Tradução da Margarida:
Fiarfax Digital
Lindsay Murdoch
Agosto 8, 2006
Várias pessoas feridas e seis casas queimadas no pior ataque na cidade desde que o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, saiu forçado do seu gabinete em Junho. Num incidente, jovens membros dum gang entraram à força numa igreja gritando “Matem todos os do leste!”. Polícias Australianos e outros internacionais dispersaram entre 300 e 400 pessoas na Sexta-feira, dias depois da Austrália ter anunciado que se preparava para reduzir ainda mais o número das suas tropas e equipamentos no país.
O comandante do contingente policial de 200 elementos da Austrália, Tim Dahlstrom, disse ontem à noite que a polícia em três dias tinha feito mais de 40 prisões.
Disse que a polícia estava a investigar o que tinha despoletado a violência depois de semanas de calma.
Acredita-se que alguns dos membros do gang são apoiantes do amotinado oficial militar Alfredo Reinado, que foi preso recentemente por acusações de armas por tropas Australianas, disseram observadores em Dili.
Acredita-se que outros são do oeste de Timor-Leste que juraram forçar os do leste para fora da cidade. Vários Australianos que moram em Dili disseram ontem que desde Sexta-feira tem havido violência esporádica, com gangs de até 100 pessoas vistos em diferentes locais. Foi chamada polícia extra para dispersar jovens a atirar pedras no distrito de Comoro e perto da Embaixada Australiana nas primeiras horas de ontem.
Entretanto, O Secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, apoiou tentativas para levar à justiça centenas de pessoas, a maioria delas Indonésias, responsáveis por atrocidades cometidas em Timor-Leste em 1999. Recomendou o estabelecimento de um novo programa da ONU para ajudar o país a atingir a justiça e a reconciliação. Incluiria uma Unidade para crimes sérios financiada pela ONU que teve o seu financiamento retirado em Maio do ano passado.
O Primeiro-Ministro Timor-Leste, José Ramos Horta, e o Presidente, Xanana Gusmão, disseram que processar Indonésios não é do melhor interesse do seu país.
.
quarta-feira, agosto 09, 2006
Jovens presos numa onda de violência através de Dili
Por Malai Azul 2 à(s) 03:20
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário