Díli, 05 Jun (Lusa) - O parlamento de Timor-Leste aprovou hoje por unan imidade uma resolução de apoio às medidas anunciadas pelo presidente Xanana Gusm ão para ultrapassar a crise político-militar.
O texto da resolução, subscrito pelas oito bancadas parlamentares prese ntes, manifesta "apoio inequívoco às medidas de emergência para ultrapassar a cr ise decretadas" pelo chefe de Estado a 30 de Maio passado.
A sessão plenária de hoje marcou o regresso do Parlamento ao trabalho d os deputados, depois de na semana passada os deputados terem sido obrigados a su spender as suas actividades devido à continuação dos confrontos violentos e saqu es registados na capital timorense, que provocaram desde 28 de Abril mais de 20 mortos, mais de uma centena de feridos e dezenas de milhar de deslocados interno s.
A sessão plenária de hoje iniciou-se cerca de 30 minutos mais tarde, pa ra garantir o quórum mínimo para funcionamento do parlamento.
Com 55 deputados presentes dos 88 que fazem parte daquele órgão de sobe rania, a sessão plenária foi marcada por intervenções acerca da mensagem que o s ecretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, dirigiu ao povo timorense e a apr eciação e votação da resolução de apoio à declaração de Xanana Gusmão.
O texto da resolução salienta que "a ocorrência de tristes aconteciment os" em Timor-Leste "colocou em causa o normal funcionamento das instituições do Estado de Direito Democrático", considerando que a "jovem democracia política fi cou em risco".
A "necessidade imperiosa" de execução das medidas de emergência deveu-s e à urgência de "criar condições para o regresso à normalidade, garantir a ordem constitucional, o apoio humanitário às populações e assegurar a actuação das fo rças internacionais de defesa e segurança".
EL.
segunda-feira, junho 05, 2006
Deputados aprovaram por unanimidade apoio medidas de emergência
Por Malai Azul 2 à(s) 13:33
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário