sábado, agosto 25, 2007

Timor-Leste: Presidente reúne com Reinado

Correio da Manhã – 24 de Agosto de 2007

Patrulha da GNR prende desordeiros
F. J. Gonçalves

A força da GNR ao serviço em Timor-Leste controlou ontem distúrbios em Metinaro, localidade a 25 km de Díli, realizando a detenção de três jovens com idades entre 18 e 20 anos.

Fontes em Timor afirmaram ao Correio da Manhã que grupos de jovens rivais envolveram-se em batalhas, disparando setas e lanças. Algumas casas foram incendiadas durante os distúrbios mas não há vítimas a lamentar.

Os militares da GNR, chamados ao local pelas nove horas da manhã, foram atacados, mas controlaram a situação e fizeram uma primeira detenção. As restantes aconteceram ao início da tarde, quando a violência se reacendeu na localidade.

Aproveitando a actual situação de concórdia, o presidente José Ramos-Horta encontrou-se com o major rebelde Alfredo Reinado para negociar a sua rendição. Durante o encontro, realizado no domingo, ambas as partes “manifestaram apoio a um processo de diálogo”, afirmou o Centro para o Diálogo Humanitário.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.