terça-feira, setembro 12, 2006

Comunicado - PN

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE

PARLAMENTO NACIONAL

Gabinete de Relações Públicas




Agenda Plenária no. 445/I/4a.
Terça-Feira, 12 de Setembro de 2006


O Plenário do Parlamento de hoje, dirigido pela Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional, Sr. Francisco Guterres “Lu-Olo”, o II Vice-Presidente Sr. Francisco Xavier do Amaral, o Secretário da Mesa Sr. Francisco Carlos Soares, Vice-Secretárias Sra. Maria Avalziza Lourdes e a Sra. Maria Terezinha Viegas.


O único assunto agendado foi o seguinte:


Informação sobre intervenções recentes da polícia internacional, designadamente em várias datas do mês de Agosto e no passado dia 10 de Setembro, no campo de deslocados situado nas imediações do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, com base em carta dirigida ao Parlamento Nacional pelo coordenador do grupo de cidadãos em causa, José da Costa Gusmão, também recebido, em audiência, por Sua Excelência o Presidente do Parlamento Nacional.


Os Senhores Deputados, Presidentes das Bancadas discutiram amplamente e deram as suas opiniões para a elaboração ou não do Projecto de Deliberação sobre a actuação da Polícia Australiana que não respeita os direitos humanos perante a Polícia Timorense.

Segundo os Deputados, que antes de tomar uma decisão sobre este assunto é necessário obter informações concretas de todas as partes envolvidas no conflito.

E assim, depois de ouvir as intervenções dos Senhores Deputados, a Mesa do Parlamento fez a conclusão de enviar uma carta ao Governo de Timor Leste e também pedir a presença do Sr. Ministro de Defesa e o Sr. Ministro do Interior para dar informação mais completa e concreta em relação ao assunto em epígrafe.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.