sexta-feira, maio 16, 2008

CNN escolhe lusófono para finalista do prémio Jornalista Africano do Ano

Maputo, 16 Mai (Lusa) - O jornalista moçambicano Fernando Lima, do semanário "Savana", foi escolhido para disputar a final do prémio Jornalista Africano do Ano 2008 da cadeia de televisão norte-americana CNN, sendo o único profissional de informação lusófono ainda na corrida.

A escolha foi anunciada quinta-feira pelo presidente do júri da 13ª edição do prémio, o nigeriano Azubuike Ishiekwene.

"Recebi (a notícia) com surpresa, era uma coisa que não estava à espera", disse Fernando Lima, em declarações à Agência Lusa, considerando que a escolha pode "dar mais visibilidade à imprensa independente em Moçambique" e ao "jornalismo em português" como um todo no contexto do continente africano.

A edição deste ano do prémio contou com 1912 concorrentes de 44 países, estando o veterano jornalista moçambicano integrado num lote de 23 nomeados que disputam prémios em 18 categorias diferentes (Turismo, Artes e Cultura, Economia e Negócios, Ambiente, Imprensa Livre, Saúde e Questões Médicas, HIV/SIDA em África, Melhor Artigo Publicado em Revista, entre outros).

No final, caberá ao júri de 10 personalidades escolher, de entre os vencedores das categorias, o profissional de informação que receberá o "CNN Multichoice African Journalist 2008", que receberá um prémio em dinheiro e será convidado para a sede da cadeia de televisão norte-americana em Atlanta.

Fernando Lima foi seleccionado para a final com um conjunto de trabalhos publicados no jornal "Savana", semanário de referência em Moçambique, realizados durante as cheias no vale do Zambeze em 2007 com o fotógrafo moçambicano Naíta Ussene.

Os vencedores do concurso serão anunciados a 19 de Julho em Accra, no Gana.

Actual presidente do Conselho de Administração da Mediacoop, proprietária de vários títulos de imprensa, Fernando Lima iniciou-se na profissão em 1976, tendo trabalhado para a agência de notícias moçambicana, AIM, e para o jornal "Notícias".

Desde então, tem mantido colaborações regulares com vários órgãos de informação portugueses, entre os quais o semanário "Expresso" e o extinto "O Jornal", bem como com as rádios TSF e Rádio Comercial.

O Prémio Jornalista Africano do Ano da CNN foi fundado em 1995 por Edward Boateng (antigo Director Regional Africano da Turner Broadcasting System Inc., empresa-mãe da CNN) e por Mohamed Amin, já falecido, com vista a reconhecer e incentivar a excelência no jornalismo em toda a África.

PGF.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.