quinta-feira, julho 13, 2006

Timor 0 – Austrália 1

No Con(tro)versas.
30 Junho 2006
Timor 0 – Austrália 1

Ainda não tinha escrito nada sobre a actual crise em Timor por falta de tempo e de informação.

Mas agora acho que já não podem restar dúvidas a ninguém que se esteve perante um golpe de estado apoiado pelo lobby Australiano, por Xanana Gusmão e Ramos Horta, contra um governo incómodo para os seus interesses económicos.

Estou a exagerar? Então alguém que me explique como é que os militares amotinados foram transformados em heróis, o governo democraticamente eleito desautorizado pelo Presidente da República e o 1º Ministro forçado a demitir-se com base num documentário Australiano. E alguém que me explique as palavras de Xanana aos manifestantes que o apoiavam e exigiam a demissão de Alkatiri: “Com a vossa inteligência ganhámos”!

Estou a ver coisas ou Xanana, sem querer, reconheceu que estava numa luta contra o governo e não contra os amotinados?

Para acabar com as dúvidas veja-se a histeria de Ana Gomes a defender os australianos e o seu amigo Xanana aqui e aqui (quem não tem argumentos racionais insulta, não é?) e esta entrevista com um técnico português sobre os planos de Mári Alkatiri para o futuro da exploração petrolífera, planos que não agradavam nada à Austrália. Ou foi mesmo golpe ou as galinhas passaram a ter dentes.

PS: Aqui, Ana Gomes cita partes de um Post de “Malai Azul” no Blog “Timor Online”, sem pôr o link e confundindo o nome do autor com o do Blog. E aqui afirma que Alkatiri está a mentir em relação aos manifestantes que aguardavam às portas de Dili para fazer a manifestação de hoje.

Depois disto digam-me: vocês eram capazes de lhe comprar (a Ana Gomes) um carro usado?
Eu Não!

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acha mesmo que vale a pena ir-se ver o que se foi vendo e lendo no desenrolar dos acontecimentos? Já parece um personagem que tem andado a fazer leituras mais atrasadas para reenquadrar contextos mais à frente em algumas das listas por Timor... Ele é tudo: da história à cassete... da cassete à história... da história à Constituição... da Constituição à má formação política. Parece que as pessoas são burrinhas e não entendem não é? É, mas depende do "observador"! É realmente preciso coragem. No pântano em que se está, em que se fez estar e permanecem ainda com medo, tanta gente, mas desde que se esperneie a coisa vai lá?.... como é que é possível continuar "ceguinho, surdo e mudo"?

Convença-me de facto que o Governo anterior merecia o povo que tem! Só em eleições, livres e secretas... não vá o diabo oferecer contentores de arroz que depois não dá... assim, sem pressões, vejam lá se não seria melhor irem a eleições e já?!

Mas em 9 meses ainda podem espalhar um dinheirito para o pessoal votar em mais 50/100 anos... era bem pensado!

Preocupem-se com as pessoas PRIMEIRO !

Anónimo disse...

O que me parece que está lentamente a acontecer é ver que afinal a sapiência de uma dita esquerda ou melhor, parte senão grande parte dos intelectuais mais para a esquerda (e nem estou de falar de Timor-Leste), os levou a optar por um lado. O lado mais fácil. "Timor está a ser invadido, é só interesses, querem o amigo Mari fora do Poder (o que até é verdade) e armaram um Golpe de Estado com uns rebeldes. Obrigaram à demissão de um PM legítimado (pelas elections para a Constituinte) e agora estão a fazer pior... metem moderados nos Negócios Estrangeiros...."

Meus senhores não está mesmo na hora de acalmar os ânimos políticos? Este método de ataque constante e de arrastamente não tem sido penoso para todos/as? Quando é que páram?

O homem deve estar completamente arrasado... que fará ele se continuarem a brincar? Fizeram uma Constituição que permite toda esta vergonha - caso contrário, neste momento ninguém diria que não a eleições! E teriam todos os meios e mais alguns para tal, haveria condições legais para tal acontecer e já estavam a andar para a frente.

Assim, não, vão ter de ir devagarinho. A cada passo mais afoito levam com outro que não se vai perceber logo. A história vai evoluindo, lentamente e regista os actos... não foi? Não é assim? Os bons e os maus, bem dizia ele.

É preciso é moderação, já que o II Governo está aí.

Anónimo disse...

Pois é... o mundo já viu. O Golpe, claro.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.