domingo, julho 01, 2007

Timor Leste tem eleições parlamentares sem incidentes

Reuters - Sábado 30 de Junho, 2007 11:46 GMT


Por Ed Davies e Tito Belo

Díli - Os timorenses do leste votaram neste sábado nas eleições legislativas de forma pacífica. A segurança na capital foi discreta, com pequenos grupos de policiais da ONU usando boinas azuis nos postos eleitorais.
A votação terminou às 16h (4h no horário de Brasília) após cidadãos da ex-colônia portuguesa enfrentarem filas desde o início da manhã, sob sol forte, para a terceira eleição em três meses, após a eleição para presidente, que teve segundo turno.
Quatorze partidos disputam a eleição, vista amplamente como um confronto entre o partido Fretilin, do governo, e o CNRT, criado por Xanana Gusmão.
O órgão organizador da eleição declarou que as primeiras estimativas indicam um comparecimento menor do que nas primeiras eleições do ano.

Após servir como o primeiro presidente do país, Gusmão -um carismático herói da resistência a décadas de ocupação indonésia que se seguiram à retirada de Portugal em 1975- agora quer o posto mais ativo de primeiro-ministro.
"Não me importa qual partido será eleito, mas espero que um dos 14 forme um bom governo e um parlamento nacional para defender nossos interesses criando empregos e fazendo leis que terminem com a crise", disse João Pinto, 35, no posto de votação na capital logo após dar seu voto.
O partido Fretilin, que está no governo, afastou 600 soldados rebeldes, dando início à onda de violência em maio passado que matou 37 pessoas e expulsou 150 mil de suas casas.

Tropas internacionais, sendo o maior contingente australiano, foram ao país para restaurar a ordem, mas ainda há casos esporádicos de violência.
"Em todo o país a votação terminou e estou feliz em dizer que até agora tudo correu tranquilamente e não houve grandes incidentes relacionados à segurança", disse Allison Cooper, porta-voz da ONU.

No entanto, foram registrados alguns problemas, incluindo um ataque a um posto eleitoral em Viqueque, e uma pessoa presa em Ermera por carregar flechas. Mari Alkatiri, secretário-geral do Frelitin, disse após votar que está confiante na vitória de seu partido e vai pedir que todos os timorenses do leste aceitem o resultado.

"O Fretilin vai formar um governo de inclusão, veremos as necessidades do povo e restauraremos a segurança", disse Alkatiri, que deixou o cargo de primeiro-ministra após os tumultos do ano passado.
Cerca de 500 observadores internacionais monitoraram as eleições do sábado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.