito de argumentar e que os meus camaradas me compreendam", afirmou, salientando que as eleições de 2007 já estão a ser preparadas e que a Fretilin quer voltar a ter uma maioria no Parlamento Nacional.

No entanto, questionado directamente sobre se poderá já em 2007 voltar a chefiar o Governo, Mari Alkatiri respondeu com um "não necessariamente", abrindo assim também a porta a que mesmo com a maioria da Fretilin exista, como actualmente, um primeiro-ministro que não o secretário-geral do partido ou mesmo um independente como Ramos-Horta.

O antigo chefe do Governo sustenta a sua posição com uma "reflexão" que tem vindo a fazer sobre se servirá "melhor o país como primeiro-ministro ou fora do Governo" e garante ir, um dia, partilhar os seus pensamentos com os seus "camaradas" de partido.

Mari Alkatiri, que falava na sede do Comité Central da Fretilin, estava acompanhado por Francisco Guterres "Lu-Olo", para dar a conhecer à imprensa a posição da Fretilin depois do Tribunal de Recurso de Timor-Leste ter rejeitado a acção interposta por oito elementos do partido que defendiam a existência de ilegalidades na eleição do presidente e do secretário-geral do partido por voto de braço no ar.

"Não tinha dúvidas que a decisão seria nesse sentido e é uma decisão que não me surpreende e tenho de felicitar o sistema de Justiça por se dissociar completamente das pressões políticas e tomar uma decisão de forma objectiva com base na lei e na consciência dos juízes", disse Mari Alkatiri.

Para os juízes Cláudio Ximenes, Jacinta Correia da Costa e Maria Natália Gusmão Pereira nem a lei dos partidos nem os estatutos da Fretilin foram violados pela opção de votação de braço no ar em vez do voto secreto.

O Artigo 17º dos Estatutos da Fretilin prevê que por proposta de 10 por cento dos delegados ao Congresso e aprovada pela maioria, o método de votação seja alterado, um facto que aconteceu na última reunião da Fretilin que elegeu a direcção do partido, explicou o porta-voz Filomeno Aleixo.

"Mais. Os estatutos da Fretilin já incluem um artigo que diz que no futuro a eleição da direcção será feita pelo voto directo e secreto de todos os militantes", sublinhou o mesmo responsável.

Num comunicado lido aos jornalistas, Francisco Guterres "Lu-Olo" congratulou-se pelo facto do tribunal ter afirmado que o "presidente da República não tem competências legais ou constitucionais para decidir nesta matéria ou para fazer declarações acerca da legitimidade ou ilegitimidade de quaisquer actos do Congresso".

JCS.

33 comentários:

Anónimo disse...

Ora bem! Parece me agora que o Mari comeca a mostrar indicios de inteligencia que muitos dizem que ele tem.

Contrariamente ao que a margaridazinha e outros camaradas tem vindo a argumentar, o Alkatiri compreende muito bem que a sua apresentacao como possivel PM nas proximas eleicoes podera muito bem ser contraproducente aos objectivos da Fretilin de ganhar a maioria parlamentar nas legislativas.

Foi isso que tenho vindo a dizer e o proprio Mari parece perceber muito bem isso.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:39:26 PM: repare lá s.f.f. se o que o Mari disse é assim tão diferente do que disse ontem noutra daixa de comentários e que aqui posto:

Margarida said...
Anónimo das 11:43:14 PM: tanta tolice junta! Acaba o Tribunal da Relação de decretar que o que o congresso da Fretilim decidiu é legítimo, que Lu’Plo e Mari Alkatiri são líderes legítimos da Fretilin e vem agora você armado em xico-esperto a dizer que não senhor que o que os militantes da Fretilin decidiram não serve para nada e que Alkatiri “ja esta inviabilizado de voltar a ser PM”!

Custa-lhe assim tanto entender que é a direcção da Fretilin quem decidirá consoante os resultados eleitorais quem será o futuro PM de Timor-Leste? Isso mesmo, será a direcção da Fretilin e mais ninguém a decidir isso, consoante os resultados eleitorais.

Terça-feira, Agosto 15, 2006 12:12:10 AM

Anónimo disse...

margarida isso foi o que disse ontem mas os mais atentos sabem muito bem do que disse muitas vezes antes que o Mari tinha o direito (concordado caso seja ilibado de todas as culpas) e iria ser candidato a PM. Nao tenho paciencia de ir procurar essas afirmacoes mas que disse disse. Do contrario nao me convence.

Anónimo disse...

whatever...descutam la o que quiserem...por mim, desde que o futuro PM seja o Alkatiri...

Anónimo disse...

Anónimo das9:12:11 PM:
"Eu cumpro com as decisões do partido, mas tenho o direito de argumentar e que os meus camaradas me compreendam", afirmou, salientando que as eleições de 2007 já estão a ser preparadas e que a Fretilin quer voltar a ter uma maioria no Parlamento Nacional. No entanto, questionado directamente sobre se poderá já em 2007 voltar a chefiar o Governo, Mari Alkatiri respondeu com um "não necessariamente".

È isto que diz a notícia e que você traduz por: "o Alkatiri compreende muito bem que a sua apresentacao como possivel PM nas proximas eleicoes podera muito bem ser contraproducente aos objectivos da Fretilin de ganhar a maioria parlamentar".

Isto é o Alkatiri salientou que "a Fretilin quer voltar a ter uma maioria no Parlamento Nacional", você salienta que a candidatura dele pode ser "contraproducente". Mas pelo menos também você não enjeita que a Fretilin possa manter a maioria parlamentar. É o importante.

Quanto ao que eu disse ou deixei de dizer não tem importância por aí além, se bem que eu costume nestas coisas ser um tanto institucional e o que previlegio é o partido e o seu direito soberano de decidir.

Anónimo disse...

MARGARIDA:

podes traduzir os ultimos artigos postados em ingles? Obrigado por ajudar quem nao domina bem o ingles...

Anónimo disse...

Andam para ai dizendo que a elite mestica que manobra os cordelinhos, incluindo os do Xanana, juntaram-se todos, e arranjaram bastantes dolares para contratar quatro advogados Algarvios para estes defenderem outro mestico que esta na pilga aguardando julgamento. Sera verdade?+
Ze Cinico

Anónimo disse...

Se tivessem a massaroca do Tiri vinham 22.Mas nao algarvios.So daqueles que nao nao metem os pratos nas gavetas da mesa quando estao a comer e alguem bate a porta.

Anónimo disse...

Ja notaram que quem recorreu aos tribunais foram membros da Fretilin?
Sera que o Alkatiri e tao burro para nao ver que esta a prejudicar o seu proprio partido criando esse ambiente de clivagem? O Pais ja sofreu o suficiente nas maos dele, nao poderemos entrar numa instabilidade novamente tentando ressuscita-lo!
Sera que ha gente tao cega que nao veja todos os erros da sua governacao, toda a corrupcao, incompetencia e nepotismo??

Anónimo disse...

"No entanto, questionado directamente sobre se poderá já em 2007 voltar a chefiar o Governo, Mari Alkatiri respondeu com um "não necessariamente", abrindo assim também a porta a que mesmo com a maioria da Fretilin exista, como actualmente, um primeiro-ministro que não o secretário-geral do partido ou mesmo um independente como Ramos-Horta.

O antigo chefe do Governo sustenta a sua posição com uma "reflexão" que tem vindo a fazer sobre se servirá "melhor o país como primeiro-ministro ou fora do Governo" e garante ir, um dia, partilhar os seus pensamentos com os seus "camaradas" de partido."

