domingo, junho 18, 2006

PR Susilo anuncia reabertura das fronteiras com Timor-Leste

Jacarta, 18 Jun (Lusa) - A Indonésia vai abrir selectivamente as suas fronteiras com Timor-Leste, correspondendo a um pedido nesse sentido feito pelas autoridades timorenses para facilitar as trocas comerciais e os contactos entre as populações, noticiou hoje a agência noticiosa indonésia Antara.

A agência, que cita o Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, salienta que a decisão visa normalizar o movimento entre os dois países.

A Indonésia encerrou as suas fronteiras terrestres com Timor- Leste no passado dia 26 de Maio devido à crise político-militar e, conforme disse sábado à Lusa o chefe da diplomacia timorense "para evitar a entrada de desordeiros que pudessem tirar partido da crise político-militar" em Díli.

Segundo Susilo Bambang Yudhoyono, citado pela Antara, a situação de segurança em Timor-Leste permanece instável mas as fronteiras serão reabertas por razões de ordem social e económica.

Os presidentes da Indonésia e Timor-Leste reuniram-se sábado na ilha indonésia de Bali, tendo Xanana Gusmão explicado ao seu homólogo indonésio as medidas que Díli adoptou para ultrapassar a crise.

Na ocasião, Xanana Gusmão e o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Ramos Horta, solicitaram a reabertura das fronteiras terrestres.

A actual crise em Timor-Leste começou com o despedimento de cerca de 600 militares que se queixaram de alegada discriminação étnica por parte da hierarquia das forças armadas e cujo protesto, em finais de Abril, em Díli, terminou com uma intervenção do exército.

Na repressão da manifestação foram mortas cinco pessoas, segundo o governo, mas os ex-militares e outros elementos das forças armadas que entretanto abandonaram a instituição afirmam que morreram cerca de 60 timorenses.

Desde então, segundo a ONU, 37 pessoas morreram e mais de 130 mil pessoas estão deslocadas, distribuídas por campos de acolhimento e instituições ligadas à Igreja Católica.

Para restabelecer a segurança no país, as autoridades timorenses pediram a intervenção de uma força militar e policial a Portugal (que enviou 127 efectivos da GNR), Austrália, Nova Zelândia e Malásia.

Timor-Leste, antiga colónia portuguesa anexada pela Indonésia em 1975, viu a sua independência reconhecida pela comunidade internacional em 2002, depois de uma intervenção armada das Nações Unidas e após cerca de dois anos de administração transitória da ONU.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.