sexta-feira, junho 15, 2007

Bruxelas acredita que legislativas reforçarão estabilidade

Lusa - 14 Junho 2007 - 14:38

A Comissão Europeia acredita que as eleições legislativas de 30 de Junho em Timor-Leste vão contribuir para o processo de estabilização do país, afirmou hoje a comissária responsável pelas Relações Externas, Benita-Ferrero Waldner.

"A recente eleição presidencial, que decorreu de forma pacífica e foi relativamente bem organizada pelas autoridades nacionais, constituiu uma etapa importante rumo à estabilização deste jovem país. Estamos convencidos que as próximas eleições legislativas reforçarão essa tendência", declarou a comissária europeia.

Tal como sucedeu com as eleições presidenciais - a 09 de Abril (primeira volta) e 09 de Maio (segunda volta) -, a União Europeia voltará a acompanhar o sufrágio com uma missão de observação eleitoral, o que segundo Ferrero-Waldner confirma o "apoio determinado e constante" da UE a Timor-Leste.

Lembrado que a seguir às presidenciais a missão de observação eleitoral elaborou um relatório com diversas recomendações às autoridades timorenses com vista a "racionalizar ainda mais" o processo eleitoral, a comissária europeia manifestou o seu agrado por as mesmas terem sido seguidas por Díli.

"Apraz-me constatar que as autoridades timorenses seguiram várias recomendações e introduziu-as na legislação eleitoral que rege as eleições legislativas", afirmou, considerando que tal "testemunha a sua vontade de seguir em frente no caminho da democracia".

Timor-Leste vai a votos a 30 de Junho para escolher um novo executivo, menos de dois meses após a eleição de José Ramos-Horta, antigo chefe de governo, como Presidente da República.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.