quarta-feira, março 12, 2008

Autoridades do Timor-Leste despedem-se brigada médica cubana

Havana. 11 Março de 2008
Granma Digital

DILI — Nesta cidade teve lugar uma cerimônia oficial de despedida aos médicos e ao pessoal da saúde cubana, que cumpriram digna e honrosamente uma missão na República de Timor-Leste durante mais de dois anos.

Na cerimônia marcaram presença o presidente em exercício da República de Timor-Leste, Fernando Lasama de Araújo; o primeiro vice-ministro, José L. Guterres; o ministro das Relações Exteriores, Zacarias da Silva; o da Saúde, o doutor Nelson Martins; e o embaixador de Cuba nesse país, Ramón Hernández Vázquez.

A brigada médica cubana chegará a Cuba em 13 de março no mesmo avião em que outro contingente cubano da saúde irá para o Timor, que com os que ainda permanecem nesta nação, completarão a brigada integrada agora por 237 cooperadores, além de 35 professores que irão lá neste mês a fim de continuar a Campanha Nacional de Alfabetização, por meio da qual já foram alfabetizados 550 timorenses.

O chefe de Estado do Timor, ao terminar o empolgante ato, onde todos os cooperadores receberam um diploma das autoridades do país, agradeceu em seu nome e no do povo timorense "o empenho, a dedicação e a grande ajuda prestada, através de vocês, pelo amigo povo cubano. Dou também as boas-vindas aos colaboradores que em breve chegarão e aproveitou a ocasião para fazer votos de sucessos e novas conquistas ao povo cubano".

De sua parte, o ministro da Saúde, Nelson Martins, disse:

"Muitas comunidades nos pediram que os médicos cubanos permaneçam aqui por mais tempo pois seu trabalho tem sido ótimo. Todo o pessoal médico cubano ganhou a confiança dos profissionais da saúde do Timor. Congratulo todos vocês. O povo do Timor ama-os."

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.