domingo, agosto 27, 2006

Novas forças de manutenção de paz da ONU para Timor-Leste

Tradução da Margarida.

BBC Online
Sábado, 26 Agosto 2006, 02:38 GMT 03:38 UK

O Conselho de Segurança das Nações Unidas estabeleceu uma nova missão de manutenção da paz em Timor-Leste com um mandato inicial de seis meses.
A nova força substituirá a corrente missão mais pequena e incluirá mais de 1,500 polícias e cerca de 35 oficiais de ligação militar, mas não tropas.

Uma força liderada pelos Australianos enviada para Timor-Leste no seguimento de uma explosão de violência há três meses mantém-se por agora.

O seu estatuto será revisto dentro de dois meses.

O Secretário-Geral da ONU Kofi Annan tinha pedido ao Conselho de Segurança para concordar com a extensão por um ano da missão da ONU no início da violência.

Pelo menos 25 pessoas foram mortas e cerca de 150,000 ficaram a viver em campos improvisados.

Os problemas irromperam depois do então Primeiro-Ministro Mari Alkatiri demitir 600 soldados – ou perto de metade das pequenas forças armadas Timorenses – quando protestaram sobre alegada discriminação contra soldados do oeste do país.

Mais tarde ele resignou e foi substituído pelo laureado do Nobel da paz José Ramos Horta, previsto ficar no gabinete até às eleições em Maio no próximo ano.

A resolução aprovada pelo Conselho de Segurança aponta que o desassossego recente foi exacerbado por "pobreza a as privações associadas, incluindo grande desemprego urbano, especialmente para os jovens ".

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.