sábado, agosto 11, 2007

Grupos de jovens manifestaram-se em Viqueque e Baucau

Protestos contra novo Governo de Timor-Leste causam a morte a uma criança
Público, 11.08.2007 - 14h24 Reuters

Grupos de jovens armados incendiaram várias casas em Viqueque e Baucau, em protesto contra a nomeação do novo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana. Num orfanato de Baucau, várias raparigas foram violadas, incluindo uma menina de doze anos. Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques que já estão a ser investigados pela polícia.

Segundo informou hoje Basilio Maria Ximenes, responsável pelo orfanato salesiano Don Bosco, na região Este de Baucau, uma multidão vandalizou e destruiu a escola primária daquele orfanato, destinado a crianças pobres. Várias alunas foram abusadas sexualmente, incluindo uma menina de doze anos, disse Ximenes.

Pedro Belo, chefe da polícia de Baucau, diz que já destacou uma equipa para investigar o sucedido e deter os responsáveis.

Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques, informou um porta-voz do Governo, Hermenegildo Pereira. Esta é a primeira morte conhecida desde o início desta onda de violência, na semana passada. Tudo começou quando o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta ter nomeado uma coligação liderada por Xanana Gusmão para governar.

A decisão de Ramos-Horta desencadeou protestos violentos de simpatizantes do antigo partido no Governo, Fretilin, que chama a si o direito de governar depois de ter conseguido a maioria dos votos nas eleições de 30 de Junho. A Fretilin considera a decisão de Ramos-Horta inconstitucional e apelou a um boicote ao novo Governo, que tomou posse na quarta-feira.

De momento estão em Timor-Leste três mil polícias e soldados estrangeiros para ajudar a restaurar a ordem.

“O primeiro-ministro Xanana Gusmão está muito desiludido com esta situação, na qual uma criança morreu, e com o que aconteceu ontem à noite no convento salesiano”, comentou Hermenegildo Pereira. “Isto envergonha-nos enquanto nação soberana que professa o cristianismo”.

As Nações Unidas afirmam que desde o início da violência já foram incendiadas 142 casas em Viqueque e Baucau. A polícia da ONU deteve quatro pessoas em Baucau. Anteontem em Díli, foram detidas outras 17.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.