sábado, outubro 20, 2007

Timor-Leste: Geração jovem "não teve berço", diz bispo de Baucau

Lusa - 18 de Outubro de 2007, 11:25

Díli - A formação da família e dos jovens é a prioridade da Igreja católica em Timor-Leste, onde "a actual geração não teve berço", afirmou o bispo de Baucau em entrevista à Agência Lusa.

"Se falarmos de coisas que o berço dá e só a tumba tira, aqui não houve berço", declarou Basílio do Nascimento à Lusa.

"As crianças foram crescendo por elas próprias e por isso, embora não concorde com as violências que acontecem, relativizo e dou um desconto porque ninguém dá o que não tem", explicou o bispo de Baucau.

"A geração intermédia para a transição entre os valores da educação portuguesa e os valores da educação indonésia não existiu", acrescentou o bispo.

"Essa geração, ou foi morta ou está fora. Houve um hiato que explica a desconexão na estrutura humana" timorense, segundo Basílio do Nascimento.

"Esta geração aprendeu a luta, a sacanice de tentar ser esperto e malandro para escapar à morte ou para se vingar do opressor", resumiu o responsável da segunda diocese do país.

Basílio do Nascimento referiu que a educação dos jovens é o campo de trabalho da Igreja como antes da independência "a pastoral era a colaboração com a resistência".

"A Igreja era uma força de oposição e como tal foi valorizada fundamentalmente neste aspecto político", recordou o bispo.

"Do ponto de vista da conversão, porém, as coisas foram coladas a cuspo", acrescentou.

"Hoje em dia, a realidade vai-nos mostrando que, daquele número extraordinário de 97 por cento que qualifica a catolicidade do Estado timorense, se calhar católicos e de prática católica não chegarão a metade", declarou o bispo de Baucau.

Basílio do Nascimento admitiu também que a Igreja timorense aceitou a perda de influência política após a independência.

"A Igreja julgava ter alguma influência sobre os políticos porque a maior parte deles foi formada à sombra de vários membros da igreja, mesmo os mais novos", recordou o bispo, dando o exemplo de dois dirigentes do Partido Democrático, Mariano Sabino, actual ministro da Agricultura, e Fernando "La Sama" de Araújo, presidente do Parlamento.

"Foram os padres mais jovens que os coordenaram durante a ocupação e na antiga legislatura estes padres continuaram a ter influência sobre estas ovelhas", analisou Basílio do Nascimento.

"Hoje, felizmente, estas ovelhas foram crescendo. Algumas estão a tresmalhar-se", comentou, rindo.

"Tomámos consciência de que tentar funcionar segundo os mesmos esquemas não resulta e interrogamo-nos sobre o caminho que devemos encontrar".

"Vamos estar atentos a tudo o que vai ser feito" pelo novo governo, afirmou Basílio do Nascimento sobre a análise do início da legislatura.

"Naquilo que de bom for feito, bateremos palmas com todas as energias. Naquilo que seja contra a doutrina e os princípios da Igreja, terá evidentemente a nossa discordância e oposição", sublinhou o bispo de Baucau.

PRM-Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.