O que e que isto quer dizer MARGARIDA? Porque "abrir a porta" agora para essa possibilidade quando ela nao existia antes da crise?
Porque e que agora reflecte sobre se servira "melhor o país como primeiro-ministro ou fora do Governo"?

So a margarida e que nao enxerga estas coisas porque anseia tao desesperadamente que o Akatiri volte a ser PM nas proximas eleicoes que nem quer considerar os pros e os contras disso para o partido. Felizmente para a Fretilin o Alkatiri esta a reflectir seriamente sobre essas questoes.

Anónimo disse...

Mas isso nao faz os partidos da oposicao muito felizes.
A maior alegria deles seria mesmo ver o Alkatiri a apresentar-se como candidato da Fretilin a PM.
Seria o melhor trunfo que eles poderiam ter nas campanhas eleitoriais.

Anónimo disse...

Jose Cinico das 9:46PM,


Que historia essa de mestiço para defender mestiço. VIe-se mesmo que o José Cinico não só é cinico como tambeem é cegueta, ...olha la para os Timorenses e diga la se ha alguma sangue puro...alguns com cabelo emcarapinhado la na ponta leste que mais parecem serem primos dos papuazios, outros com cabelos lisos e olhos rasgados que mais parecem serem de Java , outros com um nariz mais batata que a batata que mais parecem esquim]os....isso o que é? Sangue puro ou mistiço....ou será que para si o mestiço é só filho de branco com castanho ou preto ou amarelo? Você nnao passa de um ignorante....ou racista

Maracuja (mestiço de Lospalos com Bobonaro e talvez Atambua)

Anónimo disse...

Ha tanta licao politica para aprender neste blog mas ha tambem tanta burrice que ate me envergonha. Veja la caro leitor se utiliza este blog como meio de educacao como faz a nossa Margarida. Todos nos precisamos de elevar o nosso nivel politico, essencialmente no que toca as regras democraticas.

Anónimo disse...

O Mari e um dos poucos sobreviventes do nucleo inicial que despoletou a ideia de libertacao de Timor-Leste. Sempre foi consistente desde o principio. E uma enciclopedia da nossa luta de libertacao nacional e um dos alicerces principais da FRETILIN. Foi ele o autor principal da reorganizacao da FRETILIN a partir de 1999. Concebeu o Fundo de Petroleo que e hoje a fonte principal de receitas de Timor Leste e o garante do futuro das novas geracoes. Em todos os sucessos conquistados ate a data,existe a marca indelevel deste filho de Timor-Leste. Merece respeito por tudo isto.

Anónimo disse...

Os oito peticionarios anti-democraticos usaram a exigencia do PR de que a lideranca da FRETILIN deveria ser considerada de ilegitima pelo facto de ter sido eleita por braco no ar. Forcaram o Tribunal de Recurso a responder a este argumento. Quem ficou mal nisto tudo? Entao o Presidente da Republica nao vai reconhecer o seu erro perante a decisao do Tribunal de Recurso?

Anónimo disse...

Mari e a FRETILIN têm de ser claros com o povo de Timor. Ele será ou não candidato a 1.º Ministro? Isto tem de ser dito de uma forma clara e inequívoca. Não pode ficar pelo um "...não necessáriaemte..." sob pena de o povo voltar a sentir-se enganado.

Quanto a governação de Mari, teve aspectos positivos, dos quais o mais importante foi a negociação da partilha dos recursos petrolíferos, a colocação de médicos em, práticamente, todos os sucos, mas também teve aspectos muito negativos, como a corrupção que grassa em Timor Leste, é verdade que é uma herança indonésia, mas que ele nada fez para travar, a instabbilidade política, a afronta a Igreja, baluarte da resistência...

Anónimo disse...

