segunda-feira, novembro 12, 2007

Relatório de Lúcia Lobato no Parlamento Nacional - Rogério Lobato regressará em Dezembro

Jornal Nacional Semanário - 10 de Novembro de 2007

A Ministra da Justiça, Lúcia Lobato informou os deputados, no Parlamento Nacional, sobre a situação de saúde do prisioneiro Rogério Tiago Lobato, na Malásia.

“Venho informar os deputados sobre a situação de saúde do prisioneiro Rogério Lobato, na Malásia. Qual é a condição de Rogério Tiago Lobato, na Malásia, se precisa de mais algum orçamento para o efeito? Portanto, venho explicar ao Parlamento Nacional”, afirmou a Ministra da Justiça.

A Ministra esclareceu, que segundo o relatório médico, a equipa médica ordenou mais quatro meses de estadia de Rogério na Malásia, a partir da data em que foi operado, desde Agosto até Dezembro.

“Até à data continuamos a acreditar no relatório que recebi dos médicos porque são informações médicas, deste modo, o relatório continua válido. Portanto, peço aos deputados que desejam ter um conhecimento mais detalhado das informações, que enviem uma delegação do próprio Parlamento, para se deslocar à Malásia, afim de verificar o estado de saúde de Rogério Lobato “, pediu a Ministra Lúcia.

Não há pedido de orçamento

Em relação ao orçamento, a ex. deputada da I Legislatura explicou que até à data ainda não houve qualquer pedido de aumento do orçamento por parte do Rogério Lobato. Portanto Rogério Lobato continua a usar o orçamento de 30 mil dólares americanos despachados para o efeito pelo Governo anterior

“ Se não pede significa que não precisa do aumento do orçamento e o orçamento dado foi suficiente para ajudar Rogério durante a sua estadia, na Malásia”, salientou.

Mas da sua parte aguarda que daqui a mais alguns dias possa obter um relatório mais completo do próprio Rogério. O próprio prometeu que faria um relatório sobre as despesas do orçamento através do seu advogado.

“O Governo ainda não tem aprovado qualquer orçamento para o Rogério e se houver algum pedido, vamos ver o relatório de despesas e depois pensaremos nos seus mecanismo”, explicou a Ministra Lúcia.

Esclareceu ainda que o regresso de Rogério a Timor-Leste não será uma decisão do Governo mas sim baseado no relatório médico, da equipa médica, após a segunda operação que o Rogério Lobato realizou na Malásia. O Governo continua atento ao Rogério através da Embaixada de Timor-Leste, na Malásia, afim de acompanhar o seu estado de saúde.

Continua como prisioneiro

Em resposta às preocupações do deputado Mário Carrascalão se Rogério Lobato permanece ou não com o estatuto de prisioneiro? Lúcia Lobato esclareceu que apesar de o ex. Ministro do Interior, Rogério Lobato ter tratamento médico na Malásia, o mesmo continua com o estatuto de prisioneiro.

“Rogério Lobato está a fazer tratamento médido, na Malásia, mas o seu estatuto permanece como o de um prisioneiro. Contando os dias em que Rogério se deslocou à Malásia, para se tratar, o mesmo terá de completar 7 anos e 6 meses de prisão”, garantiu a Ministra Lúcia Lobato.

NOTA DE RODAPÉ:

Para quando um relatório semelhante sobre o foragido Reinado? Ou será que para esse criminoso, ao contrário de Rogério Lobato que não fugiu nunca da Justiça, Mário Carrascalão não manoifesta as suas preocupações?

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.