domingo, março 18, 2007

ELEICÕES COM AMEAÇA Á SOLTA SERÃO LIVRES?

Sexta-feira, Março 16, 2007
Blog PÁGINA UM

UNIÃO EUROPEIA
VAI "ESPREITAR" ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS


O feliz facto de Portugal dispôr de Durão Barroso em posição de destaque na União Europeia, aliado á existência de deputados portugueses no Parlamento Europeu que têm por Timor um "carinho" muito especial, tem levado a UE a olhar para aquela parte do mundo com a nossa sensibilidade, mostrando-se interessada em não permitir que tudo fique absolutamente entregue nas mãos do governo australiano.

As conversas no PA sobre Timor-Leste são frequentes, informais e acontecem até pelos corredores.

Como será de prever, são vastos os conhecimentos sobre os bastidores do governo de Howard e os propositos que têm movido a Austrália para exercer o controle absoluto no pequeno país vizinho, o que tem granjeado a Howard uma imagem desfavoravel, cujos procedimentos exigem ser contidos.

Obviamente que assim não estará de acordo a Inglaterra, que procura proteger a imagem e os interesses australianos a todo o transe.

Mas apesar desta atitude cúmplice do governo de Blair, a UE lá vai olhando para Timor-Leste e disponibilizando alguns apoios e atenções que só pecam por serem muito reduzidas e devidas ás "teimosias" de Portugal.
Assim, a UE irá estar presente para acompanhar as eleições timorenses de 9 de Abril com uma equipa de observadores chefiada pelo eurodeputado espanhol Javier Pomes, incluindo uma equipa central de seis membros coadjuvada por mais 28 observadores. Elementos desta missão da UE já estão a chegar a Timor e em vésperas de elições será reforçada por mais quatro eurodeputados, entre os quais a socialista Ana Gomes.

Não sendo o número de representantes europeus excepcional, considerando os círculos eleitorais timorenses, sempre será positiva a sua presença, podendo contribuir como factor de contenção de "abusos" e ilegalidades.

MENTIROSOS
TÊM PROTEGIDO UMA AMEAÇA CHAMADA REINADO?


Todas as peripécias que têm envolvido este "heroi de pacotilha" têm sido muito prejudiciais para Timor-Leste, deixando pelo caminho dezenas de cadáveres e um rasto de destruições imensuravel. Desde que ele se destacou nas acções anti-Fretilin, secundando Howard e Xanana Gusmão, que assim é.

Estranhamente, apesar de todos nós sermos testemunhas da destruição e mortandade associada a Reinado, apesar de se evadir de Becora, apesar de infrigir ordens e leis, as críticas ás suas acções fora da lei não se ouviam por parte de quem representa a legalidade, ou devia representar.

Somente agora conseguimos perceber alguma reprovação pelos crimes cometidos por Reinado e a revelação de alguns sentimentos de mesquinhez, quase infantis, quando o comandante das tropas australianas, Mal Rerden, se referiu há dias a Reinado.

Com o proposito de aparentar "guerra psicologica", afirmou o brigadeiro-general australiano que as "acções de Reinado não são de um heroi nem de um líder, mas sim de um fugitivo muito preocupado, mal alimentado e sob uma grande pressão..." Noutro passo das suas declarações, Mal Rerden destacou o facto de que "Reinado já não representa uma ameaça importante á segurança..."

A importância que não foi dada a este "passo" das declarações de Rerden, suscitou-me dispensar alguma atenção e questionar por que motivo assim foi?

Se Rerden diz que Reinado "já não representa uma ameça importante" foi porque já representou.

Quer dizer que quando Longuinhos Monteiro desvalorizou o facto das "poucas armas" que Reinado possuia estava a mentir, que o silêncio duradouro de Xanana sobre Reinado, até ao inicio de Março, era um silêncio cúmplice com um homem que era uma ameaça importante para o Estado timorense, que quando Slater, outro australiano, desvalorizou sua fuga de Becora estava a mentir, que a UNMIT também mentia, que todos que permitem que a novela Reinado perdure têm mentido.

Pela parte que me toca já nem me consigo escandalizar com tanta intrujisse, pois considero cada vez mais claro o comprometimento da entidades envolvidas e a deslealdade como têm actuado... e os propositos que perseguem... e aquilo que como seres humanos já comprovaram não valer...

Qualquer individuo que preze minimamente a decência, a honestidade, alguns valores comportalmente íntrinsecos... acaba por passar a nunca nais acreditar nestes grandes aldrabões!

Mais palavras para quê?

Posted by António Veríssimo

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.