Deixem-se de tretas e da mesquinhez que vai aparecendo e, infelizmente, grassando. Concentrem-se no fundamental: PÔR TIMOR DE PÉ!!!!!
Quanto aos comentários sobre mestiços: não há nada mais triste do que observações desse estilo. Mestiços de quê? De português, ou outro qualquer ocidental, com timorense? Por acaso sabem que a actual população portuguesa apresenta, no seu todo,ADN característico da chamada "raça" negra?
Mestiços de quê?!?!? Acho que não ouvi bem...
Uma portuguesa, quem sabe muito mestiça e muito orgulhosa disso.

Anónimo disse...

O maracuja: Nao e minha culpa que nao tenhas sementes para poder fazer germinar o que eu escrevi!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Anonimo das 8:38:13: Timor estava quase, quase , quase de pe! Apareceram 3 mesticos, deram-lhe um "silat" e caiu de novo! Quer que lhe diga quem sao eles!
Quanto a sua do ADN dos portugueses nada tem a ver com o assunto! Mas a proposito nao e a doutrina dos bispos que dizem que somos todos irmaos? Coitado, so os Timorenses puros e que nao tem irmaos!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Alkatiri "Concebeu o Fundo de Petroleo que e hoje a fonte principal de receitas de Timor Leste e o garante do futuro das novas geracoes."

Congratulo-o por ter seguido esse caminho, mas daí a ter sido ele a conceber....

Este sistema é usado pela Noruega há décadas e serve entre outras coisas para aumentar a liquidez da segurança social, e foram consultores noruegueses que montaram a operação do fundo petrolífero de Timor.

Esta mania ML de fazer com que pareça que tudo no mundo foi inventado por eles, que a história mundial começou com o bolchevismo é de uma imbecilidade atroz.

Anónimo disse...

Konkluzaun iha akórdaun ne’ebé Tribunál ba Rekursu hasai kona-bá impugnasaun hasoru eleisaun ba lideransa iha FRETILIN, iha 11 Agostu 2006



Nota: Atu kompreende tan sá maka Tribunál ba Rekursu hola desizaun ne’e tenke le akórdaun kompletu

“...
Konkluzaun

“Ho baze iha razaun sira-ne’ebé hakerek tiha ona iha kotuk, Juíz sira-ne’ebé tur iha Koletivu iha Tribunal ba Rekursu, fo desizaun hanesan tuir mai ne’e:

1. Deside katak impugnasaun ne’ebé Vítor da Costa, Vicente Mau Boci, Adérito de Jesus, Igidio de Jesus, César Moreira, Ricardo Nheu, Armando Midar e Adolfo António Belo aprezenta hasoru eleisaun ba FRETILIN nia lideransa la tama iha Tribunál iha prazu legál nia laran, no, tanba ne’e, Tribunál la bele fó desizaun konabá rekerente sira nia pedidu;
2. Maibé, deklara mos katak
a) Maske rekerente sira nia impugnasaun ne’e tama iha Tribunál iha prazu legál nia laran, Tribunál la bele fo razaun ba rekerente sira, tanba
- Artigu 18º, alínea c), estabelese dalan rua atu halo eleisaun: (a) iha ida, filiadu ida-idak maka vota rasik, no, ba ida ne’e, ezije “votu diretu no sekretu”; (b) iha ida fali, asembleia reprezentativa maka vota, no, iha ida ne’e, la bele ezije votu diretu no la ezije votu sekretu;
- Artigu 18º, alínea c), la ezije votu “diretu no sekretu” ba asembleia ne’ebé reprezenta filiadu sira, nuné artigu 17º, númeru 2, iha FRETILIN nia Estatutu la viola artigu 18º, alínea c), iha Lei 3/2004;
- Artigu 18º, alínea c), la ezije votu “diretu no sekretu” ba asembleia ne’ebé reprezenta filiadu sira, nuné FRETILIN bele uza votu sekretu ka votu la sekretu, konforme nia hakarak, atu hili ema ne’ebé tur hanesan lider iha partidu nia nia órgaun ida-idak;
- FRETILIN nia Kongresu la viola artigu 18º, alínea c), kuandu estabelese iha nia estatutu katak bele uza votu foti-liman (votu la sekretu) atu hili nia Prezidente no Sekretáriu Jerál;
- FRETILIN nia Kongresu la viola artigu 18º, alínea c), kuandu hili Francisco Guterres Lu-Olo ba Prezidente no Mari Alkatiri ba Sekretáriu Jerál ho votu foti-liman;
- Francisco Guterres Lu-Olo hanesan Prezidente no Mari Alkatiri hanesan Sekretáriu Jerál sira nia lideransa iha FRETILIN la lakon lejitimidade tanba sira hetan eleisaun ho votu foti-liman;
- La iha baze legál ba Tribunál atu haruka FRETILIN halo kongresu extraordináriu hodi hili fali lideransa foun.
b) Maske iha fundamentu ruma atu konsidera katak eleisaun ba Prezidente no Sekretáriu Jerál la tuir artigu 18º, alínea c), iha Lei 3/2004, Tribunál la bele haruka FRETILIN halo kongresu extraordináriu hodi hili fali lideransa foun tuir Lei 3/2004 nia prinsípiu”.

