quarta-feira, dezembro 13, 2006

MP pediu levantamento imunidade parlamentar deputado Leandro Isaac

Díli, 12 Dez (Lusa) - O Ministério Público de Timor-Leste solicitou hoje o levantamento da imunidade parlamentar ao deputado Leandro Isaac, acusado de envolvimento no ataque, a 24 de Maio passado, à residência do comandante das forças armadas, disse fonte parlamentar.

A fonte acrescentou que o pedido do Ministério Público foi remetido à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias do Parlamento Nacional de Timor-Leste, que deverá emitir um parecer nos próximos dias.

A Lusa solicitou um comentário ao deputado Leandro Isaac, eleito nas listas do Partido Social Democrata (oposição), mas que actualmente tem o estatuto de deputado independente, que confirmou o pedido do Ministério Público.

"Confirmo que foi enviado um pedido para ser ouvido sobre o caso do ataque a 24 de Maio contra a casa do brigadeiro-general Taur Matan Ruak. Estou pronto para ser ouvido", frisou.

Segundo o Ministério Público, Leandro Isaac é acusado de na companhia de um grupo de indivíduos ter atacado com armas a casa de Taur Matan Ruak, a 24 de Maio, em plena crise político-militar.

"Nego todas as acusações e quero desmontar essa acusação na Procuradoria-geral da República ou mesmo em tribunal", salientou.

"É tudo mentira", repetiu.

Leandro Isaac é um dos nomes identificados num relatório da Comissão de Inquérito da ONU para os quais recomendou investigações adicionais, para eventual instauração de processos judiciais.

Este relatório, de 79 páginas, elaborado pela Comissão Especial Independente de Inquérito para Timor-Leste, liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, foi divulgado a 17 de Outubro.

Pelo ataque à residência de Taur Matan Ruak, a Comissão recomendou processos contra Abílio Mesquita, comandante distrital da Polícia Nacional de Timor-Leste - actualmente detido a aguardar decisão final sobre o envio do caso a tribunal -, e um grupo de seis pessoas sob o seu comando, e pediu mais investigações para apurar se o deputado Leandro Isaac "teve qualquer envolvimento culpável nos crimes cometidos".

EL-Lusa/Fim
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dois meses depois de ter saído o relatório da Comissão da ONU, e nem sei quantos depois do filme onde se via o sujeito em acção, finalmente o Progurador-Geral pede o levantamento da imunidade parlamentar. O mínimo que se pode dizer é que não foi lá muito diligente.

Anónimo disse...

JA MUITA GENTE TEM O FILME DE UM MEMBRO PARLAMENTAR DE TIMOR LESTE "O RAMBOU DE MARABIA"COM UMA ARMA DE FOGO PENDURADO AS COSTAS A LARGAR MENTIRAS APRENDIDAS NO TEMPO DA OCUPACAO INDONESIA.
AINDA ESTAS NO PARLAMENTO? E PARA ADMIRAR. ISTO SO ACOTECE NO PARLAMENTO DE TIMOR LESTE.

Anónimo disse...

Finalmente o Ministerio Publico parece ter acordado para a realidade, tendo solicitado ao Parlamento Nacional o levantamento de imunidade ao Deputado Leandro Isac para permitir que este seja ouvido como arguido pelo seu alegado envolvimento nos ataques aa residencia do General Taur Matan Ruak.
Espero que a UNPOL ou PNTL acompanhe o Leandro ate ao Ministerio Publico para ele nao alegar falta de seguranca e por outro lado nao permitir que o Dr. Longuinhos Monteiro o esconda, como aconteceu com os outros arguidos de um outro processo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.