domingo, agosto 27, 2006

New UN peacekeepers for E Timor

BBC Online
Saturday, 26 August 2006, 02:38 GMT 03:38 UK

The United Nations Security Council has established a new peacekeeping mission in East Timor with an initial mandate for six months.
The new force will replace the current smaller mission and will include more than 1,500 police and up to 35 military liaison officers, but no troops.

An Australian-led force sent to East Timor following an outbreak of violence three months ago will remain for now.

Its status will be reviewed in two months' time.

UN Secretary General Kofi Annan had asked the Security Council to agree to a year-long extension of the UN mission in the wake of the violence.



At least 25 people were killed and about 150,000 were left living in makeshift camps.

Trouble erupted after then-Prime Minister Mari Alkatiri dismissed 600 soldiers - or nearly half of the tiny East Timorese army - when they protested over alleged discrimination against soldiers from the west of the country.

He later resigned and was replaced by Nobel peace laureate Jose Ramos Horta, due to stay in office until elections in May next year.

The resolution passed by the UN Security Council notes that the recent unrest was exacerbated by "poverty and its associated deprivations, including high urban unemployment, especially for youth".

16 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Novos “capacetes azuis” da ONU para Timor-Leste
BBC Online
Sábado, 26 Agosto 2006, 02:38 GMT 03:38 UK

O Conselho de Segurança das Nações Unidas estabeleceu uma nova missão de manutenção da paz em Timor-Leste com um mandato inicial de seis meses.
A nova força substituirá a corrente missão mais pequena e incluirá mais de 1,500 polícias e cerca de 35 oficiais de ligação militar, mas não tropas.

Uma força liderada pelos Australianos enviada para Timor-Leste no seguimento de uma explosão de violência há três meses mantém-se por agora.

O seu estatuto será revisto dentro de dois meses.

O Secretário-Geral da ONU Kofi Annan tinha pedido ao Conselho de Segurança para concordar com a extensão por um ano da missão da ONU no início da violência.

Pelo menos 25 pessoas foram mortas e cerca de 150,000 ficaram a viver em campos improvisados.

Os problemas irromperam depois do então Primeiro-Ministro Mari Alkatiri demitir 600 soldados – ou perto de metade das pequenas forças armadas Timorenses – quando protestaram sobre alegada discriminação contra soldados do oeste do país.

Mais tarde ele resignou e foi substituído pelo laureado do Nobel da paz José Ramos Horta, previsto ficar no gabinete até às eleições em Maio no próximo ano.

A resolução aprovada pelo Conselho de Segurança aponta que o desassossego recente foi exacerbado por "pobreza a as privações associadas, incluindo grande desemprego urbano, especialmente para os jovens ".

Anónimo disse...

Mais uma prova da "boa governacao dos seus camaradas" Margarida.

Anónimo disse...

Não cohesu nenhuma camarada minha que se chama margarida. acho que essa senhora e uma estrangeira que gosta de dar gracha porque esta aqui no timor e pasa o tempo todo sem trabalhar so a dar gracha aqui neste internet.

Anónimo disse...

a margarida em Timor? Quando as galinhas tiverem dentes. Nao! esta em Portugal e de acordo com ela de ferias e eh por isso que pode dedicar-se a tempo inteiro a trabalhar para o blog. Quando eh que acabam as suas ferias margarida?

Anónimo disse...

Ao anonimo das 4:38:30: Em 4 anos de governacao, depois de ter recebido o pais em ruinas, e nao esquecendo que a ONU esteve la a governar 2 anos, queria que o Governo de Mari acabasse com o desemprego? Nos paises ricos o desemprego esta aumentando e voce queria que no pais mais pobre do mundo houvesse emprego para todos?
Acho que voce vive de quimeras!

Anónimo disse...

Claro que Alkatiri não poderia ter acabado com o desemprego, nem teve condições para o fazer diminuir.
Escusava era de dar o pouco emprego que existia só aos filiados, sem se preocupar com a competência. Bastava cartão do partido.

Quem fica de fora e sendo muitos, não gosta, né?

Anónimo disse...

Mas afinal não foi por causa do tal "esquadrão" que o Xanana correu com o Alkatiri? Este agora diz que é por causa do desemprego? Bem, parece que também já só querem é que a malta se esqueça que o Xanana correu com o Alkatiri por causa dos alegados "esquadrões". Quando os próprios que lançaram as atoardas querem que a malta se esqueça é sinal de bastante desespero...

Anónimo disse...

Mas quem falou em correr com o Alkatiri? E mais por causa do desemprego?

A conversa do desemprego só vem acrescentar ao descontentamento pela conduta da FRETILIN de Moçambique.

Esta fulana está doida varrida. Voltou a fumar daquelas coisas castanhas que vêm de Marrocos?

Alkatiri não foi corrido, pôs o lugar à disposição do PR.

E já foi tarde. Mais cêdo se tivesse ido e algumas vidas se teriam poupado.

Anónimo disse...

Você anda a ler o que ninguém escreveu.
Voltou a fumar daquelas coisas castanhas que vêm de Marrocos?

Ninguém correu com o Alkatiri, ele pôs o lugar à disposição do PR, ou agravava ainda mais a situação com a demissão do próprio PR.

E já foi tarde. Mais cêdo e ter-se iam poupado algumas vidas.

Anónimo disse...

Afinal também não foi por causa do desemprego que correram com o Alkatiri. Até aí já tínhamos chegado, como também sempre soubemos que não foi por causa do "esquadrão". Claro que sabemos que é por causa dos Australianos mas aposto que a isso nunca este chegará a admitir.

Anónimo disse...

Ninguém correu com ele. Saíu pelo seu próprio pé. E já foi tarde.

Mais cêdo e havia menos umas viúvas em Timor.

Assassinos, começaram em 1975 e ainda não estão saciados.

Anónimo disse...

Então não houve uma chantagem bastante cobardola do Xanana? Querem ver que afinal este nem leu o discurso de 22, nem soube da carta com o vídeo?

Anónimo disse...

Anonimo das 8:04:59; Ninguem correu com ele? Voce devia estar enterrado nos fundilhos do Xanana para dizer uma coisa dessas! Voce deve ser o cumulo da ignorancia! Por este andar voce ate e capaz de dizer que ninguem queria os Indonesios fora de Timor!
Tanta burrice e ignorancia junta, nao e para admirar que Timor esteja como esta!

Anónimo disse...

Timor esta assim devido de todos nos, nao so do A nem so do B.

Acordem!!!

Timor precisa de Paz e um mundo melhor aos pequenos.

Anónimo disse...

"Então não houve uma chantagem bastante cobardola do Xanana?"

O que você queria era que Xanana se colasse ao Alkatiri para o apoiar na reedição de 1975.

Mas Xanana já tinha feito a auto crítica e não eleito directamente por 83% dos votantes para isso.

Correu mal à FRETILIN de Moçambique. Mas evitou-se o pior para o resto dos timorenses.

Anónimo disse...

A margarida nao fumou nada que vem de Marrocos Sr. "anonimo". Coitadita dela. Nasceu assim! E Atrasada mental.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.