quarta-feira, setembro 27, 2006

Dos leitores


"...as declarações do líder dos peticionários de que ele e os seus homens não estão, nem pretendem, envolver-se na política".

Não estão?

Até já desapareceu a lama de todo o país. Têm-na ao pescoço.

"No encontro, os peticionários solicitaram que lhes fosse enviada ajuda alimentar e vestuário".

E os exilados dos seus lares, o que é que receberão eles?
Chapéus-de-chuva quando começar chover?

Zé Satírico

***

"He said the ministry of finance was looking into how financial assistance could be provided for the men, who have not been paid since the unrest."

To pay for their involvment in Coup. You may aswell pay for criminals at Becora
jail.

***

Acho que Mascarenhas Monteiro fez muito bem.Entrou pela porta grande e saiu por uma porta ainda maior. Chamemos as coisas pelo seu nome minha gente. Se a Australia nao o quer, o que vai ele la fazer, principalmente quando o Presidente da República tem e da todo o apoio a Australia, e a maior parte dos militares, sao tb de la.Eu sempre soube que a situacao de Timor tinha um dedinho da Australia, e dos seus seguidores em Timor.

Afinal, acho que o Ex primeiro ministro, Mari Alkatiri tinha e tem toda a razao. Lamento pelo povo de Timor, que tem mto boa gente, e que merece depois de
tantos anos paz.Mascarenhas Monteiro, homem integro faria bom trabalho.

De uma grande admiradora de Timor.

***

"O primeiro-ministro declarou, segundo a Associated Press, que quem não tenha estado envolvido nos actos de violência destes últimos cinco meses poderá ser reintegrado nas Forças Armadas."

O problema aqui é como saber quem é quem. Será que trazem o carimbo na testa? Ou estamos perante uma justiça ad hoc, paralela à comissão de inquérito da ONU e dos tribunais, sendo a douta sentença lavrada pelo 1º Ministro?

Algo de semelhante já havia acontecido antes, quando o Presidente resolveu substituir os tribunais e declarar Mari Alkatiri culpado e o "braço no ar" ilegal.

Ordenados em atraso???? Mas afinal os revoltosos não foram expulsos das FDTL pelo seu comandante Taur Matan Ruak (lembro o comunicado de Xanana na TV, em que afirmou discordar de tal decisão)? Desautoriza-se mais uma vez o General Taur? E os expulsos vão receber soldo, sendo civis?

Considero muito grave e irresponsável esta cedência do 1º Ministro a desertores e foragidos.

Mais lamentável é se recordarmos a série de promessas mirabolantes que Ramos Horta fez no seu discurso de tomada de posse e que até à data não cumpriu.

H. Correia.

***

Lamento, e temo!

Lamento porque Timor-Leste foi mais uma vez vencido pela Austrália! Esse país envergonha todos quantos se consideram CIVILIZADOS! Os seus dirigentes repugnam quem tenha pelo menos um pequeno resquício de capacidade em se condoer com a enorme miséria e sofrimento alheios!
Choro pelas lágrimas derramadas pelos meus amigos timorenses. Pelo seu indescritível sofrimento. Pelo seu INALIANÁVEL DIREITO a viver o mais
independente possível.

Lamento...lamento...lamento....

Temo que mais vidas venham a ser ceifadas na nova edição que previsivelmente se prepara nos gabinetes obscuros. The show must go on! A estratégia já está claramente traçada. Seja qual for o dirigente, partido ou governante nada poderá fazer
contra o "Golias" que deseja apenas East-Timor para seu PROTECTORADO ou que
fique sob seu mais completo domínio.

Cerca de 30% do PIB australiano vem dos recursos ROUBADOS por um dos países MAIS RICOS da área ao país mais POBRE da área. Não acham que é suficiente?

A angústia e a revolta percorrem-me!

Está alguém acordado AÍ?...

***

Felicito o Malai Azul pela criação e manutenção deste blog, afinal um espaço plural onde se cruzam as mais diversas, e por vezes antagónicas, opiniões.

Foi oportuna a achega que deu a Pacheco Pereira. É bom que os políticos portugueses despertem as suas consciências e saibam onde encontrar boas fontes de informação.

Parabéns também por achar que vale a pena defender uma causa, a causa timorense.

Espero que continue.

H. Correia.

***

Concordo com o texto em inglês e com a seguinte passagem do comentário acima:

"Nao concordo que se diga que "um heroi sera sempre um heroi" . Os seres humanos sao vulneraveis as circuntancias. O heroi de ontem pode ser hoje um traidor e vice-versa. O tempo dira"

Efectivamente, as pessoas podem mudar ao longo dos tempo, pelas mais variadas razões. Compete-nos ver a pessoa que temos à frente e não a imagem ou fama (boa ou má) que terá conquistado no passado.

Como dizia um treinador famoso de futebol, "Os nomes não ganham jogos".
H. Correia.

***

São planos sistemáticos do Xanana e do Ramo Horta com os revoltosos, isso não e segredo para nos os refugiados. Estes golpistas do governo estão sempre a tentar de manipular as coisas . Estão a ver , de que eles estão mais preocupados com a necessidade do rebeldes mas sim esqueceram os sofrimentos dos povitos nos campos de desalojados . Um rebelde como Alfredo e Salsinha estão bem tratados do que os refugiados .. as coisas estão mais clara para nos acompanharmos ... prometeram para capturar Alfredo mas no fim o que acontece era isso . Herói e sempre herói mas os golpistas também são sempre golpistas como Xanana e Ramos Horta .

Eles fingem de ser apoiantes do ex PR Caboverde depois do anúncio da sua recusa , mas antes disso quantas cartas é que o Xanana enviou ao Kofi Annan para não nomear o ex PR de Caboverde . Só os malucos e que acreditam aos comentários do Xanana e Ramos Horta.

***

O que e certo Xanana e os seus lacaios nao e nunca aceitariam a nomeação do ex PR Caboverde pelo Kofi Annan mesmo que eles fingem de dizer estão de acordo com a nomeação , mas isso depois da recusa do ex PR Caboverde , porque se o SR Mascarenhas aceitar o convite do Kofi Annan entao vai dificultar o movimento dos golpistas liderado pelo Xanana e Ramos Horta aqui em TL.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Political Party

- Alarico Almeida
President of APODETI Pro Referéndum

- Francisco do Amaral
Partido Associacao Social Democratica Timorense (ASDT)

- Antonio Ximenes
Partido Democrata Cristão (PDC)

- Fernando Araujo
Partido Democratico (PD)

- Francisco Guterres
Partido FRETELIN

- Leao dos Reis
Partido KOTA

- Armando da Silva
Partido Liberal

- Alianza Araujo
Partido Nacionalista Timorense (PST)

- Jacob Xavier
Partido Povo Timor (PPT)

- Mario Carrascalao
Partido Social Demócrata (PSD)

- Pedro da Costa
Partido Socialista Timorense (PST)

- Vicente Guterres
Partido Uniao Demócrata Cristao/Partido Demócrata Timorense (UDC/PDC)

-João Carrascalao
Partido Uniao Democratica Timorense (UDT)

Anónimo disse...

"Cerca de 30% do PIB australiano vem dos recursos ROUBADOS por um dos países MAIS RICOS da área ao país mais POBRE da área. Não acham que é suficiente?"

Tanta mentira!!!

Onde foi desencantar este número? Na sua imaginação?

Esta "malta" anda mesmo desesperada.

Anónimo disse...

OS RESULTADOS DO INQUERITO NAO TARDAM!

Vamos ver se vao continuar a escrever tantos disparates. Ou sera que vai ser pior e a teoria conspirativa do golpe de estado ira extender-se `a comissao independente??

Fico serenamente a espera.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.