sábado, agosto 11, 2007

Virtuosa Lúcia só pecou por obediência ao demente!

Blog Timor Lorosae Nação – 9 de Agosto de 2007
por: Gonçalo Tilman Gusmão

Iniciativa não foi da ministra mas de Xanana

Contrariando a minha grande e querida amiga Ana Loro Metan, assim como muitos dos amigos que nos lêem, decidi aqui vir manifestar a minha opinião sobre o triste incidente relacionado com a atitude rocambolesca e vingativa – própria de seres menores, irracionais e desumanos – da imberbe ministra dita da Justiça, Lúcia Lobato.

Meus amigos, isto é mesmo prepotência e mesquinhez eivada de vinganças primárias de indivíduos praticantes da pior cultura indonésia que durante décadas prevaleceu no nosso país e, tudo indica, ainda prevalece.

Poderá Ana Loro Metan saber de muitas das virtudes de Lúcia Lobato. Poderá Lúcia Lobato ter tido todas as virtudes referidas… mas estou certo de que não tarda que Ana se “atire” a Lúcia nas prosas que aqui continuará a partilhar connosco. Não ponho dúvidas sobre a opinião de Ana em relação à jovem que conheceu mas já ponho muitas dúvidas em relação a quem é actualmente Lúcia Lobato. Certamente que uma pessoa muito diferente da que Ana conheceu.

Garanto-vos que sei que a iniciativa de todos estes incidentes não partiu de Lúcia mas sim de superiores seus. Não é por acaso que os deputados da Fretilin referem que ela agiu deste modo para agradar aos chefes – por certo que sabem muito mais que eu. Desde quando Xanana Gusmão admitiu que um subordinado seu lhe dissesse que não? Poderá fazê-lo… mas sofrerá as consequências mais tarde ou mais cedo, logo que possível.

Aquilo que se passou foi a prova de que este governo vai fazer “correr sangue” aos adversários.

Essa é a vontade do chefe, da mentalidade doentia do chefe. Iremos assistir a cenas de perseguição muito tristes e prejudicais para a implementação da democracia neste nosso país que tem um PR que não quis crer no evidente: nomeou o pior primeiro-ministro que podia. O despotismo instalou-se no Poder pela mão de Xanana Gusmão e de todos os “sim-senhor-ministro” que tudo farão para lhe agradar.

As depurações na Administração Pública estão a começar já hoje, as perseguições políticas vão começar a ser tão flagrantes que Horta vai arrepender-se muito rapidamente da enorme asneira que cometeu ao empossar este IV Governo Constitucional. Todos teremos oportunidade de nos apercebermos disso, infelizmente.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.