domingo, novembro 25, 2007

Coisas de Howard: PARA QUE CONSTE E NÃO ESQUEÇAMOS

Domingo, 25 de Novembro de 2007

Blog TIMOR LOROSAE NAÇÃO
Peter Bonaventur

MANHAS DE HOWARD TAMBÉM CHEGARAM A TIMOR

Segundo foi noticiado nas vésperas das eleições australianas, elementos do partido de John Howard foram apanhados com a boca na botija, como é uso dizer-se em bom português.

Os métodos de baixa política, praticamente criminosos, foram postos em prática durante toda a campanha eleitoral, sendo do conhecimento geral mas sem repercussões consideradas gravosas que influenciassem grandemente os resultados eleitorais. Pelo menos assim foi considerado pelos trabalhistas em Birsbane, que se referiram ao assunto.

O caso mais gravoso aconteceu mais a sul, Nova Gales do Sul.

Recorrendo à descrição da ocorrência-notícia, a portuguesa agência Lusa de notícias referia o seguinte:

“Um escândalo no final de campanha com elementos do partido de John Howard aproximam o primeiro-ministro australiano de um resultado humilhante nas eleições legislativas de hoje, noticiou, na véspera das eleições, a imprensa australiana. Um grupo, que inclui os maridos de duas candidatas do Partido Liberal, foi apanhado a distribuir panfletos forjados que incitam ao ódio racial e religioso.

O episódio, noticiado, quinta-feira, na imprensa australiana, pode comprometer ainda mais as hipóteses de uma reeleição do primeiro-ministro.

Gary Clarke, marido de Jackie Kelly, uma representante liberal no actual Parlamento, foi apanhado numa acção de distribuição de um panfleto forjado que implicava os trabalhistas com o terrorismo islâmico.

O marido de uma outra dirigente dos liberais estava envolvido, assim como um dos líderes do partido em Nova Gales do Sul.Todos foram surpreendidos e fotografados por um grupo de trabalhistas que conseguiram provar o incidente antes de o denunciar.”

Não é novidade que o Partido Liberal seja useiro e vezeiro em práticas desonestas em períodos eleitorais, mas não só. Os casos ocorridos quase nunca foram desmacarados com o vulto merecido, nem sofreram consequências os seus autores, por falta de provas ou de vontade dos partidos oponentes em proceder legalmente.

Felizmente neste caso existem provas, caso contrário ouviríamos da boca de Howard, com ironia eleitoralista, acusações de que os seus oponentes recorrem à difamação para garantirem mais alguns votos. Neste caso distanciou-se, reprovando, sem alternativa – porque tudo foi descoberto e documentado.

Aqui, na Austrália, como em Timor-Leste, as manhas de Howard têm estado sempre presentes, por isso não é de admirar que principalmente em Díli os boatos, os rumores, tenham aumentado de intensidade, assim como atitudes inexplicáveis dos comandantes militares australianos e seus subordinados.

Howard, foi e sempre será o estilo de pessoa que, se necessário, pegará fogo à sua própria casa se considerar que fazendo-o disso tirará vantagem, vitimando-se.

Mas onde é que já vimos isto ou coisas do género? Em Timor-Leste?

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.