segunda-feira, novembro 12, 2007

Massacre de Santa Cruz foi há 16 anos

Rádio Renascença
12-11-2007 8:13

Passam hoje 16 anos sobre o massacre do Cemitério de Santa Cruz, que, em 12 de Novembro de 1991, acordou o mundo para a ocupação de Timor-Leste.

O número de vítimas e sobreviventes não foi ainda apurado, sendo as listas actualizadas “ad-hoc”. Desconhece-se igualmente o que foi feito aos corpos, que os dados apontam para mais de 100.

Certo é que nenhuma das vítimas do massacre de Santa Cruz está enterrada no nesse cemitério.

"As únicas vítimas enterradas com dignidade até hoje são 19 informadores dos serviços secretos indonésios" apanhados no tiroteio indiscriminado, diz Mário Viegas Carrascalão, antigo governador de Timor-Leste, nomeado pela Indonésia durante a ocupação.

O único inquérito realizado ao massacre foi feito por Jacarta. Nenhuma organização, nem as Nações Unidas, nem nenhum Governo após a independência promoveu a investigação forense dos locais onde se pensa estarem as valas-comuns.

"Cheguei a ter uma lista com 400 nomes, mas o número verdadeiro de mortos não deve ir além dos 200", afirmou o ex-governador à agência Lusa.

MG

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.