sexta-feira, junho 08, 2007

MENSAGEM DO PRIMEIRO-MINISTRO ENGº ESTANISLAU ALEIXO DA SILVA

Gabinete do primeiro-ministro

5 de Junho de 2007

Boa Noite.

Em nome do Governo, lamento profundamente os acontecimentos ocorridos em Viqueque. Em meu nome pessoal e em nome de todo o Governo apresento as minhas sentidas condolências às famílias das vítimas.

Quero assegurar a todos os timorenses que o Governo tudo fará para prevenir a repetição de incidentes lamentáveis como este e para evitar que a violência marque de novo a vida da comunidade.

O Governo entregará à Justiça todos os que pratiquem a violência. Pedi ao Ministro do Interior o apuramento dos factos ocorridos recentemente em Viqueque. O Governo tem em curso um inquérito rigoroso a esses acontecimentos.

Prometo-vos rigor e verdade no apuramento de responsabilidades, mas peço igualmente, a todos os timorenses, calma e serenidade para evitarmos conclusões e declarações prematuras, antes mesmo de termos resultados do inquérito.

Quero transmitir-vos a minha condenação firme desses acontecimentos e peço a todos para estarem vigilantes. O ocorrido mostra, mais uma vez, a nossa fraqueza na área de segurança. Apesar disso, quero deixar uma palavra de confiança nas mulheres e homens da PNTL que todos os dias fazem o seu melhor, sob o comando da UNPOL.

A Polícia Nacional de Timor-Leste está, de novo, a desempenhar missões importantes para a segurança e a tranquilidade das populações em todos os distritos do país e também na capital, Díli.

É justo manifestar reconhecimento aos agentes da PNTL que, em todo o país, desempenham as suas missões. A indisciplina, venha de onde vier, será sempre investigada e castigada no quadro da lei e dos regulamentos aplicáveis, mas nem por isso devemos esquecer o trabalho dedicado dos agentes da PNTL.

Apelo aos cidadãos e aos partidos políticos, para que ajudem a manter uma atitude equilibrada, apesar das dificuldades, e evitarem afirmações e juízos prematuros, aguardando pelas conclusões do inquérito em curso.

Apelo a todos para que mantenham a calma e a serenidade. O Governo tudo fará para eliminar a violência, para apurar responsabilidades e para levar à Justiça, sem excepção, os que violam a lei e os direitos dos cidadãos.

A paz e a tranquilidade social são uma responsabilidade de todos. Só trabalhando juntos poderemos garantir condições para que o povo participe, com liberdade e sem intimidações, nas próximas eleições.

Este é o objectivo que todos queremos atingir. Como cidadãos de Timor-Leste, cada um de nós, deve contribuir, na comunidade, para a paz e o desenvolvimento do nosso País.

1 comentário:

Anónimo disse...

Palavras sábias, responsáveis e serenas de uma das grandes personalidades políticas de Timor-Leste, que tem permanecido injustamente na sombra de outras menos capazes. A sua hora chegará, tenho a certeza.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.