quinta-feira, outubro 12, 2006

De um leitor

…sabem, por acaso, quantas escolas foram construídas e reabilitadas, quantos centros de saúde foram também construídos e reabilitados, quantas crianças todos os dias iam `a escola durante a governação de Mari Alkatiri?

Sabem quantas crianças já recebiam uma refeição quente, por dia, nas escolas? Sabem que os alunos da escola primária `a secundaria, de todo o pais, já não pagam a caixa escolar?

Sabem também os comentaristas quantos médicos hoje prestam serviços de assistência medica a população de Timor-Leste e quantos neste momento estão a estudar fora do pais para serem médicos dentro de 6 ou 7 anos?

Sabem quantas mães recebem assistência pré-natal e quantas crianças de 0 a 5 anos recebem assistência nutricional?

Sabem quantos sistemas de irrigação agrícola foram construídos e quantos sistemas de fornecimento de agua potável e de geração de energia foram colocados `a disposição das populações? Quantas pontes foram construídas e quantos kms de estradas foram reabilitados? Sabem por acaso que hoje em todas as sedes dos Distritos e alguns sub-distritos e grande parte do país, qualquer cidadão com o telefone móvel pode contactar qualquer parte do mundo?

Sabem por acaso qual foi o papel de Mari Alkatiri nas negociações no mar de Timor e no trabalho de pesquisa das potencialidades em recursos naturais de Timor-Leste ao longo da sua governação?

Sabem também os comentadores algo sobre o pai do Fundo de Petróleo considerado como a melhor instituição de gestão das receitas de petróleo e gás em todo o mundo, repito, em todo o mundo? Sabem por acaso também sobre a politica encetada por Mari Alkatiri para o desenvolvimento do pais reflectido no orçamento do Estado de 2006/2007, agora em vigor?

Sabem também por acaso que foi na governação de Mari Alkatiri que se definiram as politicas nacionais de agua, electricidade e outras mais?

Sabem, que Mari Alkatiri deixou o pais sem divida externa e com superavit financeira orçamental? (Os 3 comentaristas sabem o que e' um Superavit financeiro e o que e' uma divida externa?)

Sabem ainda que com o programa e plano traçado para o ano fiscal 2006/2007 pelo governo de Mari Alkatiri, Timor-Leste iria experimentar um crescimento económico entre 6% a 7%?

Sabem por acaso que o Fundo de Petróleo hoje em dia acumula já 850 milhões de dolares e com perspectiva de vir a ter 1.5 mil milhoes no fim do corrente ano fiscal?

Tudo isso e' resultado da governação de Mari Alkatiri.

Por causa disso foi vitima de uma conspiração que o obrigou a demitir-se. Fê-lo como um estadista para evitar um banho de sangue.

Os comentaristas têm mentalidade de quiosqueiros. Falam da pintura da residência oficial de Mari Alkatiri mas esquecem-se de que a sua casa privada foi queimada e ate hoje ainda de ninguém exigiu responsabilidade. Não falam do esforço que o próprio Alkatiri desenvolveu para construir uma residência condigna para o Chefe de Estado em Lahane e um Palácio igualmente condigno para o mesmo.

Não sejam ridículos porque qualquer titular de órgão de soberania, porque representa o Povo e o Estado, merece algo digno. E uma das formas de visualizar esta dignidade e' ter uma residência onde possa receber seus hospedes e visitantes sem envergonhar o seu Povo.

Os comentaristas só mostram ser mesquinhos e que se encontram numa situação de desespero.

E' melhor que se preparem psicológica e moralmente para receber o relatório da Comissão Internacional de Inquérito.

.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sei tudo mas tambem sei que mari Alkatiri deixou o povo de Timor-Leste na miseria.

Anónimo disse...

A ascenssao de Mari Alkatiri para o numero Um de Timor (PM) foi algo surpreendente e indesejavel para muitas pessoas (para nao dizer a maioria).
A verdade ee que Alkatiri sendo um Aarabe (digo sem sentimentos racistas) que estava na FRETILIN durante a Resistencia como um activista secundario comparado ao LuOlo, Xanana, Horta, Huno, Hodu, Guterres, Abilio Araujo, a Igreja e demais,- subindo ao poder, o poder tambem lhe subiu aa cabecca e ignorou o essencial da solidariedade na compartilha das alegrias para a Construcao de Timor Independente.

