sábado, agosto 25, 2007

Dos Leitores

Tradução da Margarida:

Comentário na sua mensagem "Defence Rejects Unfounded Timor Allegations":

Carar Maukita Gagita,

Lamento muito dizer-lhe que isto é verdade, não foi propaganda lançada por alguém. Eu estava a viver em Timor-Leste nessa altura, o comportamento da ADF foi desgraçado, iam aos bairos em toda a cidade, fazendo afirmações como estas, estava constantemente a receber telefonemas porque a ADF andava a causar problemas a pessoas que era sabido apoiavam a Fretilin. De facto eu fiz um relatório sobre direitos humanos sobre a ADF. Tenho também relatos deles dizerem a pessos nos distritos do leste para mudarem a sua lealdade em 2006. - Não sou membro da Fretilin estou apenas interessada na verdade.

Quando ao facto de Lu-Olo e Alkatiri terem participado na chamada das tropas internacionais, eles foram forçados por Xanana a enviar as F-FDTL de volta para os quartéis e a polícia tinha desertado, não tiveram escolha senão acordar em chamar ajuda do exterior, o que na minha opinião foi um erro grave dado que a Austrália estava à espera no horizonte para voltar a pôr os pés em Timor-Leste.

O facto é que a ADF nada fez para acalmar a violência, estavam parados a observar as casas a arder e virar pessoas a serem atacadas até haver muitas queixas contra o comportamento deles, e o facto de o muitíssimo maior número de deslocados ser da região leste, que é percebida ser aquela onde a Fretilin tem o maior apoio, apesar de obviamente ter membros em muitos dos distritos do oeste fala por si. Também alguns apoiantes da Fretilin dos distritos do oeste tiveram as casas queimadas.

Lidia Tindle

lidia.tindle@googlemail.com

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.