Anónimo disse...

"Em todos os sucessos conquistados ate a data,existe a marca indelevel deste filho de Timor-Leste (Mari). Merece respeito por tudo isto."

O que e vergonhoso e que recusam-se terminantemente em reconhecer a sua marca (muito mais indelevel porque morreram pessoas) nos insucessos e grandes fracassos como por exemplo foi esta crise.

Querem fazer do homem um exemplo de perfeicao o que e completamente ridiculo.

Anónimo disse...

"Mais. Os estatutos da Fretilin já incluem um artigo que diz que no futuro a eleição da direcção será feita pelo voto directo e secreto de todos os militantes", sublinhou o mesmo responsável."

Mas entao a votacao de braco do ar foi so uma birrinha de conveniencia porque talvez pela primeira contemplava-se uma lista alternativa?
E depois ate ja reconhecem que o voto directo e secreto talvez seja a via mais correcta e democratica?

Porque e que nao fizeram a coisa mais acertada logo do inicio? Timor ja passou por demasiados dramas e nao precisa de mais criados por questoes internas dos partidos.

Ai, ai, ai Timor!

Anónimo disse...

Essa "estoria" de mesticos e mesmo tipico dos ferranhos da Fretilin e ja enjoa.
Eram os mesmos que gritavam "morte aos brancos e mesticos" ate nao sei quantas geracoes ja em 1975. Portanto margaridazinha e Malai Azulzinho cuidado com quem andam metidos. E melhor estar sozinho do que com mas companhias. Sem se aperceberem ainda levam uma punhalada nas costas desses vossos "amiguinhos" da Fretilin.

E a sua definicao de "mestico" so tem a ver com a cor da pele porque timorenses puros nao existem. E uma falacia.

Mas o autor deste comentario das 7:22:16 PM so pode ser o Jose Cinico que tambem e o Fote Make Riba porque tenho notado as mesmissimas afirmacoes dele em comentarios anteriores.
Talvez nao assinando este ultimo comentario pensa que protege o "bom" nome de Jose Cinico ou Foti Male Riba.

Anónimo disse...

Timorenses puros existem e sao a maioria do povo de Timor, seu ou sua grande ignorante! Ja viu como tenho razao? Nao querem reconhecer que existem timorenses puros e por isso e que os tratam como lixo.
So pode ser um mestico a afirmar que nao existem timorenses puros.
Eu sou um timorense malai!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Eu ca sou um timorolai (timorense que teve que alai).
A Guida e uma timorasma (timorense fantasma).

Anónimo disse...

Eu ja sabia que so podia ser o Fote Make Riba.

"Timorenses puros existem e sao a maioria do povo de Timor, seu ou sua grande ignorante! Ja viu como tenho razao?"

