domingo, junho 18, 2006

Dos leitores

Em 1975 foi contada uma "estória" em que Xavier do Amaral havia-se esquecido, no avião que o tinha trazido de Moçambique, de uma pasta com documentos "secretos" da Fretilin sobre um golpe que esta preparava para assumir o controle de Timor. Estes documentos, até hoje, nunca foram mostrados - já cansei de esperar...! O que foi descoberto, isso sim, foi um documento da UDT com o nome de "Operação Sakonar", onde era detalhada toda a operação levada a efeito no dia 10 de Agosto de 1975, e que passava pelo extermínio dos dirigentes da Fretilin e o "desaparecimento" deste partido em Timor. Passados 10 dias Rogério Lobato faz o "contra-golpe", rapidamente vitorioso, algo que muitos até hoje, pelos vistos, não lhe perdoam. Quem estiver interessado em cópia da tal operação Sakonar é só pedir para hbraga@mail.telepac.pt.
Ramos Horta, o homem que baptizou a UDT mas depois arrepiou caminho em direcção à ASDT, nunca engoliu a sua transformação em Fretilin. Tudo tentou para a destruir, chegando a planear a célebre operação Sky Light, onde o facínora Alarico Fernandes seria o comandante operacioanl. Tal intento falharia, mas ainda seria Alarico o responsável pela localização de Nicolau Lobato até à sua morte no monte Maubesse (e não Maubisse, como erradamente é dito e redito, são dois locais muito distintos, Maubesse fica em local inóspito perto de Same).
Xanana, entrado de empurrão para a Fretilin mas sempre se sentindo como orfão da UDT, também sempre ajudou a este objectivo "supremo" dos inimigos da Fretilin. Mandou matar Kilik, neutralizou Mauk Moruk, transformou a Fretilin em Partido Marxista-Leninista - sim foi ele, é histórico, por isso ninguém gosta de comentar este período da Fretilin - eliminou o debate ideológico e criou os célebres "caixas postais", tarefeiros acéfalos que hoje estão na base do seu suporte, tão bem figurados na bandeira do PD/Renetil.
Acusar Rogério de traficante de diamantes, é esquecer que os diamantes nessa época eram um monopólio escandaloso de uma tal De Beers, já havia longos anos que em Portugal dava prisão a quem possuisse tais pedrinhas, um negócio que devia ser aberto como qualquer outro, mas "estranhamente" criminalizado como se de droga se trata-se. Eram um esquema de financiamento como qualquer outro, só passível de prisão por força do tal cartel, hoje curiosamente perseguido pela própria justiça americana por práticas monopolistas... Savimbi também foi diabolizado pelo mesmo, só a filha de Eduardo dos Santos e os seus parceiros russos e do BES é que são santinhos nesta estória de camangas...
Quanto a criar "pisteiros", tal ideia remonta a 2001, no seguimento das infiltrações de ex-milícias em Timor, que estiveram na origem da operação Cobra levada a efeito pelas tropas de elite portuguesas destacadas no Sector Central, o mais extenso de Timor, e que na altura viram a sua actuação criticada por Horta por não mostrarem resultados (para chegarem ao Sector Central tinham que primeiramente passar pelo sactor da fronteira, sob responsabilidade australiana, mas para o propagandista da dynonobel.com isso não contava...), lá nisso o homem é coerente...!
Lembro que na altura também as nossas tropas recorreram a "pisteiros" das Falintil, é uma prática habitual em teatros de operação onde estão envolvidas forças não convencionais. A sua utilização num cenário citadino já pode ser objecto de polémica, mas as movimentações dos ditos "peticionários" exigiam a mobilização de forças também elas não convencionais, o problema foi não serem pagas atempadamente e alguém se ter adiantado nesta matéria...
Julgar que se está a puxar o fio à meada é patético, a meada é toda a história de pelo menos os últimos 30 anos, e as pontas são mais que muitas. Até eu por vezes acordo nelas enredado, e já estou nisto há outros 30 anos...!
E com jornalistazecos deste calibre mais caótica fica a meada, para o Expresso é uma vergonha publicar reportagens como esta, em que a vítima do Golpe surge como seu mentor. Vem no seguimento do célebre atentado contra a vida de Xanana, em pleno ginásio de Díli, mostrado pelas televisões e na altura motivo de teorias da conspiração por parte do Expresso e da Lusa. Claro, nessa época era o famigerado CPD-RDTL, sempre apelidado de "Comités" por estes jornalistas que nem uma sigla sabem ler. Hoje já se esqueceram dele, os meus amigos Cristiano, Ologari e Aitan Matak pelo menos nestes dias podem disso dormir descansados. Até L7, o katuas Cornélio Gama já passou a vítima, já não atiçam as tropas contra ele, como em 2000 em Aileu? Nessa altura não fazia mal Xanana pressionar Taur? Ou envolver as tropas portuguesas?
Em Timor há duas vítimas principais, a Verdade e a Memória...! E um Povo que sofre em consequência destas lutas pelo poder. Com a benção da sacrossanta igreja romana e de seus amos e senhores, estes a tresandarem a petróleo...

