quarta-feira, novembro 14, 2007

Nota De Imprensa: Relatório Trimestral do Fundo Petrolífero - Trimestre terminado em 30 de Setembro de 2007

Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste - 9 de Novembro de 2007

A Autoridade Bancária e de Pagamentos (ABP) de Timor-Leste publicou hoje o nono Relatório Trimestral do Fundo Petrolífero de Timor-Leste em que se refere que o capital do mesmo era, em 30 de Setembro de 2007, de 1.817,91 milhões de USD. Em 30 de Junho de 2007 ele era de 1.394,22 milhões de USD.

O Relatório mostra que as entradas brutas de receitas durante o trimestre foram de 381,5 milhões de USD, consistindo de 116,22 milhões de USD com origem nos impostos pagos pelos contribuintes ao Fundo e de 265,33 milhões USD relativos a royalties transferidos pela Autoridade Designada para o Mar de Timor.

Os juros que acrescera ao Fundo durante o trimestre foram de 14,46 milhões de USD e a alteração de valor dos títulos foi de 27,94 milhões USD.

O rendimento do Fundo durante o trimestre foi de 2,68%, equivalente a um rendimento anual de 11,15%. Recorde-se que o rendimento da carteira que serve de referência [benchmark] foi de 2,66% no período. Temos, pois, que o rendimento do Fundo no trimestre esteve 2 pontos percentuais acima do da benchmark, o que está dentro de limite de ±25 pontos base estabelecidos no mandato de gestão do Fundo pela ABP.

Durante o período em análise foi descontado do Fundo uma verba de 260,7 mil USD a título de gestão do Fundo pela ABP.

A Lei do Fundo Petrolífero especifica que a ABP, como futuro Banco Central de Timor-Leste, é o agente responsável pela gestão operacional do Fundo. O Ministério das Finanças é responsável pela definição da estratégia geral de investimento do Fundo. O mandato dado à ABP é o de gerir o Fundo de forma a ele ter um comportamento muito próximo do do Índice Merril Lynch de Títulos do Governo dos Estados Unidos com uma duração de 0 a 5 anos. A ABP conseguiu gerir a carteira de títulos sempre muito perto deste Índice ao longo dos seus primeiros oito trimestres. A diferença no rendimento entre a carteira do Fundo e a do Índice foi de 2 pontos base, nitidamente dentro do intervalo de ±25 pontos base que está determinada.

Aspectos mais relevantes do 8º Relatório Trimestral, que cobre o período de 1 de Julho a 30 de Setembro de 2007:

• Um saldo inicial de 1394,22 milhões de USD

• As receitas brutas durante o Trimestre foram de 381,55 milhões de USD, incluindo 116,22 milhões pagos como impostos e 265,33 milhões de USD recebidos a título de royalties. As saídas de dinheiro foram de 260,7 mil USD a título de taxa de gestão no trimestre. O fluxo líquido das entradas foi, pois, de 381,29 milhões de USD no conjunto do trimestre

• A taxa de rendimento foi de 2,68 para o trimestre, representando uma verba de 42,4 milhões de USD

• O saldo de final do trimestre do valor do Fundo foi de 1817,9 milhões de USD

O rendimento acumulado da benchmark neste relatório foi revisto para cima em dois pontos base para reflector uma pequena diferença que surgiu entre o rendimento da mesma calculado numa base anual e a soma dos movimentos diários. Isto não afectou o rendimento do Fundo.
A ABP aproveita esta oportunidade para informar o público de que foi publicado recentemente pelo Peterson Institute for International Economics, de Washington,DC,EUA, um relatório que louva o Fundo Petrolífero de Timor-Leste.

Esse relatório analisa 32 Fundos em 28 países usando para o efeito um conjunto de critérios sobre a estrutura, a governação, a transparência e prestação de contas e o comportamento. Estes critérios destinam-se a medir as melhores práticas na gestão da chamada “riqueza soberana”

O Fundo Petrolífero de Timor-Leste foi classificado em terceiro lugar. O Fundo recebeu 21,75 pontos num total possível de 25, obtendo a pontuação máxima para a estrutura e perdendo apenas 0,25 pontos em “transparência a prestação de contas”, classificando-se em segundo lugar.

Para servir de termo de comparação com Fundos semelhantes de outros países, o Instituto Peterson coloca a Nova Zelândia e a Noruega nos dois primeiros lugares
O relatório trimestral bem como a Lei do Fundo Petrolífero e o Acordo de Gestão estão disponíveis no website da Autoridade Bancária e de Pagamentos: www.bancocentral.tl .
Mais informações podem ser obtidas de:
Venancio Alves Maria, Director Executivo

Departamento do Fundo Petrolífero, Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste
E-mail: venancio.maria@bancocentral.tl; Telefone: +(670) 3313718
Dili, 9 de Novembro de 2007
Comunicado em português: http://www.bancocentral.tl/Download/Publications/Press_Release09_pt.pdf
Comunicado em tetum: http://www.bancocentral.tl/Download/Publications/Press_Release09_tt.pdf
Comunicado em inglês: http://www.bancocentral.tl/Download/Publications/Press_Release09_en.pdf

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.