quinta-feira, julho 13, 2006

Criticas devastadoras à actuação dos australianos

Durante uma reunião que ocorreu hoje no Ministério do Interior, onde estiveram presentes o Presidente Xanana, o Primeiro-Ministro Ramos-Horta, os Vice-Primeiros-Ministros Estanislau e Araújo, o Ministro do Interior Bário, Chefes de Suco e de Aldeia, chefes dos Grupos de Jovens, vários elementos da PNTL e o seu comandante interino Babo e representantes das forças militares, a actuação dos militares e dos polícias australianos foi duramente criticada durante mais de três horas.

As intervenções dos elementos da comunidade foram todos no sentido de criticar a actuação australiana quer a nível de segurança das áreas onde actuam, quer a nível dos abusos cometidos contra a dignidade da PNTL e das FDTL.

Várias intervenções referiram também a diferença da actuação da GNR e dos Malaios. Foi transmitido pelos chefes da área da GNR que esta era uma área segura e da área dos malaios que gostavam da sua actuação.

Um elemento da PNTL fez uma intervenção a acusar polícias australianos de terem partido computadores e de terem afastado à força dos seus postos de trabalho elementos da PNTL.

A reacção do Primeiro-Ministro Ramos-Horta foi bem clara dizendo que exigia que se acabe imediatamente com estas faltas de respeito para com a PNTL, e que o iria transmitir ao comando australiano.

O Primeiro-Ministro declarou também que a GNR, sendo uma força com capacidade de intervenção especial não pode estar confinada a uma área especifica da cidade e que passa a actuar em toda a cidade de Díli.

O Ministro do Interior falou no plano faseado de ocupação dos postos da PNTL com os internacionais e referiu que era necessário transmitir um sinal claro de segurança para que os deslocados começassem a regressar.

Muito bem, Senhor Primeiro-Ministro.

.

11 comentários:

Anónimo disse...

Está na hora de os meter na ordem.
TOLERÂNCIA ZERO aos abusos e desrespeitos do exército e policia da Australia.
O novo Primeiro-Ministro está de parabéns - finalmente o vemos tomar uma posição inequivoca de defesa dos interesses nacionais e da soberania desta nação.

Anónimo disse...

Os meus parabens Sr. Primeiro Ministro, nunca e tarde para devolver a Timor-Leste a sua Soberania.... mostre o que vale,para deixar outros a pensar coisas do genero "apresentou a demissao pela televisao e nao formalmente... nao quer perder o lugar".......

Anónimo disse...

Tá bem, tá...
Vão ver que quando ele falar com os australianos a "grimpa" desaparece toda...
E veremos o que acontece quanto à "divisão de trabalho" que compete à GNR.
Até agora foi só conversa!
Veremos se não fica, mais uma vez, por um discurso para uns e outro para outros ouvintes, conforme os seus interesses...

Anónimo disse...

Talvez já tenham chegado a Ramos-Horta ecos dos inúmeros artigos de opinião escritos em Portugal, onde se questiona aquilo que se tem passado em Timor.
E com a crise financeira em que se encontram os portugueses, o exemplo dado pelos líderes timorenses é razão mais do que suficiente para que Portugal - o maior doador de Timor-Leste - feche a torneira das contribuições para um país que parece empenhado em estragar aquilo que conseguiu com tanto sofrimento.

AL

Anónimo disse...

ta ta...

fico a espera....

afinal td istuh eh por causa do petrolio (e do dinheiro !!)

ok...whatever....qual eh a proxima q ele vai aprontar?? grande primeiro ministro!!....eh + eh 1 grande traidor em q Infelizmente MARI ALKATIRI depositou a sua inteira confianca!! o q o dinheiro faz...antes, qndo ainda n tava td trataduh sobre o petrolio qem queria representar Timor.Leste???ninguem !!! agr q jah ha dinheiro do petrolio toda gente qr o lugar..!!mas Deus eh grande e sabe ver qem eh o mau da fita !!

PS. O Mari Alkatiri ia msm dar as armas p akeles q sao contra ele...hahahaha....por favor !!!q historia + mal contada!!! hahaha!!

Anónimo disse...

Em miúdo brincávamos com a língua dos pppp.

Este último comentário em que língua está?

Anónimo disse...

A direcção da Fretilin ainda tem tempo para demonstar boa vontade e devolver as armas que distribuiu. Isto no enquadramento de ter ela afirmado nestes últimos tempos - sem a Fret não há estabilidade em Timor-Leste. Obviamente Vossas Exas nunca o irão fazer tão pouco admitir que andaram a distribuí-las em diversas zonas.

Isto quer dizer e muito.

Mais, perante as "feridas" criadas neste partido, o mesmo vai é ficar mais enraivecido.

Outra coisa que não percebo é que aquele que vem para os Negócios Estrangeiros é o mesmo que vos disse: vou-me embora que não concordo com o método do sovaco no ar, não foi? Que coisa estranha, não é?

Aguemtem-se que já falta pouco...

Anónimo disse...

A ver vamos... (como diz o outro)

Anónimo disse...

Aqui uma sobre as relacoes entre o novo PM T-L e o Lord Downer:

Thursday, July 13, 2006

Lord Downer the diplomat

SBS correspondent John Martinkus stands out from
the herd for his coverage of the East Timor
crisis - his recent pieces for NewMatilda and
the SMH shed light on the murky background of
events that saw last week's removal of PM Marí Alkatiri.

But if this was a very Australian coup, our
Foreign Minister, Alexander Downer, hasn't been
following the script. In a recent private
conversation with East Timor's new Prime
Minister, Jose Ramos Horta, Downer told Horta
that "the Timorese are little people who needed
to grow up..." Downer's haughty comments were
relayed to Timor watcher, freelance journalist Sasha Uzunov, who writes:

"There's no real love between Downer and Ramos
Horta, despite the media reports about a close
working relationship. Downer, according to my
sources, read Ramos Horta the riot act and
played the part of the bully. The Nobel Peace
Prize winner Ramos Horta is cleverly playing the
role of submissive in an attempt to manipulate
Downer. Not a good start to a close working relationship."
posted by Hugo at 5:00 PM

Anónimo disse...

Boy some of us know there is no real love lost between the two. Nor between PM Horta and PR Gusmao after the Timor Sea negotiations where the two were even more strident of their criticism of PM Howard and Min Downer. Perhaps thats stage two of the coup.

Anónimo disse...

Deixa-me rir... ah...ah...ah...
O PM não sabia?!
O que fizeram enquanto os miliatres australianos ou não estavam ou permitiam a violência e destruição?!
Afinal eles estavam sob as ordens do Presidente da República e o agora PM, amigo da Austrália o que fez?!
Pobre de quem pensa enganar assim tão facilmente o povo.
O povo sofreu na pele a violência e os ataques e viu os australianos a nada fazerem.
Gritaram desesperados pela GNR Portuguesa e o que aconteceu?
"Acantonaram" a GNR para que a violência prosseguisse o seu caminho e ao serviço do Presidente da República e do agora PM.
Afinal festejaram juntos o ganhar da guerra.
Nas guerras são necessários homens e os homens do Presidente e do agora PM foram os miliatres desertores, os gangs contratados, os militares australianos e... sei lá quem mais.

Poupem-nos a tanta hipocrisia!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.