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Malai Azul, gostaria que se informasse melhor sobre "os Santinhhos". E MUITO FEIO MANDAR BOCAS A TOA,QUANDO NAO CONHECE A REALIDADE ANGOLANA.

PASSE BEM.

Anónimo disse...

Esta boca não foi do Malai Azul foi de Henrique Braga que já anda à 30 anos nestas lides, como diz. Aprende-se devagar e repetem-se os erros. É muito chato. Ai Mattoso, será que por uma vez na História essa história de se dizer que está "muita gente viva" não poderia ser atirada mesmo às urtigas? Há de facto muita gente viva que merecia.

Numa voltita ao baú... deixem-me aqui pôr uma pequena coisa que se encontra na net, surgida em 2002:

Tesouro de Kónis Santana descoberto
09/04/02

Em Ermera uma equipa da RTP presente em Timor descobriu o esconderijo principal do malogrado dirigente máximo da Falantil.

As imagens mostravam um alçapão que conduzia a uns quartos e quando umas malas foram abertas, perante o jornalista Paulo Dentinho e do Professor José Matoso, foi a estupefacção geral: Uma quantidade enorme de manuscritos.

E apesar do péssimo estado de conservação, era possível vislumbrar o conteúdo de cartas dirigidas ao MNE português, rol de combates com o
invasor, documentos da Resistência, apelos para a contribuição monetária do exterior que era quase nula desde a prisão de Xanana Gusmão...

As imagens termiram com a exortação do Professor José Matoso no sentido a tudo se fazer para que os documentos históricos fossem perservados.

Alguns dos actuais (2002) membros da nomenclatura devem estar às voltas com a descoberta de tais documentos. Quem não se recorda dos apelos amargos
e desesperados de Kónis Santana alguns meses antes da sua morte?

este execrto foi retirado de: http://www.geocities.com/joseramelau/diasporatimorense/informacao_politica.html
...

Anónimo disse...

SR. Henrique Braga: Mais uma vez levanta-se um malai com a presuncao de querer saber mais que os Timorenses!
Sr. Braga crime e crime. ponto final. seja diamantes mariajuana, ou outra coisa qualquer.

Ja estou farto desta historia toda! Sabe uma coisa Sr. Braga? Tambem eu tenho ja suficiente idade para saber o que se passou em 75.

Nao sei se la estava mas levasse a fretilin o seu plano a avante o senhor seria morto por ser portugues e consigo toda a sua familia. Era o que se falava na altura. Independencia imediata!! Morte aos fascistas brancos e mesticos!! ate a setima geracao!! eram as palavras de ordem.

