sábado, outubro 20, 2007

Timor-Leste: Timor Telecom "não gravou chamada" entre Procurador-geral da República e ex-deputado

Lusa - 18 de Outubro de 2007, 07:55

Díli - A Timor Telecom (TT) negou hoje ter gravado qualquer chamada telefónica entre o Procurador-geral da República e um ex-deputado independente, afirmando não possuir equipamento para tal, ao contrário do que foi acusada na imprensa.

"Nós não nos pronunciamos sobre a gravação em si porque nem sequer a conhecemos", afirmou à agência Lusa o administrador delegado da TT, José Brandão de Sousa.

"A acusação é falsa", afirmou o administrador da TT, um dia depois de a imprensa ter publicado declarações do Presidente da República, José Ramos Horta, sobre a "gravidade" de um possível envolvimento da empresa de telecomunicações.

"A TT não tem equipamento para fazer gravação de chamadas e tecnicamente não é possível na TT fazer a gravação", explicou José Brandão de Sousa à Lusa.

"Caberá às autoridades judiciais, políticas ou ao Parlamento" apurar quem, como e quando efectuou a gravação de uma conversa telefónica entre o Procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, e o ex-deputado Leandro Isaac.

A um determinado momento, intervém também na conversa Hermenegildo Pereira, ex-chefe de gabinete do anterior chefe de Estado, Xanana Gusmão, e actual secretário de Estado do Conselho de Ministros.

A Fretilin, partido mais votado e na oposição, exigiu a José Ramos Horta a demissão de Longuinhos Monteiro, alegando que a conversa gravada relaciona o Procurador-geral e o ex-Presidente da República com a "conspiração para derrubar o governo" liderado por Mari Alkatiri.

A conversa telefónica foi levada ao debate parlamentar, dia 15 de Outubro, está transcrita em vários sítios na Internet e tem sido divulgada em Díli entre telemóveis.

PRM-Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Ramos-Horta odeia tudo o que é português. A Portugal Telecom é para ele o diabo português nas telecomunicações. Ramos Horta nunca aceitou de bom grado o facto de a TELSTRA ter deixado Timor-Leste depois da RESTAURAÇÃO da Independência.

Sempre que pode tenta denegrir a imagem daquela que é a maior e mais contribuinte empresa timorense. Enquanto Premeiro-Ministro, Ramos Horta, elegeu a Timor Telecom, a TT, como alvo a abater. Porém, Horta, Ramos-Horta, não conseguiu acabar com a presença portuguesa nas telecomunicações de Timor. Mas não está descansado e agora ordena à sua marioneta Xanana Gusmão que o faça.

Desgraçadamente, a Embaixada portuguesa, sempre mal representada e sempre direccionada para os interesses australianos e não para os de Timor, nada faz e nada diz. Calam-se cobardemente, mais uma vez, silêncio medroso.

Portugal e os portugueses continuam a ser usados por Horta que em breve estará em Portugal para receber mais um Doutoramento Honoris Causa e mais uns quantos abraços cumplices do governo português. A miséria é de tal ordem que virá a Portugal dizer palavras de circunstância direccionadas para o reforço e garantia da língua portuguesa em Timor-Leste. Depois voará para os amigos australianos e gozará perante os amigos aussies os tolinhos dos portugueses.

Quem conhece Horta sabe bem que tipo de homem ali está: despudorado e sem valores morais. É caso para dizer que Horta é o filho do vento turbulento, de sorriso e artimanhas malévolas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.