quarta-feira, março 28, 2007

Xanana diz estar «preparado» para ser primeiro-ministro

Diário Digital / Lusa
28-03-2007 13:57:23

Xanana Gusmão disse hoje estar «preparado» para ser primeiro-ministro, quando questionado por jornalistas no final de uma visita que efectuou à Conferência Nacional para a criação do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor (CNRT), que decorre em Díli.

Xanana Gusmão, quando questionado pelos jornalistas sobre o seu futuro político depois de terminado o mandato como Presidente da República, disse, em tétum, que está «preparado», mas acrescentou que «tudo depende dos estatutos que vierem a ser aprovados na Conferência do CNRT».

Xanana Gusmão, que recebeu segunda-feira os peticionários que o convidaram a juntar-se ao novo partido, visitou hoje a Conferência Nacional do novo partido político timorense.

«Xanana veio aqui, almoçou aqui e foi-se embora. Depois do almoço, esteve a conversar com Mau Honu (antigo comandante das Forças Armadas de Libertação de Timor Leste) e foi-se embora», disse à Lusa Eduardo Barreto, coordenador do CNRT.

A conferência nacional para a criação do CNRT começou hoje de manhã, em Díli, e ainda não terminou.

A conferência está dividida em quatro comissões: uma para o Estatuto, outra para o Programa Político, outra sobre a apresentação da lista e estrutura e outra ainda para assuntos específicos.
A primeira comissão ainda não terminou e ainda falta muito para a reunião plenária, acrescentou Eduardo Barreto, do CNRT.

Segunda-feira, Xanana Gusmão recebeu no jardim do Palácio das Cinzas 6.250 assinaturas de peticionários que apelaram ao actual Presidente da República para que se junte ao CNRT assim que terminar o mandato como chefe de Estado, a 19 de Maio, para que possa vir a concorrer às eleições legislativas de 2007, ainda sem data marcada.

Os estatutos do CNRT, cuja discussão está em curso, têm como lema, «Libertada a Pátria, Libertemos o Povo!», e referem que o partido pretende «responder às aspirações profundas de um povo que sofreu durante 24 anos e que, conquistada a independência, continua a sofrer da miséria e sem esperança no futuro».

No preâmbulo dos estatutos lê-se que o partido tem como objectivo «responder à necessidade de inculcar uma cultura democrática nas comunidades, uma cultura de transparência e de responsabilização nas instituições do Estado e uma cultura de justiça, credível, independente e imparcial no sistema judicial timorense».

O documento refere igualmente que «os primeiros quadros do partido são todos aqueles que participam na 1ª Conferência Extraordinária para o registo do CNRT» e que compete ao presidente, vice-presidente e secretário-geral do partido propor ao Conselho Nacional «os candidatos a cargos políticos no Governo».

Os estatutos em discussão abrem expressamente a possibilidade de esses cargos serem ocupados por pessoas que não sejam filiados no CNRT e prevêem também a criação de estruturas de representação dos veteranos da Resistência, da Juventude, das mulheres e das associações profissionais.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.