terça-feira, novembro 07, 2006

FRETILIN promete resposta a acusações de Xanana Gusmão

Díli, 07 Nov (Lusa) - O líder da FRETILIN, Mari Alkatiri, remeteu hoje para "mais tarde" uma resposta do partido maioritário em Timor-Leste às violentas acusações feitas pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, num texto de opinião publicado segunda-feira na imprensa timorense.

"A carapuça serve a quem servir", limitou-se a dizer Mari Alkatiri à agência Lusa em Díli, referindo que tinha já falado sobre o assunto com o presidente do partido, Francisco Guterres "Lu-Olo", mas remetendo uma posição colectiva da FRETILIN "para mais tarde".

A resposta da FRETILIN deverá ser divulgada somente depois da publicação da segunda parte do texto de Xanana Gusmão, inicialmente prevista para hoje, mas que, segundo disse à Lusa fonte da Presidência da República, "está ainda a ser trabalhada".

O texto, publicado segunda-feira em língua portuguesa no Jornal Diário Nacional e hoje em tétum nos restantes dois diários da capital timorense, o Timor Post e o Suara Timor LoroSae, rebate ponto por ponto um documento aprovado na última reunião do Comité Central da FRETILIN, de 29 de Outubro.

Nesse documento, intitulado "Análise da Situação e Perspectivas", a FRETILIN denuncia a actual crise no país como resultando essencialmente de um conflito de natureza política, "onde o desrespeito pela ordem constitucional democrática e os meios e formas de agir reflectem o carácter profundamente antidemocrático e golpista".

Segundo esta tese, este plano conspirativo terá começado logo em 2002, com "a tentativa de forçar a criação de um Governo de Unidade Nacional", tendo a ssumido, ainda segundo a FRETILIN, diversas formas até à crise actual.

No seu texto, intitulado "As Teorias das Conspirações", Xanana Gusmão a cusa a FRETILIN e o seu Comité Central de "total falta de honestidade política" considerando o documento aprovado por aquele órgão partidário como um "insulto" à inteligência.

Xanana Gusmão anunciou que na segunda parte do texto abordará a passagem do documento da FRETILIN em que o partido liderado por Mari Alkatiri afirma que, "durante estes quatro anos, um plano bem traçado de contra-inteligência foi sendo implementado".

Em resultado da crise, marcada pela desintegração da Polícia Nacional e divisões nas forças armadas, Mari Alkatiri pediu a demissão do cargo de primeiro-ministro, tendo sido substituído no cargo há mais de três meses pelo seu minis tro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Ramos-Horta.

EL-Lusa/Fim

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.