Nem sequer tem a capacidade de governar agora e ja queriam o fazer trinta anos atras? seria a pior desgraca para Timor ate porque a constituicao da independencia proclamada unilateralmente pela fretilin consagrava o sistema de partido unico. Se nao sabe procure informar-se junto ao proprio PM que ja o disse em varia ocasioes das visitas distritais de "governacao aberta".

Xanana ainda era um incognito na estrutura da fretilin aquando da independencia. Quer agora o Sr. sabichao vir dizer que foi o Xanana que transformou a fretilin num partido marxista-leninista?

Tenha juizo porque tambem ja deve ter idade para isso. Mas pelo menos e finalmente concorda que a Fretilin chegou a ser um partido marxista. ja e alguma coisa. O que realmente temos agora em timor sao os marxistas nao reconstruidos como o PM e a sua camarilha de 75 que se refugiaram em mocambique durante os anos em que Xanana lutava e comandava no mato e que com o seu suor e o sangue de muitos outros tombados herois souberam dar a vida para defender a patria! estes sim!

Sabe falar Tetum Sr Braga?

Diak liu ita boot nonok tiha deit no keta koalia arbiru. Lae matebian sira bele hirus!

Anónimo disse...

O Anónimo das 2:59:57 demostra bem a falta de fiabilidade do Sr. Braga quanto à sua interpretação dos eventos históricos de Timor.

Não foi Xanana que transformou a Fretilin num partido Marxista-Leninista.
Pelo contrário, rejeitou o Marxismo-Leninismo implantado pelos seus antecessores.

Despartidarizou as FALINTIL e transformou a grande luta pela independência numa causa nacional e não partidária.

Este mero facto levanta sérias dúvidas sobre tudo que o Sr. Braga diz

Anónimo disse...

Pois já agora vamos mudar a história. Foi realmente o Xanana que como estudante universitário trouxe, de Portugal, as teorias Marxista-Leninistas, ou mesmo de Mocambique ou esteve exilado. Isso sócabe mesmo na cabecinha oca do Sr. Henrique Braga

E o que pensam os leitores da sua grande contradição? Que o Xanana sendo “orfão” da UDT e ajudando os “inimigos” da Fetilin transformou-a num partido Marxista-Leninista?
O Sr. Braga pelos visto não sabe que a UDT rejeitava completamente o ideologia Marxista-Leninista assim como diz os “inimigos” da Fretilin. Sinceramente Sr. Braga logo se ve que não sabe do que fala.

Você é completamente ridículo.
Ganhe juizo que já tem idade para isso!

Anónimo disse...

Ao Senhor anónimo das 2:29

Para sua informação e a de todos os leitores que possam achar que as suas dúvidas sobre as transformações da Fretilin sejam verdadeiras ou tenham algum fundamento:

Realizou-se em Maubai de 1 a 8 de Março 1981 a Conferência Nacional de Reorganização [da Fretilin].

Após a morte de Nicolau Lobato, sobreviveram apenas três membros do Comité Central da Fretilin: Xanana Gusmão, Mau Huno e Txai Kere. Este último acaba por ser morto pouco antes do inívio da Conferência.

À data da Conferência, Xanana Gusmão era o Comissário Político Nacional da Fretilin - o cargo político mais elevado da organização.

Não creio que seja necessário argumentar contra tantos disparates escritos que tentam apresentar com roupagem de verdade.

Leiam a página nº 58 da Autobiografia de Xanana Gusmão onde assume a responsabilidade pela declaração da Fretilin enquanto Partido Marxista Leninista.

Na altura, os que estavam no exterior, nem tiveram conhecimento imediato da decisão. Essa só veio a ser conhecida no exterior, em 1982!

Não vou tecer comentários em relação à decisão propriamente dita ... Xanana Gusmão tem longas páginas escritas sobre isso (para além de pp. 58 e 59 ver ainda a partir da página 84, o capítulo "Viragem Ideológica"). nomeadamente o reconhecimento do erro que também ele próprio contribuiu para que fosse cometido.

IC

Anónimo disse...

