Díli, 20 Mai (Lusa) - Treze cerimónias de condecoração em todos os distritos de Timor-Leste assinalaram hoje a restauração da independência, com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, a dirigir a homenagem no distrito de Díli.
O chefe do Governo, ex-comandante da guerrilha timorense, presidiu em Díli à condecoração de 127 heróis da luta pela independência, dos quais cinco a título póstumo, com a Ordem Nicolau Lobato.
A Ordem Nicolau Lobato destina-se a distinguir "honrosos serviços prestados à Nação".
As treze cerimónias integraram-se nas comemorações do sexto aniversário da restauração da independência, iniciadas de manhã com o hastear da bandeira de Timor-Leste em frente ao Palácio do Governo, em Díli, e com um discurso do Presidente da República, José Ramos-Horta.
As cerimónias de condecoração, com a homenagem de 1.513 cidadãos registados na Base de Dados dos Combatentes da Libertação Nacional, continuam o processo de reconhecimento dos heróis e mártires timorenses, iniciado a 28 de Novembro de 2006.
Desde 28 de Novembro de 2006, em 24 cerimónias públicas solenes, foram condecorados, por Decreto Presidencial, em sete das oito ordens honoríficas timorenses, 13.889 cidadãos que participaram na resistência contra a ocupação estrangeira.
Desses, 11.688 (84 por cento) morreram na luta pela independência timorense.
PRM
Lusa/fim
quarta-feira, maio 21, 2008
Condecorações em todos os distritos assinalam dia da independência
Por Malai Azul 2 à(s) 07:06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário