quinta-feira, outubro 12, 2006

De um leitor

A nostalgia e as saudades de Timor Leste fizeram de mim um visitante diario deste blog. E a melhor e mais actualizada fonte de noticias para quem longe da terra querida procura saber e perceber o que la se passa. Quando o tempo o permite tambem leio os comentarios as noticias que me prendem a atencao.
Ha um fossso enorme em qualidade e dignidade, apesar da diversidade de tendencias, entre os "posts" do blog e alguns comentarios de linguagem tao baixa que quase retiram todo o merito e valor ao esforco que estao fazendo os responsaveis do blog.
Porque mais do que qualquer outro evento no espaco lusofono os Jogos sao o acontecimento de maior impacto, visto em todo o meundo por mais de quatrocentos milhoes de pessoas conforme declarou o presidente Manuel Silverio na Assembleia Geral da ACOLOP, fiz uma autentica colagem a organizacao e aos seus principais intervenientes.Nestes dias tenho conversado longamente com todos os presidentes e outos dirigentes dos comites olimpicos, assim como troquei impressoes com o Secretario Geral do OCA e o seu Director Geral, respectivamente o Sr Singh e o sR Hussein. Invariavelmente a conversa centra-se em Timor Leste. Estou por isso a vontade para escrever sobre o que ouvi da boca dos proprios e sobre o que tenho visto.
O Dr. Silverio foi mandatado pelo Olympic Council of Asia (OCA) para visitar Timor e inspeccionar as actividades do Comite Olimpico Nacional de Timor Leste,o que fez durante quatro dias em pleno periodo da crise que ainda dura. Segundo ele proprio, no minucioso relatorio que apresentou ao Conselho Olimpico da Asia,da conta do que viu e ouviu dos mais variados quadrantes, desde membros do Governo, Responsaveis pelas Federacoes, entidades religiosas, atletas e elementos indiscriminados do publico em geral. Disse ainda que deu recentemente uma entrevista a um jornal de Hongkong onde cita Timor Leste como um exemplo a seguir por Comites Olimpicos de paises sem recursos e em situacao instavel.
Como Timorense de alma e coracao, sinto-me orgulhoso por ouvir destes altos dirigentes referencias tao elogiosas ao nosso Comite Olimpico e ao seu presidente Joao Carrascalao. Mais orgulhoso ainda me sinto quando vejo a alegria que demonstram quando o vem e a forma respeitosa como o ouvem, desde Angola a Mocambique, passando por Portugal, Guine Bissau, Cabo Verde, Sao Tome e ate os orgulhosos Brasileiros. Noto que Joao carrascalao goza de simpatia e respeito geral e por isso o elegeram para Presidente do Orgao Fiscalizador de toda a ACOLOP. De conceituados jornalistas da Bola e do Macau Post ouvi comentarios de que o
Carrascalao e sempre sereno, calmo e lucido nos seus comentarios e procura mesmo suavizar as duras criticas que fazem ao seu pais e aos governantes. De admirar que trouxe na sua delegacao um Secretario de Estado e o Embaixador de Timor-Leste em Pequim que como sabem sao da Fretilin. A isto chamo eu ter o Carrascalao verdadeiro sentido de Estado Sao totalmente injustas e ate infundadas as criticas que alguns comentaristas fazem a Joao Carrascalao, pelo menos nesta materia dos Olimpicos. Falei com ele sobre as criticas que lhe fazem e nem sequer se mostrou magoado. Atribui apenas ao facto de nao estarem a par da situacao. Disse-me, e Manuel Silverio confirmou-o na Assembleia Geral, que a organizacao apenas lhe concedeu cerca de trinta e cinco por cento das despesas da deslocacao e algum equipamento desportivo. Joao Carrascalao disse-me que para alem disto, apenas uma outra organizacao lhe deu cinco mil dolares o que corresponde a dois e meio por cento. Total, cerca de setenta mil dolares, deixando um deficit muito