quinta-feira, abril 10, 2008

Mais quatro rendições, Salsinha continua fugido

Díli, 10 Abr (Lusa) - Mais três elementos do grupo de Gastão Salsinha renderam-se às forças conjuntas timorenses, enquanto a operação "Halibur" tenta capturar o antigo líder dos peticionários, anunciaram hoje as autoridades.

No dia 09 de Abril, no subdistrito de Bobonaro, distrito de Maliana, renderam-se às forças conjuntas da "Halibur" dois homens do grupo de Salsinha, Raimundo Maia Barreto e José Gonçalves, com uma arma HK 33 e 65 munições.

No mesmo subdistrito renderam-se hoje mais dois elementos do grupo fugitivo, Dinis Pereira e José de Araújo, com outra HK 33 e 65 munições.

Três destes elementos foram hoje apresentados à imprensa no quartel-general do comando conjunto da "Halibur", em Díli, juntamente com as duas armas.

Nem os comandantes da "Halibur" nem os três homens prestaram qualquer informação sobre se participaram nos ataques de 11 de Fevereiro ou se, antes dessa data, estavam com o major Alfredo Reinado ou eram peticionários sob a liderança de Gastão Salsinha.

Até agora, 23 elementos renderam-se às autoridades após os acontecimentos de 11 de Fevereiro, data em que o major Reinado e o ex-tenente Salsinha lideraram dois ataques sucessivos contra o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Dos 23 rendidos, 16 eram elementos das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), quatro pertenciam à Polícia Nacional (PNTL) e um é civil, explicou hoje o comandante da operação "Halibur", tenente-coronel Filomeno Paixão.

Segundo o comandante da "Halibur", continuam fugidos, em grupos dispersos, 15 elementos das F-FDTL, além do próprio Gastão Salsinha.

Nas áreas montanhosas de Ermera e na região fronteiriça de Maliana (oeste) prossegue a "fase musculada" da operação "Halibur", acrescentou o tenente-coronel Filomeno Paixão.

A população recebeu instruções para não se deslocar para as hortas e cafezais, uma vez que as forças conjuntas que perseguem Gastão Salsinha têm ordem para disparar sobre elementos suspeitos, afirmaram hoje à agência Lusa oficiais da "Halibur" e residentes no suco Estado, distrito de Ermera.

PRM
Lusa/fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma vez que não houve uma rendição de todo o grupo, pelo menos que a pouco e pouco este grupo se vá desmantelando sem mais violência, acabando no fim salsinha por se entregar.
Esperemos no entanto que não haja mais cerimónias privadas de chazinhos oferecidos pelo PM....nunca se sabe qual o bolinho que vai a acompanhar, tenha alguma decência sr PM

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.