Por isso, por mais melhorias (achievements) que se facca e que nao envolvia nenhuma participacao da componente historica da Resistencia ate a Independencia, Mari Alkatiri so estava a construir o seu "PALACIO DOURADO sob os alicerces de areia no deserto do SAHARA".

Se algo foi feito, ninguem sabe e sente.
( O leitor, por favor, passa a decrever esses feitos em vez de perguntar, porque ninguem sabe ou nem quer saber).

O Povinho que tem familiares dispersos por todo o mundo, conhece o sistema de vida que os Governos de Portugal, Inglaterra e Australia dispoe para essa comunidade emigrante. Por isso se descrever esses feitos, pode talves criar saliva nas bocas e convencer de que nao precisam mais de pensar em emigrar para o estrangeiro.

A atitude normal dos Timorenses quanto a esses beneficios que o leitor quer fazer crer que se criaram para Timor seria a de dizer o seguinte:
- Se fomos todos nois ee que lutamos para essa Independencia e hoje, so Voce, Alkatiri, ee que quer colher os louros sozinho???

- Porque esta arrogancia, esta vaidade de auto-isolar-se no seu Palacio Dourado e como se estivesse a dizer para todos - so eu, e, so eu, mais ninguem???

- Se algo foi conseguido, porque estava com ele uma equipa capaz e capacitada dos meios que dispunham para tal. O que se pergunta ee se foi o melhor para todos? Ou somente para encher a arrogancia e a vaidade de Alkatiri???

- Superavit financeiro e divida externa ee algo que Os Bancos Mundiais compreenderiam melhor e assim puder depositar os $850 Milhoes de Dolares do Petroleo dos Timorenses;

-Infelizmente, ca em Timor, a maioria das pessoas estao cheias de dividas aos Bancos e para com os seus irmaos e amigos e nao teem onde virar-se para puder repor essas dividas;

-Ora, conhecemos todos que Alkatiri, como estadista que ee, vai dizer que eles (os Timorenses)sao todos parvos;

-Os resultados do Inquerito nao vao alterar em nada respeitante a incompetencia da Governacao de Alkatiri em relaccao as causas que estavam na origem desta crise;

-Os resultados irao facilitar o processo da Reconciliacao "simu Malu" a estilo da Cultura Timorense, mas nao poupara a incompetencia da Governacao Alkatiri;

-Esquecer as causas desta crise seria deturpar as mentes e lancar areias aos olhos dos Timorenses;

Anónimo disse...

Ja disse uma vez e volto a afirmar, que por mais paradoxal que pareca o golpe foi desferido contra o sucesso da governacao Alkatiri! Porque o sucesso tambem incomoda certa gente!

Anónimo disse...

Vamos ver se a comissão de inquérito patrocinada pela ONU vai ter a coragem e ser isenta em relação a todos os intervenientes responsáveis… Não deixa de ser curioso o PR já andar a fazer comentários sobre os eventuais responsáveis...Questão muito importante: Porque é que ele e os seus amigos australianos já têm conhecimento do que está no relatório? (querem saber o dia e quem deu conhecimento?). Por exemplo: no incidentes do dia 25MAI06 há um internacional (querem que diga o nome?) que afirma ter sido as F-FDTL a abrir fogo sobre a PNTL (devem estar a brincar e pensam que são todos parvos). Mas o grande problema são as provas - Filmes dos incidentes, dos encontros e gravações das conversas de alguns conspiradores com o PR e o actual PM, assim como outros testemunhos, que já foram entregues directamente ao Secretário-Geral das NU, porque parece que a comissão não esteve muito interessada (será que foi manipulada pelos jogos de bastidores do PR e do seu chefe de gabinete!?). Não se esqueçam "A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA". É tudo uma farsa, tendo em vista a impunidade de alguns dos principais responsáveis, que a ONU (manipulada pelos homens das terras dos “cangurus”) não pode patrocinar e lá vai continuar a instabilidade e a desgraça dos timorenses!
O GRANDE OBJECTIVO DAS "BESTAS" DOS AUSTRALIANOS E SEUS LACAIOS É PROVOCAR INCIDENTES E INSTABILIDADE PARA QUE NÃO POSSA HAVER ELEIÇÕES OU ESTAS SEJAM IMPUGNADAS". QUE PENA OS TIMORENSES NÃO ABRIREM DEFINITIVAMENTE OS OLHOS E SE UNIREM PARA CORREREM COM ESSA GENTE PARA FORA DO PAÍS…ANALISEM COM ATENÇÃO E CHEGARÃO À CONCLUSÃO QUE O PR ESTÁ “NUM BECO SEM SAÍDA”. De facto é pena! Sempre disse, que as missões das NU, principalmente a UNOTIL, têm sido responsáveis directa ou indirectamente por quase tudo o que tem acontecido (quer por omissão ou falta de acção). A comissão vai apontar alguns dos responsáveis (arraia miúda) mas os principais, VÃO FICAR IMPUNES!!!!! Como é que já sei? Descansem que não sou bruxo. Para o PR e seus amigos (ou inimigos?) o grande tribunal será a sua própria consciência e o povo timorense. Quem fez acordos com os indonésios na cadeia é capaz de tudo.…Será que já vendeu a soberania dos timorenses? Quais as contrapartidas dos intermediários ou mediadores? Até breve. Continuarão a ter notícias minhas. Primo do RAMELAU

Anónimo disse...

O anónimo das 9:21:38 PM é capaz de nos explicar qual era a riqueza que o Timorenses tinham há quatro anos atrás? É que se acusa o Mari de ter posto os Timorenses na miséria é porque estes antes eram ricos. E como explica a "riqueza" quando então TL teve cerca de 80% das suas infra-estruturas destruídas?

Concordo com o leitor das 12:09:31 AM. O que perturba os opositores da Fretilin foram os sucessos que apesar de tantas dificuldades o Governo conseguiu para o povo de Timor-Leste e que os resultados das eleições locais reflectem. Se em 2005 80% dos Timorenses votaram na Fretilin é porque reconhecem que a Fretilin se tem esforçado para trabalhar pelo bem deles.

Anónimo disse...

as escolas nao forma reabilitadas pela iniciativa de Alkatiri soment. Houve muitos fundos de doadores que contribuiram para isso incluindo com tecnicos pagos por organisacoes nao governamentais,

quem reabilitou a Universidade de dili , a que tem o Benjamin como reitor_ nao foi o governo de Alkatiri. A reabilitação das esoclas começõu no tempo da UNTAET e em que o ministro era o padre Jacob. O governo de Alkatiri so completou as obras iniciadas pela UNTATET.

Anónimo disse...

Realmente quando se quer criticar um governo e se tem a preguica de ir aos documentos oficiais, aos discursos do proprio Alkatiri em varias sessoes das reunioes de Timor-Leste com parceiros de desenvolvimento, entre outros, so mostra a ignorancia ou a intencao maliciosa daqueles que criticam.

Ir ao passado e dizer que Alkatiri era um actor secundario e nao se referir ao facto de o proprio Xanana o ter escolhido ja em 1998 para gerir o dossier do petroleo do Mar de Timor, so prova, nao so a ignorancia, como tambem a intencao maliciosa e a pequenez dos que ocriticam.

Ignorar que Alkatiri era uma presenca sempre necessaria durante os 20 e tal anos de resistencia nas sessoes da ONU, no encontro intra-timorense e nos outros forum, incluindo no encontro "Dare II", em Jakarta, etc, etc, etc..., e nao ter tambem sido minimamente honesto para reconhecer que em 1975, a Delegacao Externa da Fretilin ja era chefiada por Alkatiri, e' desconhecer a historia ou querer distorcer a historia.

Dizer que o sucesso nao foi so do Alkatiri mas de uma equipe que com ele trabalhou e' certo. Mas se houvesse honestidade da parte dos criticos tambem o teriam dito que os insucessos tambem eram da equipe e nao so do Alkatiri.

Dizer que as obras feitas foram resultado de varios apoios e tambem a continuidade das obras ja iniciadas pela UNTAET tambem e' certo. Mas certo tambem que o apoio existia porque havia confianca no Governo e a continuidade se fazia porque havia planos, programas e trabalho.

Quanto a tudo o que foi feito na governacao de Alkatiri, ha bastantes documentos para serem consultados.

Quanto aos erros de que se baseiam os opositores de Alkatiri, sempre se reduzem aquilo que chamam de "sua arrogancia" e do facto de nao querer partilhar o poder com outros. Mais do que isso nao tem sido apresentado de uma forma convincente.

Quando fala da "miseria do povo", os criticos deviam ter capacidade de analisar e compreender os varios relatorios feitos por instituicoes como a PNUD, Banco Mundial, etc. Se tivessem tido esta capacidade e uma minima honestidade intelectual, se tivessem feito um estudo comparativo com outros paises, teriam chegado a conclusao de que, em termos de desenvolvimento humano, Timor-Leste estava no rumo certo e andava a uma velocidade nunca vista em parte nenhuma do mundo.

Teriam compreendido tambem que o crescimento rapido da populacao funcionava em sentido contrario ao desenvolvimento.

Teriam compreendido tambem que o crescimento populacional urbano era um factor extremamente negativo para o desenvolvimento equilibrado do pais.

Os criticos teriam compreendido melhor toda a situacao se tivessem procurado analisar o orcamento preparado pelo Governo de Alkatiri, colocando, como fundos especiais de transferencias publicas, avultadas somas a serem investidos nas zonas rurais, de modo a criar condicoes de atraccao a populacao jovem para o regresso as suas zonas de origem.

A estrategia do governo de Alkatiri mostrou-se bem sucedida e assente nos seguintes pontos:

1. Nao endividar o pais
2. Ganhar credibilidade na gestao macroeconomica e financeira
3.Investir no desenvolvimento humano
4. Investir em areas de servicos que contribuam para a reducao da pobreza (caso de fornecimento de agua potavel, de energia, de meios de comunicacao...)
5. Priorizar a educacao e saude
6. Priorizar a negociacao sobre o Mar de Timor e a criacao do Fundo de Petroleo
7. Reforcar as instituicoes do Estado, atraves de normas reguladoras e de capacitacao de quadros
8. Criar uma independencia em recursos financeiros

Porque se ganhou credibilidade na gestao macroeconomica e financeira e no respeito pelos direitos individuais na criacao de um clima propicio ao investimento estrangeiro, com Alkatiri como Chefe do Governo, Timor-Leste foi, em tempo record, admitido no Programa de Millenium Challenge Corporation - Programa de Ajuda do Governo americano - e, com base nisso, tinha-se iniciada a negociacao com o Governo dos EUA para um apoio a Timor-Leste na ordem de 350 milhoes de USD para 3 (tres) anos.

Nao vale a pena aqui citar outros apoios que este pais tem vindo a receber de outros parceiros de desenvolvimento.

Se os comentaristas quiserem podem ir ao Ministerio do Plano e Financas de Timor-Leste (como fiz)para obter todos os dados.

Quanto a dita arrogancia de Alkatiri, prefiro nao comentar.

Na verdade, o que aconteceu em Timor-Leste nao tem nada de novidade. Quando um Primeiro Ministro de um pais potencialmente rico opta por uma linha de defesa e soberania do pais como politica nacional, corre sempre o risco de ser alvo daqueles que nada mais querem senao colocar os seus interesses individuais acima dos interesses da nacao ou colocar os interesses dos grandes grupos economicos em cima dos interesses dos povos. E quando isso acontece, duas medidas normalmente sao tomadas:

1. invasao e ocupacao
2. subversao interna, como dizem "people power", trazendo o poder para as ruas, definindo aliancas contra o poder formal, legitimo, usando de tudo, incluindo a da violencia e da destruicao de vidas e de bens para derrubar o governo democraticamente eleito e colocar no seu lugar outro mais docil, mais populista, mais aberto as influencias externas, menos rigoroso na gestao dos interesses do Estado. Isto aconteceu em varios paises nos anos 50, 60, 70...

Repetiu-se em Timor-Leste este ano, 2006. Mas, neste caso, tudo indica que a operacao nao esta ainda concluida...

Anónimo disse...

Os meus parabéns ao Anónimo das 10:20:01, que fez uma exposição completíssima do que foi feito durante o I Governo de TL e que explica qual o papel de Mari Alkatiri em todo este processo governativo.

Concordo que as responsabilidades devem ser partilhadas, para o bem e para o mal. Neste aspecto, lembro que Ramos Horta também fez parte deste I Governo.

A pobreza e a miséria combatem-se elevando o nível educacional e sanitário das populações. Precisamente as duas prioridades do I Governo.

Aos que dizem que é fácil fazer obras com o dinheiro dos doadores, eu respondo que difícil é não meter esse dinheiro ao bolso, como muitos políticos fazem em muitos países. Com ou sem dinheiro doado, a obra tem sempre que ser feita e, para isso, é preciso fazê-la...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.