sábado, agosto 25, 2007

Dos Leitores

Jose Terena deixou um novo comentário na sua mensagem "Defence Rejects Unfounded Timor Allegations":

O comunicado das Forcas Armadas da Australia diz que Alfredo Reinado "is a fugitive from the Timorese criminal justice system and who has threatened the safety of Australian troops." Não há novidade nesta afirmação.

Uma grande falha no documento esta em não informar os motivos pelos quais os australianos não cumprem o mandato de captura emitido contra o ex-major. A ordem foi recentemente confirmada pela Justiça, mas ele continua concedendo entrevistas e se encontrando com figuras publicas sem que nada lhe aconteça.

A denuncia tardia feita no comunicado somente pode ser explicada como retaliação pelo fato de um protegido ter revelado uma parte dos métodos de repressão utilizados pelas tropas de ocupação australianas. Outras demonstrações de forca contra um povo desarmado já vieram a publico, incluídos ataques contra acampamentos de deslocados em Dili, mas os detalhes são novos e bastante reveladores.

As declarações do ex-major devem ser levadas a sério. Ele foi treinado em quartéis australianos e certamente conhece por dentro o pensamento expansionista da direita militar e civil que, em defesa dos seus interesses, conduzem uma politica externa agressiva.

Estas informações são úteis para se avaliar ate onde poderão chegar os dirigentes da Austrália, em termos de ocupação e repressão, na sua tentativa de controlar recursos energéticos e posições estratégicas na região.

Também constituem um alerta aos colaboracionistas que criaram condições para esta nova ocupação estrangeira. Quando se trata de garantir o controle sobre milhões de dólares em gás e petróleo, para os dirigentes australianos a prioridade esta na defesa dos seus interesses. Não há amigos nem aliados eternos. Mais cedo ou mais tarde também estes podem parar na linha de fogo.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.