quinta-feira, julho 13, 2006

Posse restantes membros governo de novo adiada, agora é 6ª feira

Díli, 11 Jul (Lusa) - A posse dos restantes membros do II Governo Const itucional de Timor-Leste foi novamente adiada, agora para sexta-feira, depois de já ter estado agendada para hoje e para quinta-feira, anunciou o gabinete do pr imeiro-ministro, José Ramos-Horta.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o gabinete de José Ramos-Horta indicou que o novo adiamento da cerimónia de posse partiu do Presidente da Repúbli ca, Xanana Gusmão, mas sem adiantar qualquer explicação.

Contactada pela Lusa, a Presidência da República também não deu qualque r explicação para o novo adiamento da posse dos membros do governo, formado para já pelo primeiro-ministro e pelos vice-primeiros-ministros Estanislau da Silva (FRETILIN) e Rui Araújo (independente), empossados segunda-feira passada.

No comunicado, o gabinete de José Ramos-Horta refere que o adiamento da posse dos restantes membros do executivo obrigou igualmente a adiar para sexta- feira à tarde (hora local) o primeiro Conselho de Ministros do II Governo, com o Orçamento de Estado para o ano fiscal iniciado a 01 de Julho na agenda de traba lhos.

Entretanto, Xanana Gusmão viu hoje frustrados os encontros que tinha ma rcado com os partidos políticos da oposição com representação parlamentar.

Quatro dos partidos, por razões diferentes, não estiveram presentes no encontro colectivo com o chefe de Estado.

Os três maiores, Partido Democrático (PD), Partido Social Democrata (PS D) e a Associação Social Democrata Timorense (ASDT), elegeram em conjunto 19 dos 88 deputados que fazem parte do Parlamento Nacional, em que a FRETILIN tem maio ria (55 deputados).

Em declarações à Lusa, Mário Carrascalão, presidente do PSD, disse que os três partidos "apenas aceitam falar com o Presidente depois da formação do no vo governo".

"O Presidente Xanana Gusmão deve assumir as suas responsabilidades. Dep ois de formado o novo governo, e de ser empossado, podemos falar com ele. Agora não", disse Carrascalão.

"Entendemos que agora não há nada para falar, porque o processo de form ação deste governo passou ao lado dos partidos da oposição. [O novo executivo] V ai integrar ministros que provêm de um governo que falhou e é responsável pela c rise em Timor-Leste", acrescentou.

Mário Carrascalão contestou, por outro lado, a metodologia utilizada pe lo Presidente da República para os encontros com os partidos com representação p arlamentar.

"Que é que há para dizer aos partidos da oposição que não pode ser dito à frente da FRETILIN?", questionou.

O quarto partido que também não participou no encontro, a União Democrá tica Timorense (UDT, 2 deputados), justificou a ausência com o facto de ter renu nciado aos mandatos por defender a dissolução do parlamento, segundo disse à Lus a o seu presidente, João Viegas Carrascalão.

A formação do novo governo, na sequência da demissão de Mari Alkatiri d o cargo de primeiro-ministro, a 26 de Junho, suscitou críticas dos maiores parti dos da oposição, que defendem a dissolução do Parlamento Nacional e a convocação de eleições antecipadas.

Contactado pela Lusa, o porta-voz de Xanana Gusmão desvalorizou a ausên cia dos principais partidos da oposição do encontro com o Presidente da Repúblic a.

Agio Pereira confirmou, por outro lado, que o primeiro encontro ordinár io de Xanana Gusmão com José Ramos-Horta se realiza quinta-feira, retomando os h abituais encontros semanais entre o Presidente da República e o chefe do governo .

Mari Alkatiri, líder da FRETILIN, demitiu-se do cargo de primeiro-minis tro por exigência de Xanana Gusmão, no âmbito da crise político-militar em que T imor-leste mergulhou desde finais de Abril.

EL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Então mas a Direcção da UDT não veio infomar por comunicado que era falso que pretendia a dissolução do parlamento?!!!!

Esse país é mesmo confuso!

Desde o PR à oposição, passando pela Igreja, dizem e desdizem com a mesma facilidade com que se vai à loja da esquina.
Que coisa triste!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.