quarta-feira, março 12, 2008

Agradecimentos de Ramos Horta nas primeiras declarações públicas após atentado

Sydney, Austrália, 12 Mar (Lusa) - O presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, agradeceu hoje à equipa médica que o acompanhou e todos os que o apoiaram, na sequência da tentativa de homicídio falhada de 11 de Fevereiro.

Nas suas primeiras declarações públicas, o prémio Nobel da Paz disse, numa mensagem gravada e transmitida por uma cadeia de televisão australiana, que não vai falar já sobre os detalhes do ataque de 11 de Fevereiro perpetrado em sua casa em Díli.

“Hoje é a primeira vez que falo publicamente. Apesar de não desejar fazer um discurso político, nesta semana pascal gostaria de aproveitar para agradecer a todos os que rezaram por mim, que olharam por mim, e que trataram de mim após a tentativa de homicídio”, afirmou.

O presidente de Timor-Leste foi internado num hospital da cidade australiana de Darwin, onde passou uma semana em coma induzido, tendo ainda sido submetido a cinco intervenções cirúrgicas.

Len Notaros, o director do Royal Darwin Hospital, onde Ramos Horta está a ser tratado, disse que o chefe de Estado timorense deve ficar internado durante pelo menos mais uma semana.

O presidente timorense sofreu a 11 de Fevereiro uma emboscada montada pelo grupo liderado por Alfredo Reinado, que foi morto pelos guardas presidenciais durante o ataque.

O primeiro-ministro Xanana Gusmão escapou ileso a um outro ataque quando viajava de carro no mesmo dia.

LMP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.