E so pelo facto de voce afirmar que existem timorenses puros ja e verdade? E logo vem com o "ja viu que tenho razao?"
Tem razao? com base em que?

Ja agora pode nos dar uma definicao do que e um "timorense puro"?

Ilumine-nos com a sua sabedoria. Nao nos deixe na escuridao!

Anónimo disse...

Ja agora mais uma pergunta ao Fote Make Riba.
Seguindo a sua "logica" o que e entao o Mari Alkatiri?
Ele e um timorense "puro" ou "mestico"? Porque?

Anónimo disse...

Ao ignorante anonimo das 11:45:57:
O timorense puro e o indigena de Timor, assim como o Australiano puro sao os "Aboriginas" da terra aonde voce foi acolhido.
Pela sua teoria ja vou ouvir que nao ha Portugueses puros ou qualquer outra raca. Viemos todos de Marte!
O povo "Tetum" originado das ilhas
Malay Polinesia, e que invadiu Timor ha muitas centenas de anos, encrustou-se no estreito curto de Timor aonde hoje se fala o dialeto desse mesmo nome "Tetum" que e um dialecto extraido do Malay-Polinesio.
Quando isto aconteceu ja existiam os tais Timorenses puros ou os indigenas de Timor.
O Mari e Timorense de etnia Arabe, e na minha enciclopedia e um Timorense puro e honesto milhares de graus acima do seu amigo.
A proposito nao fui eu que trouxe para aqui a questao da nao existencia de Timorenses puros, foi voce, e ate disse que era uma falacia. Eu so citei a "Elite mestica" mas nunca disse que esta elite nao era Timorense.
Portanto cabe a voce dar explicacoes, mestico burro!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

O Sr. Fote Make Riba,

Ve-se mesmo pelas suas respostas que o Sr. e um homem inculto. Agora acredito que foi colega do Ramos Horta em Timor e nao passou da 2 classe. Talvez seja essa a origem do seu racismo e ressentimento contra os mesticos porque o Ramos Horta chegou a alturas que voce so pode sonhar.

Se voce fosse alemao seria um exemplar comandante das SS Nazis a defender a pureza da "raca ariana".

Mas se voce fosse mais culto, mais especificamente na area da antropologia ou mesmo sociologia, saberia que essa nocao de "raca pura" e uma falacia como tinha dito anteriormente. E os Timorenses sao um povo tao heterogenio quanto as vagas de colonizacao de que Timor foi alvo ao longo dos milhares de anos da historia humana em Timor. E essa e a mesma condicao no resto do mundo.

O seu grande problema, resultante da sua pobre formacao academica, e o de confundir o "nativo" com a "pureza" de uma "raca" que e tambem ja por si um conceito ultrapassado no mundo academico das ciencias sociais.
No minimo dos minimos deveria ter consultado os dicionarios quanto ao significado desses termos que voce erradamente usa de forma equivalente. Existe sim uma raca humana que seria distinta de uma qualquer possivel forma de vida inteligente do planeta Marte ou de outro qualquer.

Visto que o senhor nao tem capacidade para desenvolver debates mais inteligentes e informados vou decidir nao perder mais tempo consigo relativamente a esta questao.

Passe bem.

Anónimo disse...

AS VACAS PURAS DAO PURE MILK!

Anónimo disse...

Fote maka riba ou ZeCinico
Deixem-se de complexos. Cada um e como e. Se nao sabemos como os outros, que importa se soubermos manter-nos no nosso lugar? Entao voces nao sabem que Timor e uma ilha de formacao relativamente recente? E quando se formou o mundo ja tinha habitantes? Ou pensa que Deus os criou nessa altura? Voces tambem acreditam no sakoko? E por isso e que uns filhos saem pretos, outros brancos, outros amarelos, outros castanhos. E conforme a cor do sakoko de duas pernas.

Anónimo disse...

So tu e que deves ser pura/o como agua que corre nos esgotos da Colmera.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.