quarta-feira, maio 07, 2008

Governo angolano reafirma apoio à cooperação PALOP/Timor-Leste

AngolaPress

Luanda, 06/05 – O Governo angolano reafirmou hoje (terça-feira), em Luanda, o seu apoio à cooperação política entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, visando buscar resultados que ajudem a promover o desenvolvimento dos respectivos Estados.

A posição foi manifestada pela ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, quando discursava na abertura da VI Reunião dos Ministros Ordenadores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Timor-Leste e Comissão Europeia (CE), na qualidade de Ordenador Nacional do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) para Angola.

"A República de Angola continua empenhada em dar todo o seu apoio para que a cooperação PALOP/Timor-Leste alcance os resultados que ajudem a promover o desenvolvimento dos PALOP e Timor-Leste", assegurou a ministra angolana.

Segundo Ana Dias Lourenço, a cooperação entre os parceiros tem sido um elemento de destaque nas suas relações. O Programa Indicativo Regional (PIR) que, ao longo de 15 anos, mobilizou o apoio da União Europeia (UE), no âmbito do 7º, 8º e 9º FED, tem sido um importante instrumento de regulação da cooperação, proporcionando o desenvolvimento dos PALOP em vários domínios.

“Em Dezembro de 2006, na reunião de Lisboa (Portugal) reafirmamos o compromisso político da continuidade da nossa cooperação com a UE e começamos a preparar o quadro de cooperação para os próximos cinco anos, consubstanciado no memorando de entendimento assinado em Lisboa, em Dezembro, pelos Ordenadores Nacionais dos PALOP e a Comissão Europeia”, referiu.
O actual nível de cooperação entre os PALOP, Timor-Leste e a CE, de acordo com a ministra angolana, leva a que se proceda a uma análise dos aspectos práticos da programação da cooperação do 10º FED e dos seus mecanismos de implementação e gestão.

A VI reunião dos ordenadores nacionais analisa, na capital angolana, o cumprimento das decisões e recomendações da reunião extraordinária realizada em Novembro de 2007, em Lisboa, a programação da cooperação no âmbito do 10º FED, no período 2008-2013, e a avaliação do ponto de situação dos projectos actualmente em curso no quadro do 9º FED.

O encontro anterior realizado em São Tomé e Príncipe, em Maio de 2007, recomendou a realização de um estudo, visando a identificação de áreas de intervenção, susceptíveis de se enquadrarem na área da “Boa Governação”, que deverá constituir a principal área da cooperação PALOP, Timor-Leste/CE do 10º FED.

Criado pelo Tratado de Roma de 1958, o FED é o principal instrumento do apoio à cooperação para o desenvolvimento dos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), financia projectos que contribuam para o desenvolvimento económico, social ou cultural dos países abrangidos.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.