É curioso como, passados 25 anos, há quem continue a negar que foi Xanana a transformar a Frente em Partido Marxista-Leninista. Como muito bem escreveu IC, é o próprio Xanana, no seu livro Timor Leste, que assume esse erro, se bem que culpando os "aventureiros" que já tinham morrido mas que lhe haviam transmitido o vírus do marxismo...
Não é a mim que compete publicar os documentos e gravações dessa época, que existem. Agora pretender-se que foram "os seus antecessores" a implantar o marxismo, é de bradar aos céus!
E atitudes xenófobas, como dizer que a um Malai não lhe cabe o direito de se pronunciar sobre a História de outro Povo que não o seu, é o discurso recorrente dos "rabos de palha". para estes senhores, só o dinheiro não é ingerência, a verdade é a primeira a abater. O ódio da Fretilin a Portugal era tanto que a bandeira portuguesa esteve asteada até ao dia 7 de Dezembro, e Xavier nunca chegou a ocupar o Palácio de Lahane. Quem arrastou a bandeira da Fretilin pelas ruas de Díli foi Maggiolo, mas isso não interessa aos inimigos da Fretilin. Quanto aos erros cometidos pela própria Fretilin, claro que eles são muitos, mas agora existe (ou existia?)um Estado Democrático onde é possível a qualquer cidadão candidatar-se à Presidência ou formar um partido político, ou ser candidato independente. Aos "malais" é que tal não é possível, e concordo, mas retirar o direito de falar é coisa que só permito a quem estiver a menos de 20cm de distância...
Há muito ainda por contar, não o tem sido feito por forma a não abrir feridas antigas, que depois de abertas rapidamente se transformam em caixas de Pandora. Mas todos viram quem, agora, iniciou as hostilidades, estando-se nas tintas para as consequências que estas conspirações palacianas têm para o Povo e para a viabilidade de Timor Leste como Nação independente. Mas aguardemos a próxima campanha eleitoral, principalmente no que respeita às presidenciais, e então vão ter boas surpresas! O politicamente correcto acabou, já se viu no que dá, toda a acção provoca reacção, são leis da natureza...

Anónimo disse...

DE VITIMA TIMOR SO TEM UM
O POVO E MAIS NENHUM
DEIXEM-SE DE CANTIGAS DE EMBALAR
POIS ELE PRECISA DE ACORDAR

A VERDADE SEJA DITA
SOBRE O MEU TIMOR AMADO
TEM MUITOS FILHOS ERMITAS
E TRES DA VIDA ERADA(SALSINHA/TILMAN/REINADO/)

O PRESIDENTE FOI A INDONESIA
AGRADECER O BOM MILHAO
ESPERO QUE NAO SEJA RUPIAS
POIS ISSO NAO COMPRA ACAFRAO

NAO HA FUMO SEM FOGO
ESPERO QUE O DITADO TENHA RAZAO
PORQUE O MEU AMIGO ZE DIOGO
PODE APANHAR UM ATAQUE DE CORACAO

ESTIVE A MATUTAR A CABECA
PARA ENCONTRAR A SOLUCAO
ACABEI POR ADORMECER
AQUI AO LADO DO MEU CAO

VOU VER O BRASIL AUSTRALIA
HOJE AS ONZE E TRINTA
ESPERO QUE GANHEM OS AUSSIES
POIS ELES JOGAM COM PINTA

UM ABRACO

MAU DICK
(POETA TIMORENSE DESCONHECIDO)

Anónimo disse...

