quinta-feira, março 06, 2008

Salsinha e 30 homens concordam entregar-se

Díli, 05 Mar (Lusa) - O ex-tenente Gastão Salsinha e um grupo de cerca de 30 homens entrega-se quinta ou sexta-feira às autoridades timorenses, afirmaram à agência Lusa fontes militares e internacionais em Díli.

O acordo para a rendição do grupo de Gastão Salsinha foi atingido hoje à tarde (hora de Lisboa) numa reunião na região de Letefoho, Distrito de Ermera.

"Hoje é 'Dia D'", confirmou à Lusa uma fonte que acompanhou as negociações para a rendição de todo o grupo.

O acordo abrange um total de 32 homens: 28 em Ermera e mais quatro que deverão ser recolhidos no Distrito de Suai (Sudoeste), que entregarão 18 armas, segundo as mesmas fontes.

A cerimónia de entrega das armas ao Presidente interino, Fernando "La Sama" de Araújo, poderá acontecer só quinta-feira, numa cerimónia em Díli.

Gastão Salsinha, líder dos peticionários das Forças Armadas que em 2006 saíram dos quartéis e foram expulsos da instituição militar, esteve envolvido nos ataques de 11 de Fevereiro contra o Presidente da República e o primeiro-ministro, aliado ao major Alfredo Reinado.

O ex-tenente passou a liderar o grupo de atacantes, com a morte do major Reinado no ataque à residência de José Ramos-Horta.


PRM.
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.