consideravel. Mas trouxe uma delegacao de cerca de cem pessoas com todas as despesas de viagem pagas, e todos os atletas apresentaram-se em campo devidamente equipados de acordo com as rigorosas exigencias das Federacoes internacionais. Nao sei onde os comentaristas foram descobrir essa dos duzentos mil dolares, de que nem Joao Carrascalao nem Manuel Silverio sabem. Porque nao escrevem a OCA e a COJOL a perguntar, antes de fazerem declaracoes infundadas? Por curiosidade tambem falei com o Presidente da Federacao de Tenis de Mesa Sr. Julio da Silva que aqui se encontra com a sua equipe. Disse-me que tem tido todo o apoio do Comite Olimpico e ainda no mes passado uma equipa de cinco elementos de Tenis de Mesa fez um estagio de 18 dias no estrangeiro pago pelo Comite Olimpico. Um comentarista fez alusao a uma ida a Australia e hoje o Sr. da Silva explicou-me que so nao foram porque uma Associacao de timorenses na Australia nao enviou um documento assinado a confirmar o alojamento que tinham prometido e sem esse documento a Embaixada Australiana nao deu o visto. Era uma actividade da federacao de Tenis de Mesa mas o Comite Olimpico pagaria as despesas de viagem.
Outro comentarista refere-se a apresentacao de contas. Quanto a mim so pode exigir a apresentacao de contas quem paga, isto e quem da o dinheiro. Neste caso seria a Organizacao dos Jogos e o Conselho Olimpico da Asia. Tanto o Sr. Singh como o Sr. Hussein me disseram que elas tem sido apresentadas anualmente e estao satisfeitos. Em relacao aos Jogos, ainda nao terminaram e por isso naturalmente ainda nao devem ter sido apresentadas. Uma coisa e certa e que e do conhecimento de quem esta minimamente envolvido nestas questoes, o Carrascalao so tem que dar contas e so depende do Comite Olimpico Internacional em Lausane e do Conselho Olimpico da Asia em Kuweit. Nem o governo, nem as Federacoes tem qualquer poder sobre os Comites Olimpicos Nacionais. Basta recordar o recente caso de Portugal onde a Federacao Internacional de Futebol ia suspender toda a participacao de clubes portugueses e da Seleccao Nacional de Portugal em torneios internacionais porque estavam a resolver o caso de um jogador e de uns clubes desportivos em tribunal portugies e nao no tribunal da FIFA.
Por ultimo, alguem referiu que os atletas marcharam de chinelos e de jeans. Mas eu vejo-os todos os dias vestidos com bonitos fatos do Comite Olimpico de Timor Leste, jaquetas e calcas. O chefe de Missao, Sr. Madeira disse-me que so um entrou de chinelos e foi porque ninguem deu conta disso. Ele anda sempre de sapatos e tem sapatilhas de Jogo. Nao teve tempo para os calcar e para nao perder o transporte foi mesmo de chinelos. A organizacao nao deu conta, caso contrario nao o teria deixado entrar no campo. E este atleta e cunhado do Presidente do Parlamento de Timor e tem familia aqui em Macau, segundo o Sr. Madeira.
Por tudo o que disse e pelo que vi nestes dias, considero injustas as criticas que fazem ao Joao Carrascalao e que eu proprio constatei serem sem fundamento. Termino por afirmar que a delegacao de Timor esta a portar-se com muita dignidade e a elevar o nome de Timor-Leste. E um orgulho para nos Timorenses em Macau ver os nossos conterraneos comportarem-se com dignidade e respeito e o prestigio que o Carrascalao goza no meio Olimpico.Ao menos quatrocentos milhoes no mundo vem todos os dias atletas timorenses a competir e nao apenas as cenas de violencia, tiroteio, golpes e casas queimadas. Bem haja Joao Carrascalao. Ja nao es o garoto que conheci. Es um Homem com letra grande e continua a trabalhar por Timor como tens feito sempre.
Como parece ser norma neste blog, tambem eu vou anonimo.

Um catuas em China

11 comentários:

Anónimo disse...

Seu anonimo de Quinta-feira, Outubro 12, 2006 4:07:29 PM
E assim os timorenses resolvem os seus problemas, insultando os outros timoresnse.

Esteja calado e faça bom trabalho.

começo a dar razão a um Australiano que disse " o maior inimigo de um timorense é outro timorense". Com o seu comentario vejo que voce é um invejoso pelo que não consegue ver elogios aos outros .
Que pena para Timor termos timorenses como este anonimo.

Kuda Talin ( Rebo Rebo)

Anónimo disse...

Ora nem mais nem menos Kuda Talin ( Rebo Rebo) o anonimo deveria ter vergonha. Ja chega de tanta negatividade em torno de nos timorenses. Assim não vamos longe! Assim continuaremos fragmentados! assim continuaremos enfraquecidos! Assim estamos a perder terreno para um futuro mais calmo, positivo para o nosso Timor.
Anonimo, já chega de invejas! Chega de divisionismos e vamos todos encontrar nas nossas areas de conhecimenotos o que podemos fazer para irmos para frente. eu tambem ja ouvi muito s estrangeiros dizerem que o nosso maior inimigo somos nos proprios timorerenses..


Chega!

Maracuja ( Triste com tanta divisão e inveja no meu pais)

Anónimo disse...

Anônimo insultador nao insulta mais sem saber. vai ate tribunal de sidney procura saber como que estao as coisas. Depois que falas. Se nao sabes vais saber que tribuanl de sidney teve de retirar todo processo que ficou apagado em 1999. e mais melhor vais ver primeiro.
quem mentiu prestou falso testemunho depois ficar caladinho.
Eu vivo em sidney e conheco muito bem senhor joao.Tu es invejoso desmais porque se clahr tu querias lugar dele para ti ou tua familia.
Inveja desmais tambem cansa a gente. Timor assim que nunca mais que ha de ir pra frente. eu concordo com outros que poem noticias aqui. chega ja de inveja. vamos construir nossa nacao.

Anónimo disse...

Este post foi uma bofetada de luva branca nos mentirosos que pululam neste blog e quase sempre tendentes para o mesmo lado.

Obrigado, Catuas em China.

Anónimo disse...

Eu foi falar hoji com algums ataletas ele dizem que sinos Juao nao vai vista os ataletas e tanben nao vai os jogu.
Eu quer dizer a sinor catuas em Cinha que falar tanben com os jogadors sobre mesmu asunto.

Anónimo disse...

Haiah... Tu mintila eu e mintila tudo gente. Tu esta sentah no Dili e tu dize tu falah ataleta no Macau. Tu num sabeh onde ataleta esta ficah muito longe Dili pala Macau tu olho num pode veh. Tu dize nome hotel ataleta ficah eu acledita tu falah. Nos dos agola falah so xina mas eu xina com olho nakales e tu com olho timoh. Haiah, tu bosok ten balak. Tu mintilah mais tu ficah olho tudo nakaloso.

Anónimo disse...

Catuas em China: não pense que o anonimato é norma deste blog. Há mas é muita gente que prefere o anonimato. Eu não tenho nada contra isso, cada um é livre para fazer o que bem entende. Mas pelo menos você arranjou um pseudónimo, e acho muito mais simpático dirigir-me ao "Catuas em China" do que ao Anónimo das x horas.

E felecidades para o resto das competições dos Timorenses por aí. Aquela cabazada no footsal é que foi um tanto exagerada, não achou?

Anónimo disse...

Fui visitar minhas familias em Timor e voltei a pouco tempo para Macau. Vim para ca ja mais de 16 anos como refugiado porque os indonesios queriam cortar meu pescoso. O senhor anonimo que disse que foi falar com atletas e um mentiroso. Talvez esta em timor e esta a escrever falso. Tambem se esta em Macau esta a mintir ou esta bebado. Aquele senhor catuas em china sim fala com razao. Eu sempre vejo ele a falar com pessoas dos Jogos da lusofonia. Eu estou a trabalhar mas ja acompanhei alguns jogos dos timorenses e la no campo ja falei duas vezes com o senhor Joao e ja vi ele duas vezes a pendurar medalhas nos atletas campeoes. Falei com senhor Joao no jogo de atletismo, futebol e futsal. Quem esta a falar mal de senhor Joao e mintiroso e invejoso.
Eu nao esqueso quando primeiro cheguei a Macau era um jovem e ficava no centro de refugiados. Quando o senhor Joao vinha para Macau falar de Timor e fazer lobin sempre visitava nos no centro de refugiados e algumas vezes levava nos para comer. Agora ele ainda esta na mesma. Todos aqui gostamos dele porque e muita boa pessoa e tem consideracao para todos. Os mintirosos e bebados e que falam muito mas e melhor ficar calado porque nos sabemos quem sao e nao acreditamos neles. Hoje vimos o senhor Joao com alguns elementos que vieram com ele de Timor no Festival da Lusofonia a ajudar a montar a casa de Timor. Ficamos muito contentes porque este homem esta sempre a nos ajudar e vemos como um pai. Obrigado ba senhor Joao Carrascalao. Ami admira e respeita tebes ita bot. Ami sente orgulha bainhira senhor Joao sai iha televisao e foti Timor nia naran. Ema sira laran makerek e laran moras, ami sei tahan sira.

Geracao Jovem em Macau

Anónimo disse...

Parabéns a Timor-Leste pela medalha de bronze que conquistou no vólei feminino!

Anónimo disse...

Hoje e Domingo e o local de encontro e a missa domenical. La estao os timorenses e pessoas de outras nacionalidades. A conversa do dia e a lusofonia. Grande acontecimento que domina todas as conversas. Sinto-me orgulhoso pelo comportamento digno dos timorenses.Joao Carrascalao discursou e disse que Timor Leste ganhou ouro em todas as modalidades pelas amizades que fez. Explicou as dificuldades das senhoras do Volei e disse que por isso aquelas medalhas de bronze sao como ouro. Ele sabe falar e cativa e as senhoras do volei e tambem os outros atletas sao muito respeitados. Estou com o H Correia nas felicitacoes pelas medalhas. E um exemplo para os timorenses. Devemos elogiar tambem e nao so botar abaixo. Tambem estou com a Margarida. As cabazadas sao muito expressivas, 56 a zero com Portugal e 76 a zero com Brazil. Mas Carrascalao disse que os timorenses estao satisfeitos porque Portugal e Brazil mostraram respeito por eles e jogaram o melhor que sabem. Para a Margarida muito obrigado pelo seu trabalho que e muito util para quem nao domina linguas. Continue a trabalhar e a colaborar com este blog que muito valioso para todos nos na diaspora. Mas continuo a nao gostar dos que sob anonimato insultam pessoas decentes. Nao deviam permitir e os comentaristas que insultam e insinuam anonimamente devem sentir-se envergonhados e nao mostrar a sua baixeza. A geracao jovem de Macau tambem mostra que sabe ver e pensar e de facto tem muita admiracao pelo Carrascalao. Agora sentimos orgulho porque ela faz e diz e nao somos so nos mas tambem os irmaos lusofonos de outros paises.
Parabens e obrigado ao Blog e aos que nele trabalham, mas para os comentaristas que insultam devem mudar para elevar este blog que e tao util para todos nos. Podem esconder o nome mas nao quando insultam

Anónimo disse...

Esquecime-me de dizer que o comentario anterior e do
Catuas em China

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.