A história é como é, não como gostaríamos que ela fosse.
Por muito que isso custe a muita gente, foi Xanana Gusmão... com o apoio dos guerrilheiros que recomeçaram a luta depois das derrotas estratégicas de 1978/79... que instituiu formalmente o marxismo-leninismo como ideologia da Fretilin e que criou o Partido Marxista-Leninista - Fretilin. Anos mais tarde, percebeu o erro cometido, e decidiu... contra a opinião da maioria dos dirigentes da Delegação no Exterior da Fretilin... despartidarizar a guerrilha. Este processo todo está bem explicado no livro do professor Mattoso e no livro de Manuel Acácio (jornalista da rádio portuguesa TSF que já esteve em Timor por diversas vezes desde 1999) A ÚLTIMA BALA É A MINHA VITÓRIA, A HISTÓRIA SECRETA DA RESISTÊNCIA TIMORENSE em que são referidos documentos secretos da resistência e entrevistas de Xanana e de outros Comandantes das Falintil.

Anónimo disse...

Isto é realmente uma grande chatice mas já agora e indo ao tal livro A ÚLTIMA BALA É A MINHA VITÓRIA, livro de Manuel Acácio (que anda para aqui a servir manobras) encontra-se exactamente na página 104, em palavras que parecem ser de Konis Santana que: "Ao criar o Partido ML, Xanana cometeu o seu maior erro, ..." e imediatamente no parágrafo seguinte se pode ler, em narrativa do autor do livro que: "Os documentos herdados do anterior Conselho Permanente do Comité Central da FRETILIN, que já planeava criar um partido marxista-leninista, surgem como única bússula..." ... a mim pouco me interessa o género de peso que estão a lançar em cima de Xanana sobre essa verborreia típica sim de marxistas-leninistas quando é ele próprio que despartidariza a matéria. Ele explica muito bem essas coisas todas noutros documentos e mais haverá ainda em "resguardo". Grande estratega! Emendou um erro que recebeu de outros pois outra literatura não havia na montanha, é curioso como terá ele desenvolvido tal diferenciação e seguir em frente?! Coisa já de si complicada para outros?

Na página seguinte (pag. 105) é David Alex que diz que a história não é de 1981 mas que a matéria já era falada desde as Bases de Apoio.

Depois e ainda no mesmo livro, página 106, há um curioso último parágrafo onde se lê: "Entre a delegação da FRETILIN no exterior, a escolha do líder máximo da resistência é recebida com alguma surpresa, pois Xanana Gusmão era um quadro médio, apesar de integrar o Comité Central. A falta de informações concretas e credíveis, é um factor que faz aumentar a surpresa de Mari Alkatiri, a terceira figura na hierarquia da autoproclamada República Democrática de Timor-Leste: Durante três anos ficámos sem saber quem tinha morrido, e quem não tinha. Tínhamos a confirmação da morte do Nicolau Lobato, e de mais ninguém. Havia notícias de que o Mau Lear tinha morrido, de que o Hata tinha morrido, mas não havia confirmações. E, de repente, três anos depois, surge o nome de Xanana. Eu ainda me lembro de perguntar, a mim próprio, se ele seria mesmo o líder, ou se estaria a dar a cara para proteger outros líderes. Ainda acreditei que tivesse sido essa a decisão mas, passado pouco tempo, fiquei convencido que havia uma nova equipa de liderança."

Portanto só consigo ver que Xanana Gusmão tem ao longo do tempo assumido as suas culpas no cardápio da história, costuma até dizer bastas vezes "nós falhámos... nós temos que pôr a mão na consciência...", como hoje em dia mais uns que outros etc, etc, coisa que parece continuar a ser difícil de ser executada por esses mesmos outros.

Já agora, visto que não sei e gostaria de saber, voltavamos à página 76 do mesmo livro onde é dito: "Durante as audições da Comissão de Acolhimento Verdade e Reconciliação, Mari Alkatiri admitiu que possam ter sido executadas cerca de 200 pessoas, e reconheceu a necessidade urgente de ajudar a sarar as feridas abertas há quase três décadas." e termina Mari Alkatiri com uma frase que também isolo sem a retirar do contexto: "A FRETILIN tem que aceitar isso. Temos que reabilitar os nomes das pessoas, formalmente." CAVR, Relatório de Actividades, Dezembro de 2003 - Janeiro de 2004

A minha pergunta é se isso já foi feito?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.