segunda-feira, junho 05, 2006

Coordenam quase todos...

"GNR iniciou formalmente patrulhas em Díli

Díli, 05 Jun (Lusa) - Efectivos da GNR iniciaram hoje formalmente patru lhas em Díli, num dia marcado pela continuação de confrontos, saques e destruiçã o de casas em vários bairros da capital de Timor-Leste.

A actuação da GNR foi feita sem que a célula de coordenação das missões das forças internacionais de defesa e segurança esteja ainda definida, e na qua l a corporação portuguesa terá um oficial de ligação.

...

No âmbito dos contactos para encontrar vias de diálogo para resolver a crise, José Ramos Horta foi hoje a Gleno, no distrito de Ermera, sudoeste de Díl i, falar com militares rebeldes.

Em declarações à Lusa, o major Marcos Tilman, um dos militares rebeldes , disse que terça-feira se deverá realizar em Díli uma manifestação de civis con tra a continuidade de Mari Alkatiri à frente do governo.

EL/ASP.
Lusa/Fim"


Pelos vistos, o major Marcos Tilman, do grupo do major Reinado, koordena com o Salsinha...

9 comentários:

Anónimo disse...

Os inimigos da democracia vão querer demoralizar a GNR dando continuidade ao quebra-quebra em Díli.
Determinação GNR!
Alfredo
Br

Manuel Leiria de Almeida disse...

Esta coisa da coordenação parece a estratégia do "Estebes": "todos ao molho e fé em Deus"!...
Mas não parece difícil: a GNR faz "festinhas" nas costas da malta dos gangs e os australianos consolam-nos, lêm-lhes a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 10 Mandamentos (principalmente aquele do 'não matarás'),levam-nos ao hospital e apanham as xanatas...
É menos uma preocupação para a GNR!...

Anónimo disse...

O Reinado já aparece na comunicação social sem óculos escuros.
Uma inovação!
Mas o sorriso irónico e o seu inglês perfeito mantem-se.... não consigo deixar de o dizer: é nojento!
Como é possivel chamar criminoso ao PM se o criminoso é ele?!
Em qualquer país em que as instituições estejam alicerçadas já estaria preso há muito tempo por todos os crimes que cometeu. Ou já se esqueceu que se trata de um desertor de um exército nacional e que roubou armas e material?!

Anónimo disse...

Como é que os senhores ditos "militares" são os que informam de uma manifestação de civis?
Xanana poupem-nos a tantas situações ridiculas e demonstração ao mundo da sua falta de autoridade!
Coordene seriamente os militares australianos, façam a detenção dos elementos dos gangs, apresentem-nos em Tribunal para serem julgados.

Anónimo disse...

E entretanto não se esqueça de promulgar o Código Penal, sr. PR!

Anónimo disse...

mas que nao seja o código penal australiano! sim, aquele que as forças australianas fizeram saber que é suposto entrar a partir de agora em vigor em timor.... e nao ha cá negociaçao...

Anónimo disse...

O Reinado classifica o PM de criminoso com base na LEI ORGANICA DAS F-FDTL. Se nao sabem eduquem-se antes de dizer tantas asneiras. Nem o PM esta acima da lei, seja ele legitimo ou nao.

A constituicao preserva o direito de todos os cidadaoes em nao acatar e RESISTIR as rodens ilegais (art28)

Desobediencia ao poder politico que causou o assasinato de cidadaos civis em Taci-tolu. O Reinado desertou 6 dias depois da occorencia desse crime e os outros fizeram o mesmo.

HanoinTokBA

Anónimo disse...

HanoinTokBA; agora o golpista desertor´tem o direito de fazer justiça por mãos próprias e em causa própria? E diz você que está na Constituição?????? Tenha dó!

Anónimo disse...

O que queria dizer e que se as alegacoes do Maj. Alfredo sobre a ilegalidade da intervencao inicial das F-FDTL em Taci-tolu que causou os 5 mortos civis for provado, ele nao estaria a fazer nada demais senao actuar ao abrigo do Artigo 28 da constituicao.

Visto haver tambem a possibilidade de que o seguinte confronto armado entre as suas forcas e as das F-FDTL em becora ter sido resultado de uma operacao de captura ao invez de emboscada as F-FDTL como exclarecido pelo governo, ele estaria a resistir e a defender-se ao abrigo do mesmo artigo.

Mas devo dizer que esta discussao toda esta a ser feita em base de especulacoes que devem ser provadas mais tarde. A minha posicao agora e a de nao negar essas possibilidades.
Se ficar provado atraves das investigacoes independentes previstas para o futuro proximo de que as alegacoes do Major. Alfredo nao tem qualquer fundamento, ai defendo que deve ser trazido a justica, mas nao antes.

Artigo 28.º
(Direito de resistência e de legítima defesa)
1. Todos os cidadãos têm o direito de não acatar e de resistir às ordens ilegais ou que
ofendam os seus direitos, liberdades e garantias fundamentais.
2. A todos é garantido o direito de legítima defesa, nos termos da lei.

HanoinTokBba

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.