quinta-feira, outubro 12, 2006

De um leitor

Tradução da Margarida.


Sem qualquer sombra de dúvida, todos concordamos com o facto de Horta ter sido e ainda ser o melhor diplomata que Timor-Leste alguma vez teve; todos concordamos que a sua contribuição para a longa e difícil luta da Resistência de Timor-Leste na frente diplomática é admirável; todos concordamos e reconhecemos o facto de com a sua paixão para esta causa nobre da luta de Timor-Leste, Ramos Horta alcançou mais do que meio milhão de dólares para a sua algibeira e a honra do Prémio Nobel da Paz que ele transporta na sua testa.

O mundo observa-o (Dr. Ramos Horta) em cada um dos seus movimentos, em cada uma das suas acções para ver se ele ainda desempenha o seu papel como prémio Nobel da Paz.

Para este laureado, ser um PM ou um PR do pequeno e instável Timor-Leste é só um passo para a posição mais ambiciosa: ser um líder do mundo, ser o próximo Kofi Anaan.

É cuidadoso no seu discurso porque a FRETILIN já lhe lembrou que seja o que diga ou faça tem de estar de acordo também com a orientação da FRETILIN por isso é muito cuidadoso nas suas previsões do futuro ao jogar o jogo do " não quero, mas se ....." e ingenuamente empurra para a nova geração como fez ao longo desta crise propondo Arsénio Bano ou Rui Araújo para substituir Alkatiri e acabou por ser ele a ganhar – tornou-se o Primeiro-Ministro.

Ele conhece tão bem a filosofia de empurrar esta nova geração que pode lutar por ele para alcançar o que ele quer.

Assim, sabemos que sete meses não são suficientes para desenvolver nenhum plano para o desenvolvimento de Timor-Leste e (até) porque ele nunca teve qualquer plano para o desenvolvimento de Timor-Leste, habilmente, sabe como parar a revelação da informação de que ele não o tem.

Admiro este tipo pela habilidade de jogar o papel do lutador da paz, do guardião da paz e tornar-se o homem da paz. Observam o que está para vir nos próximos meses...

Ainda acredito que somente um verdadeiro amor pelo povo Maubere pode lutar pelo desenvolvimento de grandes projectos em Timor-Leste que possam ser um “factor de multiplicação” para a vida económica e social dos Timorenses.

"A palavra Maubere " costumava ser um vocábulo regular da vida de cada dia de Horta, mas agora ele já não precisa dele e é conveniente para ele não o mencionar outra vez a favor das suas políticas neo-liberais – lucros das grandes companhias.
O povo Maubere não tem tanto dinheiro como estas grandes companhias para o apoiar no seu novo posto (a posição de Kofi Anaan), como todos sabemos.

Temos que estar conscientes do facto de como resultado dos muitos erros feitos pela ONU também com a conivência de Horta, Timor-Leste está agora à beira de ser um Estado falhado e em breve será aconselhada a ser um protectorado de um país estrangeiro.

Macksander C.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Horta tornou mais religioso que os Bispos e os padres de Timor-Leste. Enquanto os Bispos e os padres preocupavam e contiuam a preocupar mais na politica, o Primeiro Ministro foi muito evangelista no seu primeiro discurso como PM.
Ele sabe usar todos os termos e as frases da Biblia para conquistar apoios, e depois jogar no lico quando nao as precisam mais.

Como fez a FRETILIN, a vez da Igreija e so a questao de dias...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.